Campeonato de Portugal de Karting KIA: Viana do Castelo já atribuiu um título

Por a 17 Julho 2019 09:38

Um total de 75 pilotos disputaram no último fim de semana a quarta e penúltima prova do Campeonato de Portugal de Karting KIA, no Kartódromo de Viana do Castelo

A jornada organizada pelo Clube Automóvel do Minho já entregou o título de campeão nacional Juvenil a Adrián Malheiro, enquanto Romeu Mello (Iniciação), Noah Monteiro (Cadete), Tomás Ribeiro (Júnior), Luís Caetano (X30), Ricardo Borges (X30 Super Shifter – geral e Sénior), Hugo Marreiros (X30 Super Shifter Master) e João Dias (X30 Super Shifter Gentleman) também saíram vitoriosos na prova minhota.

Categoria Iniciação
Romeu Mello garantiu um fim de semana praticamente perfeito. O líder do campeonato venceu as duas mangas de qualificação e também triunfou na Final, onde teve forte oposição. Guilherme Morgado foi o 2.º classificado nas mangas e na Final, enquanto Joana Lima completou o pódio de Viana do Castelo. Xavier Lázaro foi o mais rápido nos treinos cronometrados e conseguiu dois terceiros lugares nas mangas e o 4.º lugar na Final. Francisco Iglesias completou o top 5 e estabeleceu a melhor volta da Final (1m21,264s), enquanto o ‘rookie’ Francisco Correia foi o 6.º classificado.

Categoria Cadete
Na categoria Cadete, Pedro Cachada foi o mais rápido e Maria Germano Neto impôs-se na primeira manga de qualificação. Na segunda manga, vitória para Noah Monteiro, que também triunfou na corrida decisiva, subindo ao pódio acompanhado por Tiago Lima e Tomás Gomes. Santiago Alves, o autor da volta mais rápida da corrida (52,359s), foi o 4.º classificado da Final, terminando na frente de Rodrigo Seabra, que também integrou o top 5. A corrida decisiva ficou marcada por um incidente na última volta, que impediu Maria Germano Neto e Martim Marques de terminarem nos dois primeiros lugares.

Categoria Juvenil
Líder da categoria Juvenil, Adrián Malheiro confirmou a sua superioridade na ronda minhota e sagrou-se bicampeão nacional por antecipação. O jovem luso-espanhol foi o mais rápido nos treinos cronometrados e depois ganhou as duas mangas de qualificação e a Final, deixando Manuel dos Santos no 2.º lugar, com o jovem piloto de Lisboa a registar a melhor volta da corrida (50,111s).
José Pinheiro também lutou pelos primeiros lugares e completou o pódio, terminando na frente de Francisco Costa, que voltou a demonstrar evolução, e do jovem moçambicano Rúben do Vale, que fez a sua estreia a competir em Portugal.

Categoria Júnior
Luís Alves começou por ser o mais rápido nos treinos cronometrados, vencendo depois a manga de qualificação de sábado. No domingo, Ivan Domingues foi o mais forte na segunda manga de qualificação e seriam estes dois pilotos a discutir o triunfo na Final, embora ambos tenham sido penalizados na corrida decisiva.
Tomás Ribeiro foi, assim, o vencedor, chegando ao seu segundo triunfo da época, depois da vitória obtida em Fátima. Henrique Cruz recuperou até ao 2.º lugar final, na frente de Luís Alves e Ivan Domingues. Registo ainda para Luís Leão, que em Viana do Castelo também conseguiu terminar nos cinco primeiros.

Categoria X30
Guilherme de Oliveira começou por garantir a pole position nos treinos cronometrados, mas foi Luís Caetano a surpreender a concorrência nas duas mangas de qualificação. O jovem leiriense confirmou a sua rapidez na Final e venceu. Manuel Leão foi o 2.º classificado, na frente de Mariana Machado. O líder Guilherme de Oliveira foi 4.º classificado e autor da volta mais rápida (44,491s). Lourenço Monteiro fechou o top 5.

Categoria X30 Super Shifter
A categoria onde competem os karts equipados com caixa de velocidades viu Tiago Teixeira ser o mais rápido na sessão de treinos cronometrados e vencer as duas mangas de qualificação. Na Final, foi Ricardo Borges o primeiro a ver a bandeira de xadrez, triunfando na geral e na categoria Sénior, com escassos 0,332s de vantagem sobre Tiago Teixeira. Líder do campeonato absoluto à chegada a Viana do Castelo, Hugo Marreiros foi o 3.º classificado da geral e o vencedor entre os Masters, enquanto Rodrigo Ferreira e Ana Rita Teixeira – a competir com uma lesão nas costelas – completaram o top 5. O madeirense João Dias venceu na Gentleman.
A quinta e última prova do Campeonato de Portugal de Karting KIA disputa-se no Kartódromo de Baltar, nos dias 14 e 15 de setembro.

1
Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
xandaline
Membro
xandaline

A reportagem sobre a prova de karting no nº2168 é realmente um exemplo de que certos ‘jornalistas’ deviam ter ido para profissionais de estatística. Todo o texto é um simples debitar de classificações. Mais nada. Um conselho: ponham só a classificação e a volta mais rápida. Assim ainda têm menos trabalho.Hoje em dia com a força da internet, uma publicação para fazer a diferença, fazer com que o leitor opte pela edição em papel, esta tem de ser atrativa. Contar histórias, emoções, agarrar o leitor. Para estatísticas serve a internet. O vosso José Manuel Costa é um bom exemplo do… Ler mais »

últimas CIK - FIA
últimas Autosport