5 razões para escolher o Rali de Monte Carlo e não o GP do Mónaco

Por a 18 Janeiro 2020 17:34

O Mónaco é um pequeno território, que alberga dois dos eventos mais icónicos da história do desporto motorizado, o Grande Prémio do Mónaco de Fórmula 1 e o Rali de Monte Carlo. Com o arranque do WRC à porta, damos-lhe cinco razões porque o WRC é melhor que a F1 por aquelas bandas…

Sabendo-se que o GP do Mónaco de Fórmula 1 também é um evento fantástico, e na eventualidade de ser também grande adepto da disciplina Rainha do Desporto Automóvel, vamos dar-lhe cinco razões que explicam porque o Rali de Monte Carlo é melhor…

Em primeiro lugar, e sendo verdade que no GP do Mónaco, muito de vez em quando, sucedem acontecimentos inesperados, o Rali de Monte Carlo é de longe o rali mais imprevisível do ano. Na maioria dos casos e embora seja ‘giro’ ver os F1 nas pequenas ruas do Mónaco, normalmente a corrida é chata. É quase impossível ultrapassar, é nas boxes que se dá a maioria das trocas de posições.

Já o Rali de Monte Carlo é tudo menos isso. E a razão principal é a derrapagem artística. A maioria dos troços nunca tem só um tipo de piso, devido à neve e o gelo, que juntamente com o asfalto tornam a prova quase numa lotaria em que um piloto que perde um minuto num troço, pode ganhar dois no seguinte, se tiver sorte na escolhe de pneus que fez.

Se há uma prova em que os pilotos podem falar de altos e baixos é o Monte Carlo. Não há mal que sempre dure nem bem que nunca acabe…

Por outro lado, é preciso muita coragem para guiar em estradas assim, e estando a falar dos Alpes Marítimos, não são poucas as vezes que os concorrentes têm a seu lado enorme precipícios, em que só um pequeno muro os separa de algo muito mau. Só as estradas já seriam complicadas, agora acrescente-lhe muita neve e gelo. Especialmente ‘este’…

Na verdade, para os pilotos de F1, guiar naquelas ruas estreitas do Mónaco é desafiador, mas do ponto de vista do espetador, é mau, pois corridas sem locais para ultrapassar são a antítese da razão pela qual nasceram…

Em segundo lugar, é a prova de abertura da temporada. Depois de dois meses sem ralis, os adeptos estão ansiosos pela nova época, enquanto no caso do GP do Mónaco de F1 a corrida realiza-se já bem dentro da temporada. O glamour do GP do Mónaco é uma realidade, mas garrafas de água a 10€ é ‘dose’…

Sendo a primeira prova, o Rali Monte Carlo vem pré-carregado com toda a emoção e incógnitas de qualquer nova temporada, pois é a primeira chance de ver todas as novidades ao vivo.

Em terceiro lugar, arranca à noite. Tudo o que falámos até aqui, quanto às dificuldades das estradas são exponenciadas pelo facto do primeiro dia de prova se realizar à noite. Neve, gelo e escuro, muito escuro. De qualquer forma, o que não faltam são adeptos preparadíssimos para ajudar a recolocar os carros na estrada quando estes praticam a ‘tal’ modalidade que falámos atrás, a derrapagem artística. Quanto à F1, no Mónaco, à noite… já deve estar toda a gente no Casino!

Depois, o Rali de Monte Carlo é bem mais antigo que o Grande Prémio do Mónaco de Fórmula 1. O Grande Prémio do Mónaco disputou-se pela primeira vez em 1929. Demasiado jovem para o Rali de Monte Carlo que nasceu em 1911.

Por fim e não menos importante, no GP do Mónaco é giro estar rodeado de celebridades – bem ao longe – ou então a vê-las na TV. Muitos milionários, caras conhecidas, jovens modelos, iates ancorados, atmosfera VIP, o Grande Prémio é quase um ‘extra’ secundário.

O Rali de Monte Carlo não é nada disso. Aqui, prometemos-lhe que não há celebridades, vai ter que andar muito, provavelmente passar frio, se calhar fome, mas vai divertir-se muito mais, nem que seja em guerras de bolas de neve. Aqui estão os verdadeiros adeptos das ‘corridas’, não os adeptos do croquete e do champanhe…

Como é lógico, esta é apenas uma pequena brincadeira, já que se lhe for possível, vá ver os dois, pois ambos têm, apesar de todas as suas diferenças, grandes motivos de interesse…

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado