Mais uma brilhante prestação para o piloto português que, pelo menos, garantiu a segunda posição na etapa três do WSK Super Master Series.
Xavier Lázaro terminou hoje na segunda posição a Final da Mini Gr. 3 na 3ª etapa da WSK Super Master Series, disputada no South Garda Karting de Lonato, em Itália. Este foi mais um resultado brilhante para o jovem piloto português que aos onze anos continua a mostrar ser mais que uma promessa, um valor seguro para o futuro do automobilismo nacional.

Ao volante do DR/TM Kart/VEGA oficial, da equipa do penta-campeão mundial de karting, Danilo Rossi, o jovem da Várzea de Sintra saiu da pole position para a Final de hoje. Num traçado molhado pela chuva que caiu esta manhã em Lonato, Xavier Lázaro saiu na frente e liderou nas primeiras voltas, seguido de perto pelo seu grande rival na categoria, Niccoló Perico. Mais ou menos a meio da prova de nove voltas, o italiano assumiu a liderança, que não mais largou até ao fim, chegando com 1.417 segundos de vantagem sobre o português, com o francês Stan Ratajski a fechar o pódio. No entanto, a classificação desta prova está suspensa, em virtude do apelo da equipa de Niccoló Perico, já que este foi desclassificado da Pré-Final A que havia vencido esta manhã, ao ser-lhe detetado meio quilo a menos que o regulamentar, na pesagem pós-corrida. O piloto transalpino, ao ser desclassificado, deveria ter largado para a Final do 27º lugar, em vez do nono posto do qual saiu em virtude do apelo apresentado pela sua equipa.
Quanto a Xavier Lázaro, demonstrou em Lonato porque é neste momento o melhor piloto a competir na categoria Mini Gr. 3. Depois de mais uma vez não ter estado tão forte como se esperaria no Qualifying, do qual saiu com o 17º tempo da Geral na Mini Gr. 3, o jovem da Várzea de Sintra venceu na primeira de quatro Eliminatórias disputadas este fim de semana. Na Eliminatória 2, logo após ter assumido a terceira posição, a duas voltas do fim, foi ‘virado’ para fora de pista pelo francês Stan Ratajski, vindo a terminar em 21º. Nas duas derradeiras Eliminatórias, correu com toda a sua motivação, vencendo ambas, sem contestação.
Hoje, na chuva, o jovem da DR venceu a Pré-Final B, para a qual nem partiu muito bem, caindo da primeira à quinta posição em duas curvas. Com a pista bastante escorregadia, Xavier Lázaro depressa encontrou o melhor ritmo, encetando uma recuperação que só terminou a meio da quarta volta, quando assumiu a liderança, que não mais largou até final.
No final, Xavier Lázaro não se esqueceu de agradecer a quem tanto se esforça para que ele na pista possa retribuir. “Muito obrigado à minha família, sempre presente com toda a força para me ajudar. Obrigado também ao Danilo e a toda a DR, ao meu mecânico Gregório e ao Marco Salemi pelos excelentes motores”.
Com três das cinco rondas da WSK Super Master Series já concluídas, aconteça o que acontecer a Niccoló Perico, Xavier Lázaro sai de Lonato na liderança da categoria, restando apenas definir qual a sua vantagem pontual. A próxima etapa desta competição, a cargo da WSK Promotion, corre-se de 5 a 9 de março, em Franciacorta.












