Campeonato Portugal Karting Bombarral: Competição ao rubro

Por a 17 Setembro 2018 15:39

Depois de Viana do Castelo, Leiria e Braga, o Campeonato de Portugal de Karting KIA cumpriu a quarta e penúltima jornada no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral. Mais uma vez, não faltaram corridas intensas, com 91 pilotos em diferentes categorias

Filipe Cairrão e Ricardo S. Araújo

Com a organização a cargo da ACDME, as categorias X30 Shifter e X30 Super Shifter, partilharam, como é habitual, a mesma grelha com as seguintes classes: Júnior (dos 15 aos 18 anos de idade), Sénior (dos 18 aos 31), Master (dos 32 aos 44) e Gentleman (com mais de 45 anos). Na Final, disputada em 15 voltas ao traçado de 1107 metros, Rodrigo Ferreira largou da pole-position, mas Tiago Teixeira acabou por ser mais forte no arranque. O piloto de Paredes geriu bem a liderança até à bandeira xadrez e venceu à geral na categoria X30 Shifter e também na classe Sénior, seguindo-se Rodrigo Ferreira, que somou mais uma vitória na Júnior.
Hugo Marreiros cruzou a meta no terceiro lugar, garantindo o segundo posto na Sénior, na frente Bruno Ponte, segundo classificado na Júnior e de Miguel Ramos (3.º Sénior), respetivamente.

Frederico Castro cortou a linha de chegada na sexta posição e venceu a categoria X30 Super Shifter e a classe Gentleman, enquanto Rita Teixeira viu a bandeira xadrez num positivo sétimo lugar, sendo quarta classificada na Sénior.
Vasco Lázaro terminou no oitavo posto e venceu a classe Master da X30 Super Shifter, na frente de Duarte Mano, o quinto posicionado na Sénior.
João Dias, Manuel Ramos e João Paulo Cunha foram os segundo, terceiro e quarto classificados, respetivamente, na classe Gentleman.
Joel Magalhães foi protagonista de um bom arranque e chegou a rodar na segunda posição à geral, mas depois viria a ser forçado a abandonar à passagem da 11.ª volta. Ainda assim, o piloto da Maia conservou a liderança na categoria X30 Super Shifter à geral e na classe Master.

Categoria X30 Sénior
Na Final da categoria X30 Sénior, disputada em 17 voltas, João Galveias arrancou da pole position mas Ricardo Borges assumiu o comando logo na fase inicial e destacou-se da concorrência direta. O piloto da Maia geriu na perfeição a sua vantagem sobre João Galveias e garantiu a terceira vitória em quatro finais até ao momento, aumentando o seu avanço no campeonato. Galveias, por seu turno, mostrou-se muito rápido no fim de semana no Bombarral e foi inclusive o autor da volta mais rápida da Final, com o registo de 46,959s. Alexandre Areia completou o pódio da penúltima corrida do CPK e vai para Palmela com legítimas aspirações ao título, embora a vantagem esteja do lado de Ricardo Borges.
Manuel Leão e Lourenço Monteiro ainda rodaram próximos de Alexandre Areia na fase inicial e completaram o top 5, na frente de João Ferreira, João Vairinhos, João Ferreirinha e Luís Caetano. Álvaro Montenegro e Noah Silva foram ambos penalizados em cinco segundos pelo Colégio de Comissários, enquanto Guilherme Gusmão completou a classificação da Final.

Categoria Júnior
Na Final da categoria Júnior, disputada em 17 voltas, Guilherme de Oliveira arrancou da pole position mas Luís Alves – que largou do terceiro lugar – assumiu o comando na primeira volta, antes do piloto de Vila Nova de Gaia voltar à liderança duas voltas depois. Luís Alves manteve-se sempre muito perto de Guilherme de Oliveira e conseguiu a ultrapassagem na penúltima volta, alcançando a sua primeira vitória em Finais na categoria Júnior. Com este resultado, Luís Alves aproximou-se de Frederico Peters no campeonato, já que o piloto de Évora foi surpreendido na Final pelo checo Zdenek López (autor da volta mais rápida da corrida, em 48,419s), vindo a terminar no quarto lugar no Bombarral.
Tomás Caixeirinho completou o top 5 da Final, logo na frente de Mariana Machado. Sérgio Rodriguez foi o sétimo classificado, João Mendes foi o oitavo – depois de uma excelente recuperação nas mangas de qualificação -, Miguel Silva foi o nono e Pedro Perino completou o top 10. Seguiram-se Henrique Cruz, Rodrigo Lessa, Diogo Martins, Santiago Ribeiro, José Duarte, Manuel Soares, Luís Leão e Rodrigo Leitão, que completaram a classificação de uma Final onde Afonso Ferreira não chegou a completar qualquer volta, devido a problemas mecânicos.

Categoria Juvenil
Adrián Malheiro largou da pole position para a Final da categoria Juvenil, disputada em 15 voltas. A corrida decisiva ficou marcada por um intenso duelo a três entre Malheiro, Domingues e Couteiro, com Lourenço Marques a ficar fora da discussão pela vitória logo na segunda volta, devido a um incidente com o espanhol Guilhermo Acitores. Apesar de todos os ataques de Ivan Domingues, Adrián Malheiro defendeu de forma magistral a sua liderança e venceu a prova do Bombarral, reforçando o comando do campeonato antes da jornada decisiva em Palmela.
Ivan Domingues tentou tudo na luta pela vitória mas terminou no lugar intermédio do pódio, logo seguido por Miguel Couteiro, que também conseguiu um resultado importante para o campeonato. Matilde Ferreira cortou a meta no quarto lugar mas seria penalizada em cinco segundos pelo Colégio de Comissários Desportivos e terminou no sexto lugar final. Tomás Martins (DR) e Guilherme Alves completaram o top 5 na corrida decisiva, na frente de Matilde Ferreira, Francisco Costa, António Madeira, Guilhermo Acitores, Pedro Rilhado e do azarado Lourenço Marques.

Categoria Cadete
Na Final da categoria Cadete, disputada em 11 voltas, face ao somatório dos resultados obtidos nas duas mangas, José Pinheiro largou da pole-position e comandou de princípio a fim, reforçando assim a liderança no campeonato. João Gouveia garantiu o segundo lugar e António Santos, que largou da sétima posição, ainda conseguiu na última volta garantir o segundo lugar, sendo ainda o autor da volta mais rápida com a marca de 55,040s. Santiago Alves, Manuel dos Santos e Pedro Moura estiveram na luta pelo segundo posto, mas viriam, por esta ordem, a fechar o top-6, na frente de Noah Monteiro, Diego Vasquez, Pedro Cachada e Maria Germano Neto que voltou a mostrar um bom andamento.
O regressado Diogo Caetano cruzou a meta na 11.ª posição, seguindo-se Rodrigo Ferreira e Daniel Velasco. Rodrigo Seabra foi forçado a abandonar logo na primeira volta, tendo pior sorte Tiago Lima e Martim Marques que focaram de fora da corrida logo na partida.

Categoria Iniciação
Na Final da categoria Iniciação, disputada em cinco voltas, José Maria Gouveia arrancou naturalmente da primeira posição e conseguiu mantê-la até à bandeira xadrez. Tomás Alves terminou no segundo lugar e João Pereira – autor da volta mais rápida com a marca de 1m20,761s – completou o pódio, terminando no seu encalce Tomás Fernandes, na quarta posição.
Beatriz Costa fechou o top-5, na frente de Guilherme Morgado, Romeu Mello, Xavier Lázaro, Lourenço Rocha, Joana Lima, Adriana Araújo e de David Duarte.

Kart Kid Race School
Na primeira corrida do Troféu Kart Kid Race School, Pedro Barbosa foi o vencedor na Kids 2, seguido de Tomás Gomes, enquanto António Silva foi o primeiro classificado na Kids 1, seguida de David Dias, Gabriela Teixeira e Tomás Lobo.
Na corrida 2, triunfou Tomás Gomes e António Silva voltou a vencer na Kids 1. Com estes resultados, Pedro Barbosa venceu na Kids 1 – por ter sido o mais rápido nos ‘cronos’ – e António Silva saiu vitorioso na Kids 2.

 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ensaios
últimas CPK
últimas Autosport