Max Mosley: “Querem impôr regras façam o vosso campeonato”

Por a 4 Junho 2009 10:27

Em entrevista publicada ontem pela revista suíça “Motorsport Aktuell”, o presidente da FIA, Max Mosley foi claro: “Quem faz as regras é a FIA. Há 60 anos que é assim e vai continuar dessa forma. Algumas das  propostas que a FOTA apresentou são absolutamente irreais, como por exemplo o pedido de um novo Pacto de Concórdia. Não é possível que esteja pronto a 12 de Junho (data em que a FIA revela as equipas aceites para o próximo Mundial de F1). Para mim é óbvio que a FOTA tenta dificultar ao máximo o caminho que abrimos para as novas equipas. Temos um conflito, e vamos ver quem vai vencê-lo. Para mim as coisas são claras: Se querem impor as vossas próprias regras então façam-no num vosso campeonato. Mas garanto que haverá campeonato de Fórmula 1.”, referiu Mosley.

O que pretende a FOTA

As nove equipas da FOTA (Williams foi suspensa por se ter inscrito no Mundial de 2010) inscreveram-se no Campeonato do Mundo de F1 do próximo ano, mas o que aconteceu na realidade foi que a FOTA encontrou uma maneira de se manter unida. Agora, esta associação vai forçar a FIA a decidir se quer manter as coisas como elas estão ou obrigar as nove equipas associadas a abandonarem os Grande Prémios e a criarem o seu próprio campeonato para competirem em 2010.

Segundo explicou Stefano Domenicali: “as equipas submeteram uma inscrição de conjunto que só nos compromete a continuar no campeonato da FIA se esta aceitar as nossas condições: que um novo Pacto da Concórdia seja assinado até ao dia 12 de Junho; que as regras técnicas e desportivas tenham por base os regulamentos de 2009 com as alterações por nós propostas e que diminuirão em muito os custos de participação das equipas; que não exista tecto orçamental por esse não fazer sentido face às nossas propostas; e que as nove equipas que estão activas no seio da FOTA sejam aceites em bloco sem que nenhuma fique de fora do Mundial de 2010. Caso sejam respeitadas as nossas exigências, teremos todos muito gosto em continuar na F1 para além do final deste ano, pois com o novo Pacto da Concórdia todas as equipas se comprometem a permanecer na categoria até ao final de 2010; caso isso não aconteça, iremos estudar em conjunto alternativas para continuarmos a competir ao mais alto nível, pois a F1 deixará de ser o topo de tecnologia e da competição automóvel.”

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado