20º RallyLegend: 20 vezes Lendas de Paixão

Por a 17 Outubro 2022 10:54

Mais um ano, nova colheita Vintage do Rallylegend, com os festejos da temporada que marca o 50º ano do Mundial de Ralis. Se o Eifel transpira Audi, o Legend é a casa da Lancia e este ano não faltaram várias estrelas da história do WRC.

Teve lugar este fim de semana em San Marino a 20ª edição do Rallylegend um evento que contou com a presença de Rui Madeira e Nuno Rodrigues da Silva, aos comandos de um Subaru Impreza 555, semelhante ao que guiaram em 1997. Entre muitas outras personalidades, marcou igualmente presença Kalle Rovanpera, recém coroado Campeão do Mundo de Ralis, que recebeu uma prenda muito especial: das mãos da filha de Colin McRae, Hollie McRae, as botas que o escocês usou quando foi Campeão do Mundo de Ralis e 1995: “do mais jovem campeão da altura, para o atual mais jovem Campeão de sempre”.

Um gesto bonito da família McRae, que marcou presença no evento, desde o pai Jimmy, ao irmão de Colin, Alister McRae.

Ainda mais que noutros anos, a lista de concorrentes foi absolutamente incrível, um bom evento que honra os festejos do WRC50.

Walter Rohrl ‘baldou-se’, esteve ‘representado por Christian Geistdorfer, mas não faltaram Markku Alen/Ilkka Kivimaki, Miki Biasion, Jari-Matti Latvala levou o seu Toyota e divertiu-se a par de Harri Rovanpera, que guiou um Celica ST 205.

A dar muito espetáculo estiveram Per-Gunnar Andersson e Ole Christian Veiby, nos potentes Audi S1 RX de rallycross, um deles, ‘flashado’ a 193 Km/h num dos troços.

Um plantel de luxo, com espetáculo na estrada a condizer…

Os vencedores

Um dos pilotos que fizeram a festa foi Jari-Matti Latvala, líder da Toyota Gazoo Racing WRT, que competiu nos Clássicos com o seu Toyota Celica ST165, e venceu. Simone Brusori (Porsche 911 RS) e Luca Pedersoli (Citroen DS3 WRC) foram os outros vencedores da 20ª edição do Rallylegend. Rui Madeira e Nuno Rodrigues da Silva ficaram em quinto dos Clássicos no seu Subaru Impreza 555.

Bem mais expansivo do que habitualmente estava Kalle Rovanpera, mais ‘solto’ que nas provas do WRC: “mais belo e divertido do que eu poderia imaginar” começou por dizer Kalle Rovanpera: “disseram-me que o Rallylegend era um evento lindo e divertido. Agora, posso dizer que é muito mais divertido do que imaginava. O ambiente, o público fantástico, os carros maravilhosos, a grande paixão pelos ralis… Nunca estive num evento tão espantoso”, disse o finlandês ao lado do seu Toyota Celica ST 185 de 1991, amarelo, da ‘colecção’ Latvala, que guiou espetacularmente nas estradas italianas.

Quem diz que a atual geração de pilotos do WRC nunca seria espetacular com os ‘antigos’, veja uns vídeos no youtube. Também Juha Kankkunen e Miki Biasion se divertiram à grande (só aqui, sete títulos mundiais de ralis).

Para Jari-Matti Latvala: “Quando cheguei ao Rallylegend, há uma década, pensei que estava num evento único e original. Hoje tornou-se também numa grande festa dos ralis e estou muito feliz por ter estado aqui novamente”, disse no final.

Nesta categoria de Clássicos, Jari-Matti Latvala (Toyota Celica ST165/1991) na frente de Zippo/Denis Piceno (Subaru Impreza/1996). Terceiro lugar para Simone Romagna/Cristina Caldart (Lancia Delta Integrale de 1990) na frente de Marco Bianchini/Giulia Paganoni (Lancia Delta 16V 1988), 0.5s na frente de Rui Madeira com Silva (Subaru Impreza 555) e Gustavo Trelles/Del Buono (Subaru Legacy).

Houve mais categorias, mas esta ‘toca-nos’ doutra forma. Outro capítulo interessante, o grande espetáculo das ‘Estrelas’ como Kalle Rovanpera, o seu pai Harri, Markku Alen e Miki Biasion, com dois Lancia 037 da Martini livery, Jimmy Mc Rae (pai de Colin), Tonino Tognana (Ferrari 308 GTB), Federico Ormezzano, Tony Fassina com um Lancia Stratos, entre muitos outros pilotos com carros espantosos. O espectáculo foi de alto nível e o público presente deve ter sido recorde. Nesta altura em que escrevemos, a contabilidade ainda não estava feita.

