/karting/cpk/campeonato-de-portugal-de-karting-kia-baltar-bravos-do-pelotao/
Campeonato de Portugal de Karting KIA – Baltar: Bravos do pelotão | AutoSport

Campeonato de Portugal de Karting KIA – Baltar: Bravos do pelotão

Por a 13 Junho 2021 19:20

Martim Gomes, Guilherme Morgado, Lourenço Rocha, Martim Meneses, Noah Monteiro, Luís Alves, Frederico Peters, João Fernandes, Rui Chagas, Ricardo Borges,Elias Barros, Paulo Martins e Joaquim Rochavenceram na terceira jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting KIA.

Por Filipe Cairrão (Fotos HelloFoto)

O Campeonato de Portugal de Karting KIA cumpriu este fim de semana a terceira jornada dupla no Kartódromo de Baltar, sob a organização do Clube Automóvel do Minho (CAM). Com 84 ‘bravos do pelotão’, as corridas foram muito intensas, sobretudo na categoria X30 (Sénior), que apresentou uma grelha de 30 pilotos. Raro de ver em Portugal já há uns bons anos.

Categoria X30
Com 30 pilotos em pista, no primeiro dia de competição, Luís Alvesfoi o mais rápido nos treinos cronometrados e venceu a manga de qualificação. Na Corrida Final, disputada em 18 voltas,Luís Alves arrancou da pole-position, tendo a seu lado na grelha de partida Frederico Peters. Da segunda linha, largaram Luís Leão e Mariana Machado.
O piloto de Guimarães esteve novamente muito forte e a partir da quinta volta passou a estar mais destacado na liderança, conseguindo conservá-la até ao fim, para somar mais uma vitória.
Frederico Peters – que partiu para esta terceira jornada dupla na primeira posição em igualdade pontual (88 pontos) com Luís Alves – foi quem deu maior réplica ao piloto vimaranense na parte inicial da corrida. Contudo, o eborense acabaria por ser segundo classificado, com Gabriel Caçoilo a terminar logo a seguir no terceiro posto, mas viria a ser penalizado e caiu para o sétimo lugar.
Assim, foi Luís Leão quem completou o pódio, enquanto Mariana Machado – 1.ª na classe feminina – e Henrique Cruz (que ainda rodou no quarto lugar) fecharam o top-5.
Jesse Doorgeest garantiu o sexto lugar, Gabriel Caçoilo, como já mencionámos, foi sétimo classificado, seguindo-se Tomás Caixeirinho, Santiago Ribeiro e Duarte Pinto Coelho para encerrarem, por esta ordem, o top-10.
João Fernandes venceu na X30 Master, Fernando Alves foi segundo classificado após uma penalização, enquanto Pedro Paiva foi forçado a abandonar à passagem da 12.ª volta e Rui Chagas após a quarta volta.
No segundo dia de competição, Luís Alves voltou a ser o mais rápido nos treinos cronometrados e na manga de qualificação venceu João Miguel Oliveira. Na Final, disputada em 18 voltas, o piloto da Batalha arrancou da pole-position, mas Duarte Pinto Coelho conseguiu passar para a liderança na qual se manteve até à quarta volta, altura em que Frederico Peters passou para o comando e conservou-o até à bandeira xadrez. Contudo, o piloto de Évora viria a ser penalizado e caiu para a terceira posição, tendo a vitória ficado na posse de Luís Alves, enquanto Gabriel Caçoilo – que rubricou a volta mais rápida em 48,340s – foi segundo classificado.
Santiago Ribeiro, que arrancou da 10.ª posição, ainda rodou no terceiro lugar, mas acabou por cruzar a meta num positivo quarto posto, enquanto Henrique Cruz (Kart Republic) – que partiu do 30.º lugar! – fechou o top-5.
Jesse Doorgeest foi sexto classificado, na frente do espanhol Christian DominguezSendon (Birel ART), de Tomás Leitão, Francisco Serôdio (Kart Republic) e de Diogo Marujo (Tonykart), que encerrou o top-10.
Rui Chagas venceu na Master, enquanto Fernando Alves e João Fernandes foram os terceiro e quarto classificados, respetivamente. Pedro Paiva foi forçado a abandonar à passagem da oitava volta.
Nota para a rookie Francisca Queiroz (Tonykart) que foi 15.ª classificada e vence a classe feminina.

Categoria X30 SuperShifter
Ricardo Borges foi o mais rápido nos treinos cronometrados à geral e na Sénior no primeiro dia de competição e depois venceu a manga de qualificação. Na Final, disputada em 16 voltas, Ricardo Borges voltou a arrancar da pole-position e dominou por completo até à bandeira xadrez, colecionando mais um triunfo à geral e na Sénior, com a volta mais rápida em 46,980s.
Até ao último terço da corrida foram cerca de cinco pilotos a lutar pela segunda posição, mas depois passou a ser discutida de forma mais intensa entre Elias Barros e André Serafim, tendo o primeiro acabado por levar a melhor, sendo os primeiro e segundo classificados, respetivamente, da categoria Master.
Miguel Ramos viu a bandeira xadrez no quarto lugar, mas foi penalizado e caiu para o sexto posto (3.º na Sénior), tendo assim Vasco Lázaro (3.º Master) e Rodrigo Lessa (2.º Sénior), encerrado, por esta ordem, o top-5.
Joseph Oliveira cruzou a meta na sexta posição, mas uma penalização atirou-o para o 11.º lugar, pelo que Hugo Marreiros foi sétimo classificado (4.º na Master), na frente de Kevin Saraiva, quarto na Sénior.
Paulo Martins terminou na nona posição e venceu na Gentleman, pressionado por Joaquim Rocha, que encerrou o top-10 e garantiu o segundo lugar na Gentleman.
Bruno Frota foi o 12.º classificado (5.º na Master), seguindo-se Martin Serra Correal (6.º na Sénior), Sérgio Carvalho (3.º na Gentleman), enquanto Márcio Moreira abandonou logo à passagem da primeira volta e Nuno Portela não alinhou.
No segundo dia de competição,Ricardo Borges voltou a ser o mais rápido nos treoinos cronometrados à geral e na Sénior, mas na manga de qualificação triunfou Paulo Martins à geral e na Gentleman. Na Final, disputada em 16 voltas, Paulo Martins larrancou assim da pole-position, mas foi Hugo Marreiros a assumir a liderança na qual se manteve até à 12.ª volta, altura em que Ricardo Borges – que arrancou da 13.ª posição – passou para o comando e não mais o largou até final. Mais uma vitória para o piloto da Maia à geral e na Sénior, numa corrida em que também rubricou a volta mais rápida em 46,997s.
Rodrigo Lessa, que partiu da nona posição, garantiu o lugar intermédio do pódio à geral e na Sénior, enquanto Miguel Ramos foi terceiro classificado à geral e na Sénior.
Elias Barros voltou a estar muito forte e garantiu o quarto posto – 1.º na Master – e Joaquim Rocha fechou o top-5 e venceu na categoria Gentleman.
Nuno Portela assegurou um positivo sexto lugar à geral – 2.º na Gentleman –, seguindo-se Martin Serra Correal – 4.º na Sénior –, Sérgio Carvalho – 3.º na Gentleman –, Bruno Frota – 2.º na Master –, Márcio Moreira – 3.º na Master – e Hugo Marreiros.
Paulo Martins foi forçado a abandonar a duas voltas do final da corrida, sucedendo o mesmo com Kevin Saraiva à passagem da quinta volta, com Vasco Lázaro após a terceira volta, com André Serafim logo na primeira volta, enquanto Joseph Oliveira não alinhou.

Categoria Júnior
Pedro Cachadafoi o mais rápido nos treinos cronometrados da categoria Júnior no primeiro dia de competição e na manga de qualificação venceu Noah Monteiro. Na Final, disputada em 18 voltas, o piloto da Maia partiu da pole-position e liderou tranquilamente a corrida até ao fim, tendo terminado com uma vantagem de 1,085s em relação a Pedro Cachada que foi o segundo classificado e detentor da volta mais rápida em 51,233s.
A luta pela terceira posição também foi muito interessante de acompanhar. Santiago Alves rodou no terceiro posto até à 17.ª volta, momento em que desceu em definitivo para o quarto posto, tendo Rodrigo Vilaça garantido o terceiro lugar.
Francisco Macedo assegurou, na 12.ª volta a quinta posição, na frente de Junho Kim e YlleniaSendon. Diogo Castro viu a bandeira xadrez no oitavo posto, contudo viria a sofrer uma penalização de cinco segundos, que o relegou para a décima posição. Assim, Frederico Pinto Coelho e Miguel Santos, que viram a bandeira xadrez nos nono e décimo lugares, foram reposicionados nas oitava e nona posições, respetivamente. Por outro lado, Nathan Dantas voltou a abandonar a corrida, desta vez na nona volta.
No segundo dia de competição,Pedro Cachadafoi o mais rápido nos treinos cronometrados e Noah Monteiro venceu a manga de qualificação. Na Final, disputada em 18 voltas, o piloto da Maia partiu da pole-position e liderou do princípio ao fim, assinando, ainda, a volta mais rápida em 51,062s.
Santiago Alves garantiu a segunda posição, após um duelo com Rodrigo Vilaça, que foi o terceiro a cruzar a meta. Contudo, Santiago Alves sofreu uma penalização de três segundos e caiu para o terceiro posto, tendo ficado, assim, o lugar intermédio do pódio na posse de Rodrigo Vilaça.
Francisco Macedo assegurou tranquilamente o quarto posto, enquanto Junho Kim e Nathan Dantas conseguiram as quinta e sexta classificações, respetivamente. Já aespanhola YlleniaSendon conseguiu ver a bandeira xadrez no sétimo lugar, na frente de Diogo Castro, Frederico Pinto Coelho e Miguel Santos, que fecharam o top-10. Por sua vez, Pedro Cachada – que partiu da terceira posição – caiu na primeira volta para o último lugar, tendo sido forçado a abandonar a corrida.

Categoria X30 Mini
Martim Menesesfoi o mais rápido nos treinos cronometrados e venceu a manga de qualificação no primeiro dia de competição. Na Final, disputada em 16 voltas,o piloto madeirense partiu da pole-position, tendo Romeu Mello a seu lado na grelha de partida. Da segunda linha, arrancaram o espanhol Manuel MíguezGayosoe Gabriela Teixeira.
Romeu Mello começou por ser o primeiro a liderar, mas na segunda volta Martim Meneses passou para o comando e não mais o largou para festejar a sua segunda vitória em Finais do campeonato.
Romeu Mello e Gabriela Teixeira, que pressionaram o piloto madeirense praticamente até ao final da corrida, completaram o pódio, enquanto Martim Marques, que largou da nona posição, garantiu o quarto lugar e o espanhol Manuel MíguezGayoso fechou o top-5, com Gustavo da Silva e Gustavo da Cunha a terminarem, por esta ordem, logo a seguir.
João Barros foi oitavo classificado, na frente de Afonso Lopes e de Tomás Lobo que encerrou o top-10. Xavier Lázaro terminou na 11.ª posição, seguindo-se Tomás Fernandes, enquanto João Maria Pereira – que rubricou a volta mais rápida em 54,298s – foi forçado a abandonar quando faltavam duas voltas para o final, numa altura em que era quarto classificado. David Luís e Diogo Caetano também foram obrigados a desistir logo à passagem da primeira volta.
No segundo dia de competição, Martim Meneses voltou a ser o mais rápidonos treinos cronometrados e também venceu a manga de qualificação. Na Final, disputada em 16 voltas,Martim Menesesarrancou da pole-positione voltou a estar muito forte para bater toda a concorrência, somando assim mais uma vitória, com a volta mais rápida em 54,112s.
A discussão pelo segundo lugar voltou a contar com vários pilotos, tendo Martim Marques sido o mais bem-sucedido, terminando logo a seguir João Maria Pereira, Romeu Mello e João Barros, que fechou o top-5.
Gustavo da Silva venceu o duelo com o espanhol Manuel MíguezGayoso, Diogo Caetano garantiu a oitava posição, enquanto Tomás Fernandes e Afonso Lopes encerraram o top-10, com Tomás Lobo a terminar logo a seguir.
Gabriela Teixeira foi 12.º classificada, na frente de Gustavo da Cunha e de Xavier Lázaro. David Luís voltou a não ter sorte, já que foi forçado a abandonar à passagem da 10.ª volta.

Categoria Cadete 4T
No primeiro dia de competição, Guilherme Morgadofoi o mais rápido nos treinos cronometrados e Lourenço Rocha venceu a manga de qualificação. Na Final, disputada em 12 voltas, Lourenço Rocha arrancou da pole-position e liderou até à primeira volta, mas na sétima volta, após algumas mudanças de liderança com Francisco de Oliveira, foi Guilherme Morgado quem – apesar de ter arrancado da sétima posição – assumiu o comando, para não mais o largar até ao fim. Assim, Lourenço Rocha – autor da volta mais rápida em 59,235s – garantiu o lugar intermédio do pódio, enquanto Francisco de Oliveira foi o terceiro classificado.
A luta pela quarta posição foi intensa à quinta volta, altura em que Francisco Correia levou a melhor sobre Francisco Iglésias, que viu a bandeira xadrez no quinto posto. Por sua vez, Leonor Rocha acabou por segurar o sexto lugar, enquanto Vasco Oliveira foisétimo classificado.
No segundo dia de competição,Guilherme Morgadofoi o mais rápido nos treinos cronometrados e na manga de qualificação venceu Lourenço Rocha. Na Final, disputada em 12 voltas, o piloto de Lousada arrancou assim da pole-position e liderou até à primeira volta, passando a seguir pelo comando Francisco Correia, no qual se manteve até à terceira volta, altura em que o piloto de Lousada – autor da volta mais rápida em 59,389s – recuperou o comando e manteve-o até ao fim.
A luta pela segunda posição foi intensa, com Guilherme Morgado a levar a melhor sobre Francisco Correia, que garantiu o terceiro lugar. Por sua vez, Leonor Rocha cruzou a meta no quarto posto, enquanto Francisco Iglésias, Francisco de Oliveira e Vasco Oliveira foram uns tranquilos quinto, sexto e sétimo classificados, respetivamente.

Categoria Iniciação
Martim Gomes foi, no primeiro dia de competição, o mais rápido nos treinos cronometrados e venceu a manga de qualificação. Na Final, disputada em 5 voltas, Martim Gomes voltou a partir da pole-position e esteve sempre na mesma posição, para somar mais uma vitória, rubricando, ainda, a volta mais rápida em 1m18,587s. Lourenço Antunes foi um tranquilo segundo classificado, seguido de Guilherme Santos, que encerrou o pódio. Por sua vez, Vicente Correia cruzou a meta na quarta posição.
No segundo dia de competição, Martim Gomes voltou a ser o mais rápido nos treinos cronometrados e também venceu a manga de qualificação. Na Final, disputada em 5 voltas, Martim Gomes voltou a partir da pole-position e foi o primeiro a ver a bandeira xadrez, somando, assim, mais uma vitória. Vicente Correia – autor da volta mais rápida em 1m17,652s – garantiu, na primeira volta, o lugar intermédio do pódio, na frente de Lourenço Antunes e Guilherme Santos, os terceiro e quarto classificados.
A quarta jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting KIA está agendada para 18 e 19 de setembro e será disputada no KIRO – Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, com a organização a cargo da ACDME.


Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Infelizmente o Autosport não pode continuar a disponibilizar os seus artigos gratuitamente.
Já não é viável ter uma equipa de jornalistas profissionais sem que possamos vender o produto do nosso trabalho.
Tal como os jornais e revistas são pagos, também os conteúdos editoriais digitais terão que ser pagos.
Por favor subscreva o Autosport Exclusivo e ajude-nos a manter esta máquina em andamento!
São apenas 2€ por mês, subscreva agora AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Infelizmente o Autosport não pode continuar a disponibilizar os seus artigos gratuitamente.
Já não é viável ter uma equipa de jornalistas profissionais sem que possamos vender o produto do nosso trabalho.
Tal como os jornais e revistas são pagos, também os conteúdos editoriais digitais terão que ser pagos.
Por favor subscreva o Autosport Exclusivo e ajude-nos a manter esta máquina em andamento!
São apenas 2€ por mês, subscreva agora AQUI
últimas CPK
últimas Autosport
cpk