Bom começo no karting

Por a 30 Março 2008 18:46

No sábado, com o sol a manifestar-se e a pista seca, disputaram-se os treinos cronometrados, que ditaram a grelha para a primeira manga classificativa. Em KF2, Carlos Coito, em Maranello/Vortex, averbou o melhor tempo (52,831), seguido de David Rambeau e António Martinez. Luís Lousada, em Birel, fez a “pole” da KF3 (53,984), posicionando-se João Barros na frente da grelha de partida da KZ2, com 51,765. Com o bom tempo a manter-se, no sábado disputou-se ainda a primeira manga de qualificação, impondo-se de novo Carlos Coito, em KF2. João Correia, em KF3, bateu Luís Lousada por 176 milésimas de segundo, ao passo que em KZ2 se impôs de novo o campeoníssimo João Barros.

Mas domingo trouxe a chuva e, sobretudo, a incerteza, com a pista a secar em determinados momentos, para logo de seguida voltar a chover.

Na pré-final, com as corridas declaradas de chuva, e a adopção dos inevitáveis pneus com sulcos, mudaram-se alguns protagonistas, e baralharam-se os resultados. Em KF2 venceu Mauro Marques, com o protagonista da primeira corrida a ficar-se pelo décimo posto, enquanto Luís Lousada manteve a liderança em KF3. Mas o insólito veio a ocorrer em KZ2: com a pista a secar, a maioria dos pilotos tinha optado por pneus slick.

Contudo, novo aguaceiro veio confundir os dados, e impôs-se a montagem de pneus de chuva. Só que o curtísimo tempo de que dispunham os concorrentes levou a que a direcção de prova não facilitasse um segundo: parque fechado, então, e só dois pilotos a disputar a manga. Com a particularidade de um deles ter slicks montados, enquanto o outro tinha pneus de chuva. Resultado: 8 pilotos a ver passar o dueto desigual, que terminou o seu carrossel com quase 39 segundos de diferença: Rita Graça em primeiro, André Serafim em segundo, se assim podemos dizê-lo.

À tarde, foi-se alternando entre nuvens, sol e…sol. E depois mais uma ameaça de chuva, a aumentar a emoção. Em KF3, Luís Lousada e João Correia protagonizaram uma corrida cheia de emotividade, com Francisco Abreu a intrometer-se no prélio durante as primeiras voltas.

Alternando a liderança, os dois pilotos entregaram-se à luta e Lousada só conseguiu assegurar a vitória na penúltima curva antes da bandeirada final.

Seguiu-se a corrida de KF2, com o tempo a aguentar-se e, portanto, slicks montados. Sendo o pelotão mais numeroso, os KF2 tiveram uma intervenção interessante, com luta renhida entre o segundo e o terceiro, Luís Martins e Mauro Marques, impondo-se finalmente o primeiro, com a vitória a caber a David Rambeau. Mais atrás, o excesso de entusiasmo acabou por pôr fora de corrida alguns dos participantes, designadamente Carlos Coito, que se ficou pela nona volta.

Em KZ2, a tal prova que terminou com a chuva a ameaçar regresso, os irmãos Barros, João e Elias, impuseram o seu andamento como quiseram. Primeiro Elias, depois João, chegando este em primeiro com Elias a uma décima de diferença. Nos lugares intermédios, muita luta entre Miguel Raposo e Luís Santos. Mas um toque numa disputa de trajectória acabaria por relegar o ex-campeão nacional de Inter A para a quinta posição, o que veio a ser rectificado com a desclassificação imposta a Ruben Lozano, inicialmente classificado em 4º.

Quanto ao Futuro…

Os mais jovens pilotos, entre os 7 e os 13 anos, distribuídos pelas categorias de cadetes e juvenis, e que disputam o Troféu do Futuro, encerraram a competição. Como já se disse, pena que este pelotão não fosse o mais numeroso, mas reconheça-se a entrega e entusiasmo dos jovens pilotos.

Em Juvenis, com sete pilotos de idades compreendidas entre os 10 e os 13 anos, a 1ª. manga foi vencida por Eduardo Jesus, no sábado, piloto que viria a repetir o resultado em todas as outras mangas, até à Final.

Quanto a Cadetes, os mais novinhos de todos, de 7 a 10 anos, a grelha um pouco mais nutrida contava com 10 pilotos. Tomás Mota venceu a primeira corrida, ao passo que Diogo Pinto veio a assegurar a vitória na segunda. Na final, disputada com garra, os primeiros lugares disputavam-se à décima de segundo, sempre com Tomás Mota a marcar o ritmo. A chuva voltou a ameaçar a cinco voltas do fim, e caindo com intensidade, acabou por ditar a interrupção da corrida à sétima volta. E Tomás Mota, que liderava, assegurou nova vitória, seguido a cerca de meio segundo por Daniel Fernandes e Diogo Pinto.

Classificações

Campeonato de Portugal

KF2

1º. – David Rambeau (Zanardi/Iame)

2º. – Luís Martins (PCR/Iame)

3º. – Mauro Marques (Tonykart/Vortex)

4º. – Filipe Carvalho( Zanardi/Parilla)

5º. – Pedro Silva (Tonykart/Vortex)

KF3

1º. – Luís Lousada (Birel/MRC)

2º. – João Correia (Zanardi/MRC)

3º. – Francisco Abreu (Maranello/TM)

4º. – Aitor Serra (Tonykart/Vortex)

5º. – André Costa (PCR/PCR)

KZ2

1º. – João Barros (Birel/TM)

2º. – Elias Barros (Birel/TM)

3º. – Luís Santos (Birel/TM)

4º. – Miguel Raposo (Tonykart/TM)

5º. – André Serafim (Spirit/TM)

Troféu do Futuro

Cadetes

1º. – Tomás Mota (Tonykart/Vortex)

2º. – Daniel Fernandez (Birel/Vortex)

3º. – Diogo Pinto (FA/Vortex)

4º. – Rita Teixeira (Tonykart/Vortex)

5º. – Afonso Faria (CRG/Maxter)

Juvenis

1º. – Eduardo Jesus (Tonykart/Iame)

2º. – Miguel Lino (Tonykart/Iame)

3º. – Henrique Chaves (Tonykart/Iame)

4º. – José Faria (Birel/Iame)

5º. – João Carvalho (Intrepid/Iame)

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas KARTING
últimas Autosport
karting
últimas Automais
karting
Ativar notificações? Sim Não, obrigado