Toleman TG183 B (1983-1984): O primeiro F1 de Ayrton Senna

Por a 11 Abril 2024 11:49

O Toleman TG183 B foi uma versão evoluída do TG183 que correu na temporada de 1982, sucedendo ao primeiro monolugar da equipa, o TG181/TG181 B, com que a Toleman se tinha estreado nesse ao na F1, então com Derek Warwick e Teo Fabi. O TG183 B estreou-se em 1983 e fez toda a temporada, com Warwick e Bruno Giacomelli ao volante. Nesse ano, apesar de não ser competitivo, permitiu que Warwick acabasse as quatro últimas corridas nos pontos (4º na Holanda, 6º na Itália, 5º no GP da Europa e 4º na África do Sul) e que Giacomelli fosse 6º no GP da Europa. No total, a Toleman arrecadou dez pontos e classificou-se em 9º lugar na tabela dos Construtores. Warwick foi 14º entre os Pilotos, com nove pontos.

A Toleman entrou na temporada de 1984 com o mesmo TG183 B e o chassis tornou-se histórico por ter sido o primeiro monolugar que Ayrton Senna pilotou na F1. Foi, também, pilotado pelo antigo Campeão do Mundo de Motociclismo (350cc, em 1975, com a Yamaha), o venezuelano Johnny Cecotto nos mesmos quatro GP do início desse ano. Com Senna, foi por duas vezes 6º (África do Sul e Bélgica), mas também lhe “ofereceu” a sua única não-qualificação da sua carreira, em San Marino. Com Cecotto, nunca chegou ao fim nos mesmos GP. O TG183 B caraterizava-se pela sua asa traseira dupla e por ter montados nas asas de frente os radiadores. Esta configuração tornava a frente muito instável, levantando a alta velocidade e acabou por ser alvo de modificações mais convencionais no final da sua vida útil, mas sem grandes alterações competitivas. No GP de França foi substituído pelo bem mais eficiente TG184.

O que é a Toleman?

O Toleman Group – hoje com ramificações em todo o Mundo, desde o Brasil à Ásia – é uma grande empresa de transporte de mercadorias, em camiões, que foi fundada por Edward Toleman, em 1926 com o propósito de transportar os carros da Ford que eram feitos na fábrica de Old Trafford,perto de Manchester. Dois anos mais tarde, a empresa mudou-se para Dagenham, uma cidadezinha dos arredores de Londres, que ficava mais perto da sede da Ford – até finalmente ir para Brentwood, onde hoje está ainda. Nos anos 50, Albert, filho de Edward, tomou as rédeas da companhia mas, quando morreu em 1966, ao leme ficaram o seu filho mais velho Ted, como CEO e Bob, como diretor executivo.

O envolvimento dos Toleman no desporto motorizado começou ainda nos anos 50, com Albert a participar em ralis, no início da década, antes de usar um Dellows em corridas de “sport”. Juntamente com Jeff Jeffries, venceu o campeonato TEAC em 1954 e 1955, que se disputava nos arredores de Londres e estavam para participar no Monte Carlo, quando Albert ficou doente.

Mais tarde, nos aos 60, os irmãos Ted e Bob mostraram interesse em corridas de motonáutica – que mantiveram durante algum tempo Enquanto se associavam, em 1968, a um jovem visionário chamado Alex Hawkridge, então com 23 anos (23/09/1945), faziam também corridas de “sport” e de “fórmulas”. Bob Toleman acabou por morrer em 1976, numa corrida de Fórmula Ford, em Snetterton, aos 30 anos.

Agora sozinho com Alex a liderar a arte técnica, Ted decidiu começar a construir, quase sem apoios chassis para monolugares de categorias de promoção, fundando para isso a Toleman Motorsport. Em 1977, participaram de forma quase anónima no campeonato britânico de FF 2000 e, em 1978, compraram um March de F2 para Rad Dougall correr na série britânica desta categoria.No ano seguinte,Hawkridge contratou Rory Byrne, que era projetista na Royale, mas a equipa continuou a usar chassis de outras marcas em 1979, no caso feitos pela Ralt e com motores de Brian Hart. Nesse ano, Brian Henton juntou-se a Dougall e acabou por ser vice-Campeão da Europa de F2, com duas vitórias (Mugello e Misano). Em 1980, sagrou-se campeão, com mas três vitórias, pilotando o primeiro chassis com onome Toleman – os TG280/TG280 B.

Em Novembro desse ano, a Toleman anunciou que iria subir à F1 em 1981. Chegou-se a discutir com a Lancia o desenvolvimento de um motor turbo, mas a opção recaiu num motor derivado do bloco Hart de F2, numa altura em que a F1 começava a ser dominada pelos turbo.

A estreia foi no GP de San Marino, a 3 de Maio, mas o Town TG181 era um mau chassis e ainda por cima submotorizado e com muita falta de potência. Nesse ano, Henton apenas se qualificou para o GP de Itália, sendo 10º e Derek Warwick somente alinhou no último GP, no Ceasars Palace, abandonando. O ano seguinte, 1982, não foi muito melhor, embora então fosse mais fácil a Warwick e Teo Fabi(que substituiu Henton) passarem das qualificações, apesar de terem desistido em mais de 80% das corridas.

Na verdade, apenas em 1983 e 1984 (neste ano, com Ayrton Senna), a Toleman deu nas vistas na F1. Foram os anos de ouro, com um total de 26 pontos e três pódios (com Senna, em 1984).O último ano da Toleman na F1 foi em 1985, com Fabi e Piercarlo Ghinzani. Deixou a F1 a 3 de Novembro, no GP da Austrália, após um total de 70 GP, dos quais 57 efetivamente disputados.

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