2030: Carros ecológicos para servir robôs responsáveis?

Por a 23 Novembro 2007 16:53

Imagine um mundo onde os carros quase não emitem gases, são alimentados por energias de combustível alternativas, guiados automaticamente por sistemas de navegação, desenhados para servir robôs e irem ao encontro da crescente população idosa…

Parece-lhe ficção científica?

Segundo um estudo lançado recentemente, patenteado pela indústria dos plásticos, cenários como estes podem não estar assim tão distantes: de facto, a indústria automóvel pode percepcionar mudanças como estas já no próximo quarto de século.

Da autoria do internacionalmente conhecido futurologista Ray Hammond, “The World in 2030” retrata a vida no ano 2030 perspectivando as tendências mais prováveis de ocorrerem na sociedade e vida quotidiana do próximo quarto de século. O relatório foi lançado ao mais alto nível num evento que decorreu ontem em Bruxelas, onde entidades políticas europeias, ONGs, incluindo a Friends of the Earth, importantes académicos e jornalistas debateram as suas conclusões com responsáveis do sector. Patenteado pela PlasticsEurope, permite a este mercado agir em conformidade com os desafios futuros, nomeadamente as alterações climáticas. Note, por exemplo, que a substituição de 100kg de metal por plástico nos automóveis conduzirá a uma redução nos combustíveis de cerca de 5%, mais de 10 milhões de toneladas de CO2 por ano na Europa.

Ray Hammond elucida que, “Não temos qualquer linguagem para o futuro, contudo a previsão caracteriza-nos. O que este estudo revela são as forças motrizes mais aptas a espelhar as próximas décadas pelo que verificamos actualmente, perspectivando-as em 2030. Uma coisa é certa: o ritmo acelerado da mudança desde a década de 80 não irá abrandar: os ritmos de mudança irão continuar a crescer de tal modo que a forma como vivemos será irreconhecível em 2030.”

As principais conclusões do estudo incluem:

• Em 2030, todos os veículos terrestres terão emissões de carbono muito reduzidas ou mesmo nulas. Isto será alcançado graças a um melhor design dos veículos combinado com um uso de combustíveis mais ecológicos. O aumento do uso de plásticos de alta performance, como plásticos de fibra de carbono reforçados, tornarão os carros do futuro muito mais leves. A utilização de plásticos reciclados pode reduzir as emissões de gases de efeito de estufa em 50%.

• A utilização de energias renováveis e biocombustíveis será imperativa em 2030. O relatório identifica que o hidrogénio será a fonte de energia mais ecológica do futuro e um meio de armazenar energia proveniente de fontes renováveis. Acelerar mudanças tecnológicas, segundo o “The World in 2030”, ajudará a solucionar problemas actuais associados ao armazenamento de hidrogénio.

• Em 2030 todos os veículos serão controlados por sistemas de satélite e de controlo de estrada e muitos carros serão conduzidos automaticamente. Veículos automáticos e sistemas de tráfego tornarão mais seguras as deslocações em condições climatéricas extremas que certamente teremos de enfrentar daqui a vinte e cinco anos.

O Director Executivo da PlasticsEurope Wilfried Haensel refere que: “Estamos cientes de que vivemos numa época critica no que toca ao desenvolvimento da nossa sociedade e indústria, deparamo-nos com enormes desafios globais tais como a protecção ambiental e a necessidade de um maior número de energias eficientes. A PlasticsEurope patenteou este estudo de modo a melhor compreender o futuro e ainda para garantir que a nossa indústria e os nossos produtos contribuem construtivamente para ultrapassar os desafios actuais e futuros.”

PlasticsEurope: www.plasticseurope.org

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores
Ativar notificações? Sim Não, obrigado