Entre as muitas personalidades presentes, destacamos Andrea Dovizioso que cumpriu o seu desejo de conduzir um Lancia 037, um dos modelos mais icónicos, a versão Safari.

Super 20ª edição

Este 20º Rallylegend ficou marcado pela presença de muito público, que vibraram tanto que até um incêndio houve, tanto era o entusiasmo dos checos com as duas tochas.

Não faltaram comentários de muitos adeptos felizes por ter ido a San Marino, e quem nunca lá tinha ido, como por exemplo Renè Arnoux, Kalle Rovanpera, Arturo Merzario, Malcom Wilson, ficaram espantados com a atmosfera, a paixão e o entusiasmo no Rallylegend.

Renè Arnoux, Arturo Merzario e Giacomo Agostini: três grandes pilotos que fizeram nome nas pistas, no stand Sparco, juntamente com Cesare Fiorio, contaram histórias.

Foi, mais uma vez, um espetáculo, se puder, um dia, vá lá, vale bem a pena.

O Lancia 037 teve um desfile para celebrar os quarenta anos da sua estreia competitiva, e também os Lancia Delta e Subaru Impreza tiveram os seus.

Por exemplo, Andrea Aghini encontrou e conduziu novamente o seu Lancia Delta Integrale da Martini Racing de 1992, com que ganhou o Rali de Sanremo de 1992.

Como sempre, bem mais importante que as palavras, são as imagens, por isso divirta-se…

Rui Madeira e Nuno Rodrigues da Silva: Regresso ao Subaru 555, 25 anos depois

Rui Madeira e Nuno Rodrigues da Silva regressaram ao Rallylegend, depois de se terem estreado no evento em 2015, na altura com o seu Ford Sierra RS Cosworth 4X4 de Grupo N que utilizaram em 1994 no Nacional de Ralis. Desta feita, regressaram ao Subaru Impreza 555 semelhante ao que correram em 1997 quando pertenciam à Subaru Allstars e com que venceram o Rali da Tailândia e correram em Portugal e na Catalunha. 25 anos depois, regressam aos comandos de um carro igual, agora já na versão ‘Legends’.

O tempo passa, mas o espetáculo é o mesmo: “foi uma prova nostálgica, guardo boas recordações deste carro com que fizemos o Rali da Tailândia, Portugal, Catalunha, é um carro que dá muito prazer de conduzir, é um carro que se tem de guiar à piloto de rali, com muita convicção, mas é fácil de guiar, que tem ‘aquele’ limite que não podemos passar”, começou por dizer Rui Madeira, que gosta muito deste tipo de eventos: “Há uns anos sonhei com um Legend em Sintra, chegámos a ter um pré-acordo, para depois falar com a Câmara de Sintra, e posso dizer que o Markku Alen, Juha Kankkunen e Miki Biasion, sempre se mostraram disponíveis para ir. não foi para a frente, pois os valores são altos, mas penso que é uma ideia que devia ser pensada, apesar de termos o Rallyspirit que representa muito bem e que já tem muitos anos de trabalho, e que ano após ano tem ficado cada vez melhor, penso que no futuro, estou cada vez mais convicto que os ex-pilotos vão apostar neste tipo de eventos, e não querem estar nos ralis atuais porque os preços para fazer ralis são quase proibitivos para se poder correr.”

FOTOS Jorge Cardoso e Oficiais

1 – O Lancia Delta S4 de Marco Gramenzi foi um dos mais belos exemplares presentes no Rallylegend

2 – Jari-Matti Latvala competiu com o seu Toyota Celica ST165, e venceu o Rallylegend

3 – Kalle Rovanpera, Rui Madeira, Paula Madeira e Jari-Matti Latvala

4 – Kalle Rovanpera deu espetáculo com um Toyota Celica ST185

5 – Jimmy McRae, e a neta, Hollie McRae, filha de Colin McRae

6 – A beleza dos Lancia Martini há-de perdurar para sempre na história dos ralis

7 – O entusiasmo do público esteve patente em todos os momentos da prova

8 – Miki Biasion e o seu inesquecível Lancia 037 com as cores da Totip

9 – Kalle Rovanpera recebeu uma prenda especial: as botas que o escocês usou quando foi Campeão em 1995

10 – A Audi tem primazia no Eifel, a Lancia no Rallylegend, mas bons exemplares são vistos nos dois eventos

11 – Família Lancia com cores míticas na história dos ralis

12 – Família Lancia Delta com o vencedor do Rali de Sanremo de 1989 em primeiro plano

13 – Lancia 037, uma das mais belas ‘traseiras’ da história dos ralis

14 – foram várias as réplicas dos Lancia Delta S4 presentes

15 – Fiat 131 Abarth semelhante aos que venceram o Rali de Portugal de 80 e 81 nas mãos de Markku Alén e Walter Röhrl

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado