SONDAGEM: O QUE DEVE FAZER A FIA NO CASO COLTON HERTA? – Resultados

Por a 15 Setembro 2022 12:30

Colton Herta tornou-se num dos protagonistas da F1 sem nunca ter feito uma corrida na categoria máxima do desporto motorizado. O piloto americano tem sido visto como potencial substituto de Pierre Gasly na Alpha Tauri, caso este se mude para a Alpine. Mas Herta tem um problema. Com 32 pontos na sua superlicença, faltam 8 pontos para chegar aos 40 necessários para poder correr na F1 e isso está a causar alguma celeuma no paddock.

De um lado, temos um grupo que defende que as regras têm de ser alteradas e que não faz sentido que pilotos de qualidade que correm na Indy ou noutras categorias, não possam dar o salto para a F1. Outros defendem que é preciso manter o sistema e que só assim se valorizam as categorias de iniciação e a entrada na F1.

“O desporto tem de respeitar as regras”, disse Stefano Domenicali. “Claro, os pilotos americanos, ou outros, são muito importantes. Se ele é elegível para vir para a F1 porque tem os pontos, é uma notícia fantástica.  Mas há uma pirâmide que tem de ser subida, há um protocolo a respeitar, e essa é a situação. Portanto, é realmente o que acredito ser correto fazer”.

Já Zak Brown, que anda muito ativo no mercado, defende mudanças:

“Mohamed (ben Sulayem) está a fazer muitas revisões de coisas que herdou”, diz ele a Racer, “e penso que todo o sistema de licenças precisa ser revisto. Percebo que as regras são regras e as regras não devem ser desrespeitadas. Mas questiono-me se só porque são regras que estão em vigor agora, se são corretas. Alguém do calibre de Colton ou do calibre de Pato [O´Ward], ou metade do pelotão aqui (na IndyCar) têm capacidade para a Fórmula 1. Mas penso que se alguém como Colton, que ganhou muitas corridas de IndyCar, não é elegível para uma superlicença, então penso que precisamos rever o sistema”.

Já foi referido recentemente que os Treinos Livres poderão dar pontos à superlicença e outras soluções poderão ser escolhidas. O que é certo é que este tema ainda vai dar que falar.

Na sondagem feita há uma divisão clara entre as pessoas que sugerem uma revisão total do sistema e as que sugerem manter o sistema tal como está. Há balança tende ligeiramente para a revisão total do sistema (43.9%), mas muitas pessoas votara na opção de manter tudo tal como está (38.6%). As opções que referiam “exceções especificas” e “abolir o atual sistema” tiveram votações mínimas.

Não há, portanto, uma tendência clara e os nossos leitores parecem divididos quanto ao caminho a segir e que, para já, continua a ser discutido.

Vox Pop

Pity 

No que respeita a leis, costumamos ouvir os juristas dizer que não se deve mudar uma lei, por causa de um caso específico, embora se possa discutir a sua alteração para futuro. Se aplicarmos esta máxima a este caso, eu diria que, neste momento, e para 2023, se deve manter tudo como está, mas abrir a discussão com vista a um aperfeiçoamento da tabela, Exceções, só se houver outra pandemia.

Cágado1

As regras ou são para cumprir, ou não estão lá a fazer nada. A FIA fez estas regras, para que não apareçam pilotos apenas pelo seu interesse comercial, tem de as usar quando é isso que está em causa. Se as quiserem mudar, que mudem, mas não por um caso específico.

Juro que ainda por cima não percebo porquê tanto alarido com o Colton Herta! Nem na terra dele ganhou nada de significativo, porque é que se havia de abrir uma exceção para vir para a F1. Se ainda fosse o Palou, ou o O’Ward!…

Se querem aumentar o interesse nos EUA, deixem é entrar a Andretti e os pilotos logo se seguirão.

#99 

Sem dúvida que as leis e regulamentos têm que ser respeitados. O desporto evoluí e a sociedade também. As leis por vezes, têm que ser ajustadas perante essa evolução. Agora nunca poderá ser alterada para favorecer esta ou aquela situação assim como fez e faz o Poutine.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Não me chateies
Não me chateies
1 ano atrás

Divididos? 62% a favor da mudança e 38% a favor da manutenção, clara maioria absoluta.

RedDevil
RedDevil
1 ano atrás

Não respondi à sondagem porque a “minha opção” não estava contemplada…
Dava muito trabalho acrescentar a opção “Respeitar as regras no presente mas fazer uma revisão para alteração futura”?
PS- Qual é a diferença entre “excessões” e “exceções”? lol … umas são para manter e as outras são para rever…

Pitão
Pitão
1 ano atrás

Já agora, uma pergunta, como se obtêm os pontos na superlicença? É só através da F2 e F3? As outras corridas de monolugares não contam? E principalmente a Indicar?

Obs: com tantos filhinhos de papá na F2 e F3 vamos ter muitos Latifis e Strols no futuro da F1, se é isso que querem então estão no bom caminho…

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  Pitão
1 ano atrás

Não só, em todas as competições mesmo sem oposição. Agora vem aí mais uma nova Fórmula Regional Indiana desde 18 Novembro até 18 Dezembro vai dar 18, 14, 12, 10 etc. Mais facilidades para qualquer um conseguir obter uma superlicença.
https://en.wikipedia.org/wiki/FIA_Super_Licence

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado