Regra dos oito motores inclui sextas-feiras

Por a 28 Janeiro 2009 11:56

As novas regras referentes aos motores na Fórmula 1 limitam a sua utilização a oito propulsores por piloto ao longo da temporada, sendo que podem ser usados como as equipas quiserem. No entanto, os treinos de sexta-feira deixarão de estar isentos dessa regra, com os pilotos a terem, também, de usar um motor inserido no leque dos oito permitidos.

O mesmo foi confirmado por Charlie Whiting, da FIA, explicando que “agora, para as 17 corridas, os oito motores terão de ser utilizados nos três dias de grande prémio”.

Como exemplo, e acerca desta primeira fase do campeonato, Whiting disse que “o que as equipas deverão fazer é ter um motor para a sexta-feira, o qual fará os primeiros quatro grandes prémios. No sábado e domingo usarão outro motor”.

Whiting clarificou, ainda, que nenhum piloto será penalizado por mudar de propulsor de uma corrida para outra ou ao longo do fim-de-semana. “A penalização só ocorrerá caso seja utilizado um nono motor”, referiu.

Recorde-se que em 2008, os pilotos podiam usar um motor diferente nos treinos livres de sexta-feira. Para além disso, eram obrigados a usar o mesmo motor em duas corridas consecutivas.

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport