Última hora: Nico Rosberg anuncia retirada da Fórmula 1

Por a 2 Dezembro 2016 13:55

Numa decisão inesperada, o novo campeão em título Nico Rosberg acaba de anunciar a sua retirada da Fórmula 1. O piloto alemão revelou a chocante notícia numa conferência de imprensa prestada por ocasião da  Gala FIA, confirmando depois na sua página de facebook esta medida.

 

OS NÚMEROS DE NICO ROSBERG EM 2016

Nove triunfos, menos um do que Lewis Hamilton. Mas ainda assim suficientes para garantir o primeiro título da carreira. Eis os números de Nico Rosberg em 2016:

1 – Título mundial. O primeiro campeonato de Rosberg significa também que 2016 foi a primeira vez que o alemão terminou à frente de Lewis Hamilton desde que ambos se tornaram colegas de equipa, em 2013.

2 – O número de filhos de antigos campeões do mundo que repetiram os feitos dos pais. Graham Hill venceu por duas vezes o título, em 1962 e 1968, enquanto o seu filho Damon triunfou em 1996. Já Nico Rosberg segue os passos de Keke, que foi campeão em 1982 com a Williams, apesar de apenas ter vencido uma corrida.

3 – O número de campeões de nacionalidade alemã. Não havia nenhum quando Rosberg nasceu, em 1985, mas desde então venceram Schumacher, Vettel e o próprio. Nico é também o terceiro campeão do mundo da Mercedes, depois de Juan Manuel Fangio e Lewis Hamilton, e igualmente o terceiro piloto a sagrar-se campeão em Abu Dhabi, nas oito visitas do calendário da Fórmula 1 ao traçado de Yas Marina.

9 – O número de triunfos de Nico Rosberg em 2016. Desde a primeira vitória, em 2012, o piloto tem subido mais vezes ao lugar mais alto do pódio a cada ano que passa. 10 vitórias em 2017?

11 – O número de temporadas que Rosberg precisou para vencer o primeiro título na Fórmula 1.

13 – O número de voltas que Nico Rosberg realizou fora do top 10 em 2016.

33 – Nico Rosberg foi o 33º campeão da história da Fórmula 1.

50 – A percentagem de campeonatos ganhos por pilotos alemães nos últimos dez anos (Vettel 2010-13, Rosberg 2016).

75 – A percentagem de voltas que Rosberg cumpriu dentro dos três primeiros classificados em 2016 – 957 voltas em 1268.

Em atualização…

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
39 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
ayrton4ever
ayrton4ever
7 anos atrás

A classy move from a classy man…uma bofetada de luva branca na cara do Hamilton, que tenha muita sorte na reforma.

Cumpts

Génesis
Génesis
Reply to  ayrton4ever
7 anos atrás

bofetada de luva branca na cara do Hamilton??? então porquê?

ayrton4ever
ayrton4ever
Reply to  Génesis
7 anos atrás

O Hamilton, provavelmente, quereria provar em 2017 que ele merecia este campeonato, daí a bofetada de luva branca, fica sem resposta.

Cumpts

ernie
ernie
Reply to  ayrton4ever
7 anos atrás

Eu acho que Hamilton provou durante toda a época, que merecia este campeonato.
Parece-me é que Rosberg ia ter muito mais dificuldade em provar para o ano (e seguintes), que merecia este campeonato.
Uma bofetada de luva branca pressupõe o desafio para um duelo, não uma retirada de cena.
Hamilton fica sem resposta, porque Rosberg nem deu hipótese de ser questionado. Virou a costas. Ah pois é!

Génesis
Génesis
Reply to  ernie
7 anos atrás

Ia responder ao ayrton mas subscrevo o ser comentário visto que está excelente.

ernie
ernie
Reply to  Génesis
7 anos atrás

Obrigado pelo cumprimento. É bom saber que alguém corrobora a minha opinião, até porque acredito que vou “apanhar bastante” de muitos fans de Rosberg, que lá no fundo estão algo desiludidos pelo seu idolo não ir à luta, embora não reconheçam (alguma frustração?).
Não sou propriamente fan de Hamilton (nem tenho idolos), mas que é capaz de fazer a diferença quando é preciso ir buscar um décimo, acho que ninguém tem duvidas, e que amadureceu ao ponto de ter um excelente controlo de corrida também não.
Tornou-se um piloto tão veloz e calculista como os melhores de sempre.

mharyus
mharyus
Reply to  ayrton4ever
7 anos atrás

Mas isso também pode ser visto como não tendo tido confiança para provar em 2017 que mereceu o título em 2016.

ernie
ernie
Reply to  ayrton4ever
7 anos atrás

Uma bofetada de luva branca, no Hamilton? Não vejo como.
Se vamos comparar algo com Hamilton, e se tivermos em conta alguns novos valores, e que com as novas regras ou a Mercedes repete a´vantagem de 2014, tudo ficará (ainda) mais difícil para um piloto como Rosberg, a quem falta um bocadinho de talento natural para fazer a diferença.
A mim parece-me uma retirada estratégica, em que sai como campeão, como Stewart, Lauda ou Prost, e não pela porta pequena como aconteceu com Schumacher ou Button por exemplo.
Very wise and avoiding decision!

ayrton4ever
ayrton4ever
Reply to  ernie
7 anos atrás

Não digo que não, realmente falta-lhe, como piloto, aquele momento danoninho…falo da luva branca porque suspeito que o Hamilton se preparava para o tentar humilhar em 2017…mas isso sou eu e a minha imaginação eheheheheh

ernie
ernie
Reply to  ayrton4ever
7 anos atrás

Pois eu acho que Hamilton se está bem lixando para ter Rosberg ou não em 2017. Creio que vai ter muito com que se entreter com os rapazes da RB e talvez os Ferrari. Muita gente para humilhar Rosberg, e ele sabe disso, por isso, faz de conta que vai ao WC, e “pira-se sem pagar a conta”. Eheh!
Talvez seja uma definição de “estofo de campeão” que desconheço.

zedasrodas
Reply to  ayrton4ever
7 anos atrás

ao fim destes anos todos descobriu que nunca mais ia ser o campeão da treta daí mais vale fugir pela porta grande do que pela porta dos fundos, luvas brancas é menos pole’s, menos vitorias e acima de tudo menos «avarias»

edge
edge
7 anos atrás

Realizou um sonho, foi campeão de F1 ao bater o seu colega de equipa que é um dos melhores de sempre.
Saí pela porta grande.
Gostava era de ver se a Mercedes tem coragem de ir buscar o Max Verstappen. Esta sim, seria uma dupla explosiva, talvez mais que Senna/Prost, mas acredito que a sorte irá calhar ao Pascal Wehrlein. De rejeitado e preterido face ao Ocon, a 2º piloto da Mercedes. Há dias de sorte. Ou isso, e num cenário algo rebuscado, contratavam o Button.

mharyus
mharyus
Reply to  edge
7 anos atrás

Se com esta dupla “pacifica” ficaram com mais cabelos brancos, imagina com o Max…

tifosi
tifosi
7 anos atrás

Escreveu o seu nome na modalidade pelas 11 épocas que correu e pelo título conquistado. Faz o que Schumacher, Alonso e Vettel não conseguiram fazer, sair no auge e pela porta grande. Quem o substituirá?

zbranco
zbranco
Reply to  tifosi
7 anos atrás

O AFC está disponível ☺️

edge
edge
Reply to  tifosi
7 anos atrás

Não me vou alargar em demasia, mas, você queria que o Vettel aos 26 anos e o Alonso aos 25 anos, tivessem abandonado a F1 apenas para que pudessem sair por cima?

tifosi
tifosi
Reply to  edge
7 anos atrás

Eu não disse que queria, apenas referi que Rosberg fez o que quase ninguém consegue fazer, sair aquando do seu auge para ser recordado pelos grandes feitos e conquistas. Vettel foi Tetracampeão em 2013, Alonso foi Bicampeão em 2006…ainda não saíram e veja o que têm feito. Schumacher não devia ter voltado para a Mercedes quando se reformou da F1 e da Ferrari.

edge
edge
Reply to  tifosi
7 anos atrás

O “você queria” era uma pergunta de retórica. Mas voltando ao ponto, você acha que o Alonso após vencer 2 títulos seguidos em tão tenra idade e depois de se mudar para a McLaren em 2007, que ele ou alguém poderia imaginar que ele não voltaria a vencer mais nenhum titulo? Nem ele aos 25 e nem o Vettel aos 26 iriam se reformar apenas para sair pela porta grande. Apesar de uma época menos conseguido o Vettel terminou em 4º e no ano passado ainda teve o vice-campeonato na mira. O Alonso só destoou nestas ultimas 2 épocas apenas… Ler mais »

tifosi
tifosi
Reply to  edge
7 anos atrás

Sim, de facto ninguém ia adivinhar que Alonso 10 anos depois do seu bi-campeonato não ia conquistar mais título nenhum. Qualquer um de nós na situação do Espanhol e do Alemão da Ferrari faria o mesmo, até que pilotar para a Ferrari é o sonho de qualquer um. Uma coisa é certa, é uma decisão corajosa. Concorda com esta retirada de Rosberg?

edge
edge
Reply to  tifosi
7 anos atrás

Se olharmos para o novo paradigma de idades na actual F1 em que a entrada já esta nos 18 anos e a saída na casa dos 35, acredito que o Rosberg aos 31, iria estar no máximo apenas mais 3 anos na F1.
Ao sair agora com a idade que tem, com o titulo no bolso e sem saber se com as novas regras os Mercedes iriam ser rápidos (veja se o andamento da Ferrari de 2004 para 2005), acho que foi muito corajoso em sair e provavelmente, sem nada a provar, tomou a decisão certa.

ernie
ernie
Reply to  tifosi
7 anos atrás

Alonso, Schumacher, Vettel? Eu acho que Button é mais comparável, no entanto todos eles fizeram por defender os seus títulos, incluindo um tal de Keke…
Outros pilotos, como Lauda, Stewart ou Prost, também se retiraram logo após o título, mas não foi à primeira.
Há campeões que saem pela porta grande, e CAMPEÕES que saem pela PORTA PEQUENA.

mharyus
mharyus
7 anos atrás

Agora só falta a Mercedes despedir o Hamilton, como chegou a ser falado…

ernie
ernie
Reply to  mharyus
7 anos atrás

Exactamente! Já que o campeão não vai defender o título, a equipa vai estoicamente defender os seu princípios! HAAAA 😀 !

mharyus
mharyus
Reply to  ernie
7 anos atrás

Já agora, quem ficará com o número 1 no carro?

ernie
ernie
Reply to  mharyus
7 anos atrás

Há uns anos atrás, foi colocada essa questão (1993 – 6ª fª, mais ou menos a esta hora), e Damon Hill ficou com o #0 (que deu no que deu). Mas hoje em dia, quem sabe as regras, sabe que cada piloto escolhe um número quando entra para a F1, que fica seu enquanto permanecer, e que o #1 está sempre reservado para o campeão em título, mas só se este o quiser, porque pode ficar com o seu escolhido. Veja Hamilton, que desde que saiu esta regra tem conservado o #44. Como tal, não vai haver #1 em 2017,… Ler mais »

racingmachine
racingmachine
7 anos atrás

Gostava de ver Rosberg defender o seu título em 2017 e depois sim retirar-se mas compreendo perfeitamente a decisão. Sai no topo e de repente abre-se o lugar mais apetecível da grelha para 2017!

ernie
ernie
Reply to  racingmachine
7 anos atrás

O lugar mais apetecível na grelha já estava definido: Hamilton e mais alguns valorosos rapazes, um deles bem jovem. O lugar que ficará em aberto, é o menos apetecível, era só de Rosberg, e ele fugiu agora dele a sete pés, como rato de navio que sabe que se o Mar tem estado bravo nestes últimos 2 anos, em 2017 o mais certo é ser um temporal maior que o Katrina, e ele (Rosberg) não tem uma par “daquelas coisas” à altura, e não estou a falar de mãos, será de “pulmões”.

racingmachine
racingmachine
Reply to  ernie
7 anos atrás

Então o ernie está a dizer-me que um lugar num Mercedes F1 não é apetecível? Ninguém diria que não a um convite do Toto Wolf e ninguém tem medo de se meter com o Hamilton ou com os “touros” , pelo contrário, matariam por uma oportunidade de o fazer!

ernie
ernie
Reply to  racingmachine
7 anos atrás

As minhas desculpas! Percebi (mal) que se estava a referir ao lugar de mais directo rival de Hamilton, mas se quer dizer apenas o outro Mercedes, então acho que a fila deve dar 3 voltas ao Nördschleiff, e estão todos bem juntinhos, tão encostados a empurrarem-se que até parece coisa de… Bem não vou dizer, porque não quero ser acusado homofobia. 😀

Não me chateies
Não me chateies
7 anos atrás

Se o Lewis soubesse, já o tinha deixado ser campeão do mundo há 2 anos atrás. Só falta a Mercedes abandonar imediatamente a F1, como a volkswagen e Audi fizeram.

ernie
ernie
Reply to  Não me chateies
7 anos atrás

Se a Mercedes abandonar, não será pelas mesmas razões, pelo menos que se saiba.

pneu-quadrado
pneu-quadrado
7 anos atrás

Como adepto de f1 devo fizer que torço pelo vettel e estava a torcer nestas últimas 4 corridas torci pelo Roseberg para que ganhasse o título
E com muita tristeza que oiço esta notícia dolerosa se o Roseberg continuasse podia ser o próximo melhor alemão na f1 lutando com o vettel
Cumprimentos de um vettelista
Desejo um EXCELENTE futuro

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  pneu-quadrado
7 anos atrás

Pelos vistos 4 corridas não chegaram para aprender a escrever o nome do homem.

F1_4ever
7 anos atrás

Pronto, saiu a sorte grande ao Pascal Wehrlein.

Pity
Pity
Reply to  F1_4ever
7 anos atrás

E provavelmente a terminação ao Nasr 🙂

can-am
can-am
7 anos atrás

Uma bomba ! Ninguém estava à espera.Estou admiradissimo .Muitas coisas que se passaram este ano começam agora a fazer sentido .

nakamura
nakamura
Reply to  can-am
7 anos atrás

Foi a primeira coisa que pensei, as teorias da treta até que podem fazer algum sentido.

MiguelCosta
MiguelCosta
7 anos atrás

Não estava nada à espera disto. Já ganhou e de certeza que estes anos na Mercedes com o Hamilton foram para ele muito desgastantes, sai por cima porque não foi campeão por acaso. Giro deve ser os pilotos todos a tentarem agarrar aquela vaga… À excepção do Kimi claro, porque esse ainda não deve saber de nada!

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado