/karting/max-verstappen-nascido-para-vencer/
Max Verstappen – Nascido para vencer! | AutoSport

Max Verstappen – Nascido para vencer!

Por a 30 Setembro 2015 12:50

Atual piloto da Toro Rosso, Max Verstappen tornou-se no piloto mais novo de sempre a ingressar no Campeonato do Mundo de Fórmula 1, na altura com 17 anos. Volvidas 14 corridas da temporada de 2015, Verstappen é 12º no campeonato somando 32 pontos.

Este jovem piloto holandês, que celebra hoje o seu 18º aniversário, conta com um currículo de encher o olho, ostentando uma carreira imaculada no mundo do karting, que aqui recordamos.

Nascido a 30 de setembro de 1997, Verstappen estreou-se em competição aos sete anos, disputando a categoria Mini do Campeonto da Bélgica de Karting. Somando desde logo vitórias atrás de vitórias sagra-se campeão no primeiro ano, triunfo alcançado poucos dias após completar oito anos. No segundo ano, volta a dominar a categoria Mini e vence todas as 21 corridas do calendário, sendo novamente campeão.

No terceiro ano no karting, Verstappen realiza, em paralelo, o Rotax Max Challenge de Karting da Bélgica e o Campeonato Holandês de Karting, ambos na categoria Mini. No final, igual desfecho, com vitória nas duas competições.

Em 2008 vence a categoria Mini no Rotax Max Challenge de Karting e também do Benelux Karting Series. Neste mesmo ano, em que completou 11 anos, passou para a categoria Cadete no Campeonato Belga de Karting, sendo campeão após vencer 11 das 12 corridas.

Em 2009 volta a triunfar na categoria Mini do Rotax Max Challenge da Bélgica e do Benelux Karting Series e sagra-se campeão belga da categoria KF5, equivalente à Cadete.

A estreia internacional acontece em 2010, aos 12 anos. Neste ano conseguiu um lugar como piloto de fábrica da CRG, tendo uma temporada bastante ocupada, dividindo-se entre várias competições – Winter Cup, WSK Euro e World Series, WSK Nations Cup, CIK-FIA European Championship e CIK-FIA World Cup – que totalizaram 14 fins de semana ao cronómetro. Com 12 anos, o piloto integrou a categoria KF3 em todas as competições, a qual era destinada a pilotos com idades compreendidas entre os 12 e os 15.

No final desta sua primeira campanha internacional os resultados falam por si. Vencedor do WSK Euro Series e World Series, Bridgestone-Cup Final e WSK Nations Cup, segundo na Winter Cup e CIK-FIA World Cup e quinto classificado no CIK-FIA European Championship.

Já 2011 não foi tão auspicioso em comparação com o ano transato, mesmo tendo triunfado novamente no WSK Euro Series. O piloto foi segundo na Winter Cup, terceiro na primeira prova do WSK Master Series, 14º no CIK-FIA European Championship e não terminou o CIK-FIA World Cup, tendo abandonado na sequência de um toque.

Mas o ex-líbris, em termos de desafio, deste seu percurso no karting foi vivido em 2012. Verstappen participou num total de 10 competições, distribuidas por 17 fins de semana ao longo do ano, dividindo-se por três categorias. A par desta exigência competitiva, teve se se ambientar a um nova estrutura, dado ter mudado de equipa, deixando a CRG e passando para a Intrepid. Com 14 anos completados, o holandês passou a integrar a categoria KF2.

No final da temporada, venceu o WSK Master Series e Winter Cup, em KF2, e a primeira prova do Benelux Karting Series, em KZ2. Na CIK-FIA World Cup foi segundo, em KF2, obtendo um sexto e oitavo lugares no WSK Euro Series e CIK-FIA World Karting Championship, em KF2 e KF1, respetivamente. Já no CIK-FIA European Championship, em que integrou a KF2, não terminou, num desfecho semelhante na CIK-FIA World Cup, Superkarts! USA Supernationals e na quarta prova do Deutsche Kart Meisterschaft, todas em KZ2.

O último ano de Max Verstappen no karting, 2013, foi coroado com resultados que fizeram jus ao percurso que o piloto veio lapidando desde a sua primeira prova, com sete anos.

A temporada terminou com mais seis títulos no currículo, em cinco categorias diferentes. Verstappen venceu a Winter Cup, em KF2, o WSK Master Series de KZ2 e o WSK Euro Series de KZ1, o CIK-FIA European Championship de KZ e KF e o CIK-FIA World Championship de KZ. A par destas conquistas, foi segundo na categoria Senior do Rotax Max Euro Challenge e terceiro em KF no CIK-FIA World Championship.

Depois desta enchente de vitórias, surge a faceta mais recente e conhecida de MaxVerstappen, com a passagem pelo Campeonato Europeu de Fórmula 3 em 2014 e, este ano, o salto para a Fórmula 1. Com tudo isto e apenas 18 anos, será o céu o limite?…

últimas KARTING
últimas Autosport
karting