A Fórmula 1 enfrenta no próximo fim de semana um desafio mais difícil com o GP da Malásia, com um circuito de Sepang a ter o asfalto mais abrasivo num ambiente de muito calor e monções. A Pirelli elegeu para a prova asiática os seus compostos duros e médios, que tal como todos os outros apresentam-se mais fortes e com uma degradação menos acentuada, embora mantendo o desempenho e espectáculo em corrida.
Paul Hembery, diretor desportivo da Pirelli, explicou o contraste entre a suavidade e frio de Melbourne a “superfície altamente abrasiva e o ambiente de temperaturas muito mais altas de Sepang”. O responsável lembrou que além de ser um desafio para pilotos e monolugares, é-o também para os pneus, e “não nos devemos esquecer que ainda estamos num ponto muito inicial da aprendizagem. As condições húmidas na qualificação da Austrália permitiu às equipas ter uma amostra dos pneus intermédios e de piso molhado de 2014, e este conhecimento pode ser muito útil em Sepang”, disse.
Jean Alesi, piloto consultor da Pirelli, acrescentou que “a Malásia é uma das corridas mais difíceis do ano, quer para pilotos, quer para os pneus. O maior inimigo dos pneus será a degradação térmica, e outra coisa que associo sempre à Malásia é a chuva forte. Não penso que alguém pudesse prever a taca de dispersão de água que temos agora. O grande problema de Sepang pode ser a água parada, e a visibilidade é também muito difícil para os pilotos”.
Sepang é uma pista rápida com curvas de alta velocidade, e as equipas costumam privilegiar altas forças aerodinâmicas. Com os pneus duros, a Pirelli visa responder às condições extremas do traçado malaio, enquanto os médios têm níveis de funcionamento mais alargados este ano. Os pneus frontais esquerdos são os mais solicitados, podendo atingir aos 120º C de temperatura, e em termos de fricção o GP da Malásia é o quarto que mais exige daqueles pneus, a seguir a Silverstone, Barcelona e Suzuka.
Escolhas de pneus da Pirelli para 2014:
GP da Austrália: Macios e Médios
GP da Malásia: Médios e Duros
GP do Bahrein: Macios e Médios
GP da China: Macios e Médios









