Os novos campeões nacionais de Karting | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

Os novos campeões nacionais de Karting

José Luis Abreu by José Luis Abreu
15 Setembro, 2019
in CPK, KARTING
A A
Os novos campeões nacionais de Karting

Share on FacebookShare on Twitter

O Campeonato de Portugal de Karting KIA decidiu-se no Kartódromo de Baltar, palco da quinta e última prova da época, sob a organização do Clube Automóvel do Minho. Oito anos depois, a pista nortenha regressou ao CPK e consagrou os novos campeões nacionais da modalidade: Romeu Mello (Iniciação), Maria Germano Neto (Cadete), Adrián Malheiro (Juvenil), Luís Alves (Júnior), Guilherme de Oliveira (X30), Hugo Marreiros (X30 Super Shifter absoluto e Master) e Rodrigo Ferreira (X30 Super Shifter Sénior).

Por Ricardo S. Araújo e Filipe Cairrão

Na categoria Iniciação, os mais jovens pilotos do Karting nacional proporcionaram uma intensa – mas leal – discussão pelo título. Romeu Mello chegou a Baltar na frente do campeonato, mas foi o seu principal adversário, Guilherme Morgado, a vencer as duas mangas de qualificação e a Final, com os dois jovens pilotos a mostrarem grande fair play ao longo do fim de semana. Na pontuação final, Romeu Mello sagrou-se campeão nacional, na frente Guilherme Morgado, enquanto Xavier Lázaro também terminou a época em excelente plano, conseguindo o melhor tempo nos treinos cronometrados e o terceiro lugar na Final de Baltar. Francisco Iglesias foi o quarto classificado e registou a melhor volta da corrida (1m17,895s), enquanto Joana Lima e Francisco Correia completaram a classificação em Baltar.

Artigos relacionados

Easykart Portugal: Évora foi palco da terceira prova do ano

Easykart Portugal: Évora foi palco da terceira prova do ano

29 Junho, 2026
FIA confirma Taça do Mundo de Karting ‘Arrive and Drive’ para novembro de 2026

FIA confirma Taça do Mundo de Karting ‘Arrive and Drive’ para novembro de 2026

23 Junho, 2026

Na categoria Cadete, Noah Monteiro e Maria Germano Neto eram os candidatos ao título e foi a piloto de Guimarães a tornar-se campeã nacional, depois de um segundo lugar na Final de Baltar.
Maria Germano Neto, que tinha sido colocada fora de prova na ronda anterior, em Viana do Castelo, terminou a Final atrás de Santiago Alves, que assim repetiu o triunfo obtido em Leiria, confirmando também o seu terceiro lugar no campeonato. Refira-se que Maria Germano Neto é a segunda menina a ser campeã nacional de Karting, depois do título de Mariana Machado na categoria Juvenil, em 2015.

Noah Monteiro foi um meritório vice-campeão, no final de uma corrida onde fez uma notável recuperação até ao sexto lugar (largou de 14.º). Rodrigo Seabra foi outro dos destaques do fim de semana, subindo ao pódio pela primeira vez este ano e obtendo ainda a volta mais rápida da corrida (55,933s). Pedro Cachada foi o quarto classificado em Baltar e Martim Marques também fez uma excelente recuperação, terminando no top 5 depois de ter arrancado do 10.º lugar.

Na categoria Juvenil, Adrián Malheiro já tinha assegurado a revalidação do seu título em Viana do Castelo, mas o luso-espanhol voltou a ganhar a prova em Baltar, desta feita após forte oposição de José Pinheiro, o novo vice-campeão nacional, e Pedro Barbosa, que voltou a mostrar a sua evolução ao dar réplica aos dois principais protagonistas da categoria. Manuel dos Santos ficou muito perto do pódio e foi o quarto classificado, terminando o campeonato no terceiro posto, na frente de João Oliveira, o grande ausente da Juvenil em Baltar. Francisco Costa fechou os cinco primeiros na derradeira prova, na frente de Rodrigo Ferreira e do estreante Martim Hatzakis.

O pelotão da Júnior assistiu a uma das mais emocionantes corridas do fim de semana, com Luís Alves e Ivan Domingues a discutirem o título até aos últimos metros da Final. Após dividirem as vitórias nas mangas de qualificação (Luís Alves tinha sido o mais rápido nos treinos cronometrados), Ivan Domingues e Luís Alves rodaram juntos durante toda a final, com a vitória e a volta mais rápida a ficarem para o piloto de Leiria, enquanto o piloto de Guimarães festejava o seu quarto título nacional, depois de já ter sido campeão na Cadete (2015) e Juvenil (2016 e 2017).
Pedro Perino terminou o ano com um pódio em Baltar, após uma intensa disputa com Santiago Ribeiro (que desceu ao nono lugar após uma penalização por danos na carenagem frontal), Tomás Ribeiro e Manuel Soares.

Na categoria X30 Sénior, a classificação estava suspensa desde a prova de Viana do Castelo, devido ao apelo de um concorrente, mas Guilherme de Oliveira confirmou o seu título com mais uma exibição praticamente perfeita em Baltar, vencendo as duas mangas de qualificação e a Final. Gabriel Caçoilo terminou a apenas 0,180s do piloto de Vila Nova de Gaia, enquanto Manuel Silva voltou a demonstrar a sua evolução e conseguiu o primeiro pódio da temporada, na frente de Manuel Leão e Lourenço Monteiro.

A categoria dos karts com caixa de velocidades, a X30 Super Shifter, teve emoção até ao final na luta pelo título. Rodrigo Ferreira estava em boa posição para assegurar o título absoluto, rodando no segundo lugar da Final (atrás de Yohan Sousa), quando o seletor da caixa de velocidades cedeu, obrigando o portuense a abandonar. Pelo caminho também já tinha ficado outra candidata ao título, Rita Teixeira, numa corrida onde Yohan Sousa voltou a mostrar a sua classe, repetindo o triunfo que já tinha obtido em Fátima, apesar de não estar inscrito no campeonato. Miguel Ramos terminou a 0,733s do piloto do Entroncamento e foi o segundo classificado da geral e da Sénior, na frente de Ricardo Borges, que também estava em condições de discutir o título absoluto e da Sénior. Com o quarto lugar, fruto de uma penalização de cinco segundos por danos na carenagem frontal, Hugo Marreiros sagrou-se campeão nacional absoluto e da Master, no final de uma época muito competitiva e que abre excelentes perspetivas para a Taça de Portugal, em Palmela.
Apesar da desistência, Rodrigo Ferreira conseguiu assegurar o título da X30 Super Shifter Sénior, depois de João Dias já ter feito o mesmo na X30 Super Shifter Gentleman na ronda anterior, em Viana do Castelo.

A caravana do Karting nacional vai agora preparar a sempre emblemática Taça de Portugal, agendada para os dias 2 e 3 de novembro, sob a organização do Kart Clube de Lisboa.

José Luis Abreu

José Luis Abreu

Entre curvas e muito pó, descobri que o olhar treinado pela fotografia e a paixão pelos ralis só podiam levar a um destino: o jornalismo desportivo. E já lá vão mais de 30 anos…

Artigos relacionados

Easykart Portugal: Évora foi palco da terceira prova do ano
KARTING

Easykart Portugal: Évora foi palco da terceira prova do ano

by Fábio Mendes
29 Junho, 2026
FIA confirma Taça do Mundo de Karting ‘Arrive and Drive’ para novembro de 2026
KARTING

FIA confirma Taça do Mundo de Karting ‘Arrive and Drive’ para novembro de 2026

by José Luis Abreu
23 Junho, 2026
Next Post
Kia Picanto GT Cup: Duelos intensos em pista

Kia Picanto GT Cup: Duelos intensos em pista

Super Seven by Toyo Tires  em Jerez: Corridas ‘loucas

Super Seven by Toyo Tires em Jerez: Corridas ‘loucas

Please login to join discussion
  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários
F1: Nick Fry, ex-CEO da Brawn GP revela os bastidores financeiros e a pressão oculta do ‘milagre’

F1: Nick Fry, ex-CEO da Brawn GP revela os bastidores financeiros e a pressão oculta do ‘milagre’

6 Julho, 2026

WRC: Sébastien Ogier rejeita novas regras para 2027 e propõe alternativa

6 Julho, 2026
F1: Juan Pablo Montoya pede fim de regra que prejudicou Kimi Antonelli

F1: Juan Pablo Montoya pede fim de regra que prejudicou Kimi Antonelli

6 Julho, 2026
F1, Toto Wolff lembrou Abu Dhabi: “Preferia que isto tivesse acontecido em 2021”

F1, Toto Wolff lembrou Abu Dhabi: “Preferia que isto tivesse acontecido em 2021”

6 Julho, 2026
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164
GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

157

GP da Bélgica F1: Hamilton vence e fica a duas de Schumacher

153
GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

147

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright