/karting/cpk/taca-de-portugal-de-karting-em-braga-excelente-espetaculo/
Taça de Portugal de Karting em Braga: Excelente espetáculo | AutoSport

Taça de Portugal de Karting em Braga: Excelente espetáculo

Por a 10 Outubro 2022 16:12

Tiago Caetano, Guilherme Morgado, Gustavo da Silva, Francisco Macedo, Santiago Ribeiro, João Rodrigues, André Serafim, Miguel Ramos e Joaquim Rocha venceram nas suas categorias a Taça de Portugal de Karting AM I 48, disputada este fim de semana no Kartódromo Internacional de Braga, sob a organização da ACDME.

Por Filipe Cairrão
Fotos HelloFoto/Alexandre Araújo

Considerada a grande festa da disciplina, a Taça de Portugal de KartingAM I 48 – Tributo a Pedro Paixão –, realizou-se este fim de semana, com 105 pilotos, distribuídos por seis categorias distintas, nomeadamente a Iniciação, a Cadete 4T, a X30 Mini, a Júnior, a X30 (que incluiu a classe Master) e a X30 SuperShifter (que conta com as classes Sénior, Master e Gentleman).

Categoria X30
A categoria X30 foi a mais concorrida com 38 pilotos e, naturalmente, uma das mais interessantes de seguir.Na Final, disputada em 14 voltas, Miguel Silva arrancou bem e assumiu a liderança, sendo pressionado essencialmente por três pilotos, nomeadamente por Santiago Ribeiro (Birel ART), João Miguel Oliveira e Diogo Pinto (Charles Leclerc). Na última volta, Santiago Ribeiro conseguiu passar para o comando e viu a bandeira xadrez na primeira posição, festejando assim a sua primeira Taça de Portugal de Karting e logo na categoria-rainha, disputada por 38 pilotos.
Miguel Silva terminou imediatamente a seguir e na luta pelo terceiro lugar foi João Miguel Oliveira quem levou melhor – com a volta mais rápida em 53,728s –, enquanto Diogo Marujo (Redspeed) e Diogo Pinto, fecharam, por esta ordem, o top-5.
Francisco Serôdio (Redspeed) também fez uma boa prova e cruzou a meta na sexta posição, seguindo-se Lucas Vieira (Kart Republic) que recuperou seis lugares e Tomás Leitão (Tonykart) que rodou no segundo posto na fase inicial da corrida. Adolfo Castro (Tonykart) e o regressado Francisco Costa (Kosmic) encerraram, respetivamente, o top-10.Francisca Queiroz (Kosmic) foi 22.º classificada devido a uma penalização e venceu a classe feminina, enquanto João Rodrigues (Birel ART) conquistou a Taça de Portugal de Karting na X30 Master, na frente de Nuno Silva (Birel ART) e de Ricardo Ribeiro (Tonykart).

Categoria X30 SuperShifter
Na Final da categoria reservada aos karts com caixa de velocidades, disputada em 13 voltas, Ricardo Borges esteve no comando até à quinta volta, altura em que Rodrigo Ferreira (Kosmic) passou para a liderança e não mais a largou. Contudo, quer Ferreira quer Borges foram penalizados com 10 segundos por alegada falsa partida pelo que caíram para sexta e sétima posições.
Assim, foi André Serafim quem conquistou a Taça de Portugal de Karting AM|48 2022 à geral e na Master, seguindo-se Hugo Marreiros (Tonykart) – também 2.º na Master – e Miguel Ramos (CRG), vencedor na classe Sénior, seguindo-se Rodrigo Lessa (Birel ART) – 2.º na Sénior – e Duarte Mano (Kart Republic), terceiro classificado na Sénior.
Joaquim Rocha terminou na 12.ª posição e conquistou a Taça de Portugal de Karting na classe Gentleman.

Categoria Júnior
Na categoria Júnior, disputada em 14 voltas, Francisco Macedo largou da pole-position, mas à terceira volta foi o brasileiro Heitor Farias quem assumiu a liderança, na qual se manteve até à 10.ª volta. A partir daí, o piloto de Braga passou para o comando e apesar de ser bastante pressionado não mais o largou, conquistando assim a vitória na edição 2022 da Taça de Portugal de Karting AM I 48 da categoria Júnior.
Martim Meneses (Kart Republic) – atual campeão nacional em título – fez uma boa prova e garantiu o segundo lugar, enquanto Pedro Cachada completou o pódio, resistindo às investidas de Diogo Castro (Redspeed) e de Heitor Farias que fechou o top-5.
Rodrigo Vilaça, que arrancou da 10.ª posição, viu a bandeira xadrez no sexto lugar, seguindo-se Pedro Barbosa (Tonykart), Tomás Gomes (Kosmic), Filipe Rodrigues (Birel ART) e Henrique de Oliveira (Tonykart) no top-10, enquanto Maximiano Radeck (Kart Republic) foi forçado a abandonar.

Categoria X30 Mini
Na Final da categoria X30 Mini, disputada em 13 voltas, Gabriela Teixeira (DR) esteve na liderança na terceira volta, mas a partir daqui assistiu-se a um duelo intenso entre Gustavo da Silva e Martim Marques na luta pela vitória, com Romeu Mello (Kosmic) e Diogo Caetano (Birel ART) também a intrometerem-se na discussão.
Gustavo da Silva acabou por levar a melhor e conquistou a sua segunda Taça de Portugal da carreira, desta vez na X30 Mini, enquanto Martim Marques – atual campeão nacional – e Diogo Caetano terminaram logo a seguir nas segunda e terceira posições, respetivamente.
João Barros (Parolin) foi um tranquilo quarto classificado e António Macedo (FA) fechou o top-5. Afonso Lopes (Tonykart) garantiu a sexta posição, na frente de David Luís (EKR), do espanhol Rafael Simón Varela (Kart Republic), de Xavier Lázaro (Kart Republic) e de Jan Rodrigues (Charles Leclerc), pilotos que rodaram muito próximo até ao final da corrida.

Categoria Cadete 4T
Na Final da categoria Cadete 4T, disputada em 12 voltas, Guilherme Morgado liderou de princípio a fim e rubricou a volta mais rápida em 1m06,927s. O jovem piloto de Loures repetiu o êxito que alcanço no ano passado em Leiria, somando a sua terceira Taça de Portugal, sendo a segunda consecutiva na categoria Cadete 4T.
A luta pela segunda posição envolveu vários pilotos e foi José Pedro Pinto (Kart Republic) quem levou a melhor, terminando imediatamente a seguir Vicente Capela (Charles Leclerc), Francisco Correia (Kart Republic), Leonor Rocha (Parolin) e Francisco Iglésias. João Francisco (Ricciardo) viu a bandeira xadrez na sétima posição, na frente de Mateus Gomes (Birel ART), enquanto Martim Gomes (Birel ART) teve problemas e não alinhou.

Categoria Iniciação
Na Final da categoria Iniciação, disputada em 5 voltas, Tiago Caetano largou da pole-position, mas à passagem da primeira volta José Diogo Martins (Birel ART) assumiu a liderança e conservou-a até à bandeira xadrez, apesar das investidas de Tiago Caetano, de Artur Loureiro e de Enzo Santos.
Contudo, José Diogo Martins acabou por ser desclassificado por alegada irregularidade técnica, pelo que foi Tiago Caetano que fez a festa da Taça de Portugal, sendo acompanhado no pódio por Artur Loureiro e Enzo Santos, respetivamente.
Diogo Baptista (Parolin) garantiu o quarto lugar e Martin Rodrigues (Parolin) fechou o top-5, seguindo-se Tomás Dias (Parolin), Miguel Pinto (Charles Leclerc), Eduardo Soares (Birel ART) e Luís Fernandes (Parolin).

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo