GP Bahrein F1: Notas AutoSport (restantes equipas)

Por a 9 Abril 2018 15:52

Continuação da análise às equipas

 

McLaren: Temeu-se um desastre

A qualificação deixou os homens da McLaren perplexos. Mais uma vez o sábado não foi o melhor dia da equipa de Woking mas desta vez a Toro Rosso colocou um homem na Q3 o que fez soar os alarmes. Houve reunião e certamente que irão ser tomadas medidas. A equipa sabe que tem muito a melhorar para realmente se juntar ao pelotão da frente de forma regular. Mas em corrida o cenário foi melhor, com Alonso novamente a fazer um grande arranque (um hábito) e a mostrar bom andamento. Vandoorne, por seu lado, teve um arranque péssimo, caiu para último e teve de recuperar terreno, algo conseguido graças a uma boa estratégia da equipa. Duas boas exibições. A McLaren tem de melhorar muito na qualificação e tem de encontrar mais performance no carro. Não estão tão mal quanto os testes fizeram crer, mas não estão tão bem quanto as chefias querem deixar transparecer. Alonso resumiu bem a situação: “Temos de dar um passo em frente significativo”.

Fernando Alonso: Nota 8

Stoffel Vandoorne: Nota 8

McLaren: Nota 7

 

Alfa Romeo Sauber: De regresso aos pontos

Não é todos os dias que podemos elogiar Ericsson mas hoje podemos fazê-lo sem reservas. O sueco interpretou da melhor forma a estratégia arrojada de uma paragem apenas, e fez render os médios o quanto pôde.  Terminar em nono, à frente de Force India, Renault, Haas e Williams, para uma equipa que no ano passado não aspirava a mais do que fechar o baile, é um passo significativo. Leclerc não teve uma corrida fácil, ainda assim ficou em 14º, o que tendo em conta a concorrência que deixou para trás, dificilmente pode ser considerado mau. Mas Ericsson esteve realmente em bom nível e roubou o protagonismo à jovem estrela emergente. Para a Sauber é um sinal de que o trabalho está a ser bem feito e este resultado é bem motivador para uma estrutura que ainda está numa fase de reorganização.

Marcus Ericsson: Nota 9

Charles Leclerc – Nota 7

Sauber – Nota 8

 

Force India – Melhorias sem resultados práticos

Em Melbourne estrearam um carro praticamente novo, e no Bahrein uma asa completamente nova. Nos F1 modernos a asa dianteira tem um papel fulcral na performance de um carro pois direcciona o ar para as áreas que vão crias mais apoio aerodinâmico, mas pelos vistos esta nova evolução não teve os efeitos desejados e a nova peça foi rejeitada, algo raramente visto na Force, especialmente desde o uso do túnel de vento da Toyota. A equipa teve de usar a configuração anterior e obviamente os ganhos do carro não foram os que se antecipavam antes do fim de semana. Perez ficou com a corrida arruinada logo na primeira curva com o toque de Hartley e Ocon esteve envolvido em várias lutas e conseguiu um ponto para a equipa que inicialmente tentou fazer apenas uma paragem mas teve a meio da corrida de reverter para uma estratégia de duas.  Um início algo lento por parte da Force.

 

Sérgio Perez : Nota 6

Esteban Ocon:  Nota 7

Force India: Nota 7

 

Williams – No fundo da tabela

Sirotkin, que finalmente fez a sua primeira corrida completa, fez um resumo do problema do Williams : “Não conseguimos seguir os adversários. O ritmo não foi mau mas quando estamos atrás de outro carro não conseguimos segui-los e danificamos muito os pneus.” Há portanto um problema fundamental no Williams que é necessário resolver e o ritmo apresentado foi de facto mau. Stroll não conseguiu sair do último lugar na qualificação e em corrida, embora com uma boa largada, foi obrigado a entrar mais cedo nas boxes para trocar de asa dianteira. Está a ser um péssimo início de ano para a equipa e até as coisas melhorarem vai se preciso algum tempo.

 

Sergey Sirotkin: Nota 6

Lance Stroll: Nota 6

Williams : Nota 4

 

 

Red Bull – Uma corrida que não chegou a acontecer

Um fim de semana frustrante para os Red Bull. No paddock circulava o rumor que os Red Bull eram os mais rápidos em configuração de corrida, o que lhes poderia dar motivos para sorrir no domingo.  Mas a qualificação não correu bem  e a corrida durou apenas uma volta. Verstappen arriscou passar Hamilton de forma agressiva mas deu-se mal com a manobra que resultou num furo e mais tarde numa desistência com um problema no diferencial, Ricciardo viu a sua máquina morrer no meio da pista sem possibilidade de fazer o que quer que seja. Verstappen é provavelmente um dos pilotos mais talentosos  do grid e a sua postura agressiva tem este reverso… por vezes o resultado não é o desejado. Talvez o holandês tenha de refrear um pouco o seu ímpeto. Não deve deixar de arriscar e ser agressivo pois faz parte da sua identidade mas as vezes compensa levantar o pé e dar mais uma volta até encontrar uma solução menos arriscada, não que deva ser apontado como culpado no toque com Hamilton. Fez o que tinha a fazer naquela situação, mas parece algo nervoso em pista este ano.  Um fim de semana com pouca história.

 

Daniel Ricciardo / Max Verstappen / Red Bull: sem nota

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado