Nico Rosberg matreiro, Lewis Hamilton pouco maduro…

Por a 27 Maio 2014 17:00

O fim de semana da Mercedes no GP do Mónaco de F1 ficou marcado pela polémica em que se envolveram Nico Rosberg e Lewis Hamilton, e se depois do que sucedeu na qualificação – quando o alemão teve uma saída de pista em Mirabeau e foi pela escapatória impedindo o seu colega de equipa que rodava logo atrás de lutar pela pole position – Rosberg bateu Hamilton em toda a linha, há-de ficar para sempre a dúvida relativamente à sua atitude. Foi premeditada ou não.

Rosberg acabou por vencer facilmente a corrida mais desejada do ano, mas ficará para sempre a dúvida se conseguiu a decisiva pole position devido a um erro legítimo ou se forçou a amostragem da bandeira amarela para impedir Hamilton de o bater. Seja como for, conseguiu os seus objectivos, regressou à liderança do Mundial e deixou, claramente, Hamilon á beira dum ataque de nervos e em conflito com a equipa.

Já o piloto inglês, não tem nada que se aponte à sua pilotagem, pois esteve praticamente perfeito ao longo de todo o fim de semana, mas o seu comportamento fora do carro não foi o melhor, por exemplo, quando não cumprimentou no pódio Nico Rosberg. Tal como disse Niki Lauda depois, nem nos seus piores momentos com Alain Prost, quando este era seu companheiro de equipa deixou de o cumprimentar, por uma questão de educação, mas, pelos vistos, o que Hamilton sentia no momento era demais, sequer para apertar a mão ao seu colega.

É verdade que Hamilton tem legítimas razões para acreditar que Rosberg se comportou de forma incorrecta e saiu de pista para o impedir de melhorar o seu tempo, mas estas coisas decidem-se intra-muros e não com ameaças veladas de atirar o companheiro de equipa para fora de pista, o que fez ao [retirar] trazer à baila a forma de Ayrton Senna lidar com Alain Prost. Ora todos sabem o que se passou em 1990 em Suzuka, também depois de uma polémica que envolveu uma sessão de qualificação. Hamilton tem de ser mais maduro e, pelos vistos, bastante mais matreiro do que tem sido até agora, pois em termos de pilotagem não resta a mais pequena dúvida que é mais forte que Nico Rosberg. Só que o alemão desta feita foi mais forte. Resta saber se com matreirice à mistura…

Wolff deixa avisos

Toto Wolff, Diretor-executivo da Mercedes afirma que tem a certeza que Nico Rosberg não saiu de pista de propósito mas já avisou que não vai permitir que a zanga entre os seus pilotos vá muito longe: “Se existir um eventual acidente por culpa de um deles isso vai significar que tê-los deixado livres em pista não resultou e se isso suceder temos que intervir de forma chata, ou seja, impor ordens de equipa”, disse. Como normalmente quando se zangam as comadres, descobrem-se as verdades, ficou a saber-se que Lewis Hamilton não está ‘limpo’ em toda esta história porque na corrida de Barcelona a equipa ordenou-lhe que poupasse o motor, com um programa menos exigente e o inglês fez ouvidos de mercador, algo que Rosberg também já fizera no Bahrein, e portanto já não há inocentes nesta guerra: “há faltosos dos dois lados e isso não poderá voltar a suceder” disse Wollf. Antes disso, Hamilton revelou que “os jornalistas deveriam ter acesso à telemetria que eu tive. Tudo o que pude fazer foi sorrir…” disse Hamilton.

Niki Lauda já avisou que vai falar com o inglês porque “ele é muito emocional, o que se compreende mas não pode tratar o Nico com desrespeito. Ele tinha que lhe apertar a mão pois o Nico mesmo perdendo corrida atrás de corrida sempre o congratulou. A verdade é que para se vencer na F1 não se pode ser um menino do coro. Apontem-me um bom rapaz! O Fernando Alonso? A tensão está a crescer sem dúvidas, mas temos que garantir que não sai de controlo.”

Por fim, Nico Rosberg põe água na fervura: “Tenho certeza de que ele não está convencido de que errei de propósito por isso vamos sentar-nos e conversar, como sempre fizemos. Tivemos momentos difíceis no karting, conversámos e superámos” concluiu.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado