Yohan Sousa: “Sem um bom motor é impossível tentar obter bons resultados”

Por a 26 Abril 2016 10:37

Yohan Sousa foi o único representante luso no Campeonato da Europa CIK-FIA da categoria KZ2, que teve lugar no último fim de semana, em Essay.  O piloto português – esta época integrado na equipa italiana Chiesa Corse – fez os possíveis com o material que a equipa se disponibilizou, tendo bastantes limitações ao nível do motor e só mesmo com muito esforço conseguiu garantir o apuramento para a Final, na qual ainda rodou na 18ª posição, mas sem um motor colaborante teve de ceder lugares e terminou na 24ª posição.

Atendendo que Yohan Sousa cumpre este ano a sua segunda época a competir no Campeonato da Europa CIK-FIA da categoria KZ2, tem natural ambição, em condições normais – sem toques e incidentes –, em qualificar-se diretamente para as Finais (reservada a 34 pilotos) e depois lutar naturalmente por bons lugares entre os melhores do mundo… apesar de estar a escassos dias de ainda completar 16 anos de idade.

Mas na primeira prova, disputada este fim de semana, no circuito francês de Essay, o piloto português começou por viver um ‘pesadelo’ logo nos treinos cronometrados, dado que sem um motor colaborante não conseguiu melhor do que a 17ª melhor marca da sua série e a 38ª da geral. Previa-se que o problema seria resolvido para as mangas de qualificação, mas a verdade é que persistiu, pelo que não foi de admirar ver Yohan Sousa a somar um 18º, um 23º e um 19º lugares e concluir assim as mangas na 39ª posição!

Assim, na pré-final 1 – que apurava os 17 primeiros classificados para a Final –, o piloto português largou do 20º lugar e cruzou a meta na 13ª posição, conseguindo com muito esforço o apuramento para a Final, dadas as condições do motor. Antes da Final, Yohan Sousa ainda disputou a pré-final (já com os 34 finalistas) para determinar a grelha de partida, sendo 25º classificado, posição da qual arrancou para a última corrida. Sempre sem baixar os braços e para ‘minimizar o prejuízo’, o piloto português fez tudo o que estava ao seu alcance para obter o melhor resultado… e o possível foi o 24º lugar. “Não esperava tantas dificuldades. Sem um bom motor é impossível tentar obter bons resultados entre os melhores do mundo. Estamos muito tristes porque foi um fim de semana em que estivemos sempre limitados. Não podemos estar numa equipa como a Chiesa Corse e correr com um motor muito mau. Na Final, aguentei enquanto pude, mas depois tive de ceder a passagem aos mais rápidos. Fiz o que estava ao meu alcance e terminei na 24ª posição”, comentou, no final da prova, Yohan Sousa.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas CIK - FIA
últimas Autosport
cik-fia
últimas Automais
cik-fia
Ativar notificações? Sim Não, obrigado