Sondagem: Deve a McLaren começar a usar ordens de equipa?

Por a 3 Setembro 2024 16:00

A McLaren tem desperdiçado alguns pontos por culpa própria e tem dificultado a sua tarefa de tentar suplantar a Red Bull na luta pelo título. Algumas decisões estratégicas e desportivas têm influenciado o resultado de certas corridas e comprometido as aspirações da estrutura britânica. 

Um tema que se tem falado muito desde o GP de Itália é a necessidade, ou não, de implementar ordens de equipa. Lando Norris é o piloto mais próximo de Max Verstappen no campeonato e tem mostrado a regularidade necessária para levar a luta a bom porto. No entanto, tem claudicado de forma clara nas primeiras voltas, perdendo lugares e desperdiçando potenciais vitórias. Pode até dizer-se que Norris é pouco feroz nos primeiros momentos da corrida, o que o tem prejudicado. 

Oscar Piastri mostrou uma firmeza e uma determinação muito maior na largada em Monza, levando a melhor sobre o seu colega de equipa no confronto direto. Não tem mostrado a mesma capacidade nas qualificações, onde tem estado um furo abaixo de Norris, e na gestão de pneus, onde Norris tem sido melhor. No entanto, Piastri está a pouco mais de 100 pontos de Verstappen e a sua candidatura ao título é muito mais frágil que a de Norris, que também ainda não é tão forte quanto se desejaria.

O que aconteceu em Monza poderia ter sido evitado se houvesse ordens claras da equipa e os pilotos não perdessem tempo com lutas internas. Talvez a McLaren tenha desaproveitado uma oportunidade de fazer uma dobradinha e aproximar-se ainda mais da Red Bull. Há já várias vozes que pedem para a McLaren usar ordens de equipa para garantir que a equipa não desaproveita as oportunidades de se aproximar da Red Bull e de Lando Norris se aproximar de Verstappen.

Queremos saber o que o leitor acha. Será que a McLaren deve recorrer a ordens de equipa? A equipa deve dar prioridade a Lando Norris em detrimento de Oscar Piastri? Ou deve manter a filosofia aplicada até agora? O leitor tem a palavra.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

28 comentários

  1. inoferreira

    3 Setembro, 2024 at 16:19

    Claro que sim, já o devia ter feito, senão daqui a pouco dá a sensação que o Piastri é que está a fazer de Perez a roubar pontos ao Lando.

  2. Cágado1

    3 Setembro, 2024 at 16:51

    SIM! Na Hungria já era tarde!

    • Zacspeed

      4 Setembro, 2024 at 14:34

      Na Hungria já deram ordens de equipa, só que no sentido contrário á luta pelo campeonato

  3. malhaxuxas

    3 Setembro, 2024 at 18:07

    Claro que não.
    Esqueçam o campeonato de pilotos de favor. Norris certamente não quererá ser lembrado por ter ganho um mundial, que duvido muito, subalternizando o colega na secretaria.
    Depois, se o Piastri não correr para ganhar, apenas para segundo, já não é mais um Racing Driver. Quem o disse? Esse mesmo que estão pensando, numa resposta ao Stewart. Esse competia SEMPRE para ganhar, aliás como o Schumi.
    Por isso meus caros, deixem-se de tretas. Se a Mclaren embarcar nessa palhaçada, perdeu o Piastri para outra equipa de topo.
    Aí, se for a SF, não faltarão elogios por parte dos actuais aziados com o rapaz.

    • Cágado1

      3 Setembro, 2024 at 20:31

      Se o Piastri não entender que neste último 1/3 do ano é o Norris, mas para o ano poderá ser ele, é burrinho e não merece ser campeão um dia. Não quer dizer que não mude de equipa, mas não pode ser por no último 1/3 a equipa actual escolher um 1º piloto. (É capaz de não entender, tal como saltou da Alpine à 1ª oportunidade, que é a única coisa que me faz duvidar dele.)

      • malhaxuxas

        3 Setembro, 2024 at 21:03

        Eu cá não duvido nem um pouco.
        Será campeão na Mclaren e já para o ano.
        Saltou da Alpine e muito bem. Equipa sempre medíocre. Só mostra inteligência. Norris não tem qualquer chance de ser campeão. Max, Hamilton e Piastri estão noutra liga. Tudo o resto é folclore para boi dormir.
        Max vai voltar a ganhar e é já a seguir.

      • simiao jms

        3 Setembro, 2024 at 21:08

        Qd era o Schumacher com o Barrichello e Irvine e o Alonso com o Massa, 1/2 mundo defendia que não deveria haver ordens para benefício do espectáculo. O caricato é que agora essas pessoas para interesse próprio defendem o contrário….
        Situações sem ordem pode resultar num desencontro tipo Hamilton/Rosberg em Espanha.
        Tem interesse?

    • simiao jms

      3 Setembro, 2024 at 21:04

      Mas sabia bem o chora andar a dar de avanço sem ter necessidade de ajuda…
      Para bem do desporto deveria ser de igual para igual… Mas para quem está de fora e desejar que o favorito não perca o título, aplaude não haver ordens de equipa!…
      O pior é se mesmo assim, não chega, até porque mais equipas poderão tirar o título só holandês…. E era lindo.

    • Nrpm

      4 Setembro, 2024 at 0:19

      Pssssttt… mas desde quando títulos de Campeões do Mundo de F1, não têm/tiveram ‘passes de bastidores’?
      Paletes tiveram!
      Deve andar por cá há pouco tempo para não saber isso…
      O Schumi corria sempre para ganhar, mas nunca admitiu concorrência dentro da equipa. Era sempre Number One. Por isso têm o número de títulos que têm. O Prost odiava os colegas de Team, até influenciava quem entrava e quem não entrava. Senna era rebarbativo com os da mesma cor. O Lewis tolera-os, mas entalou alguns.O Alonso é como se sabe, cortante. Vettel, foi o que se viu Multi21, até o Webber se ter fartado.
      Por isso deixe-se de ideias peregrinas, os campeões não são só mãos e acelerador, também têm táctica e ‘jogo’ e aritmética – progressões crescentes e potências. Pense nisso.

  4. Rui

    3 Setembro, 2024 at 19:15

    Não. No final serão convidados para a festa da Red Bull.

  5. Pity

    3 Setembro, 2024 at 20:24

    ´Claro que sim. Norris é o único que pode tirar o título ao Verstappen.
    A demora em tomar essa decisão já tirou 10 pontos ao Norris (7 na Hungria + 3 em Monza)

    • simiao jms

      3 Setembro, 2024 at 21:10

      Mas o max nesta altura pode perder o título sem que o Norris tenha de vencer provas…. andam lá +6… Sim pq o Sérgio, coitado, já não conta …

      • Pity

        3 Setembro, 2024 at 21:54

        Vamos pensar de forma objectiva. O Max não vai terminar em 6º em todas as corridas. Mesmo que não volte a vencer, o que não é certo, o mais natural é que termine em 2º ou 3º.-
        Agora vamos fazer contas: faltam oito corridas mais três sprint, o que faz praticamente nove corridas. Neste momento a vantagem do Max é de 62 pontos, se dividirmos por 9, dá 6,8. Ou seja, se o Max for segundo até ao fim, Norris teria que vencer todas e com a volta mais rápida. As contas para o Leclerc ainda são piores e mais nenhum tem hipóteses.
        Quando se fazem este tipo de contas. temos de fazê-las pela diferença mínima, não pela máxima

    • malhaxuxas

      3 Setembro, 2024 at 21:14

      Treta. Isto não é campeonato de solteiros contra casados.
      São profissionais de topo. Ninguém anda ali para ser segundo.
      E a Mclaren não é a Ferrari. Não tem essa de primeiro e segundo piloto. Só tem primeiro piloto. Já na Ferrari ambos são segundos pilotos. É assim que eu vejo. Sainz a caminho da Williams e Leclerc ainda tudo para provar. Está há imensos anos na Hiper Mega Super equipa e ZERO campeonatos.
      Mas devo ser eu que estou desfocado da realidade.
      E digo mais.
      Muito gostaria de ver já para 2026 Max na Mercedes e Piastri na Red Bull. Podem crer que não dariam espaço para mais ninguém.
      Tudo o resto é telenovela mexicana. Haja saco!

      • Pity

        3 Setembro, 2024 at 21:59

        Não estamos no início do ano, estamos num momento em que apenas um dos pilotos tem hipóteses matemáticas reais de vencer o título, meta isso na sua cabeça e deixe as paixões ou as embirrações de lado.
        PS: lembra-se de 2007?

      • Nrpm

        4 Setembro, 2024 at 0:37

        Sabe qual é o mind setting do Piastri: Webber mode!
        Nem é por acaso que o MW é australiano e por coincidência menager dele.
        Como o MW ficou frustrado pelas ordens e ‘desordens’ que ele não percebia na Red Bull – falavam em alemão, claro -agora vai montar um grand- casino com o OP (preto, vermelho, par, ímpar… arrisco muito ganho? perco?… ganhei mas não sei como foi, nem festejo, pois de facto tenho menos moedas que o outro), e vingar-se de toda a F1 que o deixou ir-se embora desconsolado e auto-vexado !

  6. pedropadua69gmail-com

    3 Setembro, 2024 at 21:45

    Huuummmm… 🤔

    Pensando melhor… é melhor não!!! 😁

    Assim como está fica mais divertido ver o Piastri como fiel escudeiro do Max: “Piastri is a Legend”, segundo o holandês já sussurrou no padock! 😂

  7. NOTEAM

    4 Setembro, 2024 at 9:01

    Obviamente que sim. Porém como tudo na vida, existem algumas nuances que devem ser levadas em conta.
    A Mclaren não pode simplesmente impedir que o Piastri lute com o Norris em pista desde a volta número um!
    Deve aludir ao máximo respeito em pista, suponho que seja esse o significado das já famigeradas “papaya rules”, mas não pode proibir as aspirações legitimas que o Piastri tem em ficar o mais acima possível na tabela de pilotos, ou simplesmente a sua vontade de ganhar corridas.
    O Piastri está a uma distância pontual menor em relação ao Norris, do que este em relação ao Max, é evidente que a equipa pode valorizar mais a luta em que o Norris está envolvido, o público em geral pouco ou nada quer saber se o Piastri quer vencer corridas e terminar na frente do seu colega de equipa no final da época, contudo não se pode simplesmente ignorar as ambições do Piastri, que volto a sublinhar, são absolutamente legítimas.
    Em relação ao que aconteceu em Monza, acho que foi uma boa oportunidade para a Mclaren intervir (existindo um conversa prévia com os pilotos obviamente), a certa altura ficou claro que a luta pela vitória já não estava em jogo, ambos os pilotos seguiam muito perto entre si, o que proporcionava uma fácil troca de posições, até porque o carro rival mais próximo não representava uma ameaça forte.
    Julgo que aqui imperava o senso comum, que o próprio Piastri não conseguia negar, a não ser que seja uma total besta quadrada, coisa que não acredito que seja.
    Se havia altura para a Mclaren “ajudar” o Norris na sua luta pelo título como ficou prometido na Hungria, era agora!
    Não concordo é que se deve proibir o Piastri de atacar e fazer a sua corrida dentro da maior normalidade possível, porque até à bandeirada final, há uma série de imponderáveis que podem mudar por completo o rumo das corridas, e neste sentido o Piastri acredita que pode levar vantagem sobre o seu companheiro de equipa.
    Por fim, falemos de Norris.
    A nove corridas do final, face a um colega de equipa que se tem revelado tão ou mais rápido ao longo da época, que se encontra a 44 pontos de distância (atenção que Leclerc está a 21!) exigir que este sirva apenas para fazer fazer de tampão, não me parece assim tão correcto.
    Até para beneficiar de ordens de equipa, é preciso fazer pela vida. O Norris terá de continuar a ser mais rápido, terá de continuar a ser agressivo (neste caso aconselhava-o a ser mais agressivo do que tem sido) terá de se colocar numa posição em que a equipa seja forçada a tomar a decisão final a seu favor, caso seja necessário fazê-lo.
    Está tudo do lado do Norris, ele só precisa de limpar os macaquinhos que tem na cabeça e ir a jogo.

    • Pity

      4 Setembro, 2024 at 9:49

      Se o Norris tivesse sido mais agressivo, no momento em que o Piastri o ultrapassou, tinham ficado lá os dois. Aquilo a que chamam falta de agressividade, eu chamo cabeça.

      • NOTEAM

        4 Setembro, 2024 at 10:08

        Não necessariamente.
        Se o Norris tivesse ido até ao fim, o Piastri estando por fora, mais do que provavelmente teria recuado, ou seguido em frente, porque ser agressivo não significa obrigatoriamente não ter cabeça.
        Eu aconselhava o Norris a arregaçar as mangas e vestir o fato de macaco se quiser se campeão. Colocar-se a jeito para receber eventuais ordens de equipa, não ficar sentado á espera delas. Isto é o que eu lhe diria.
        Outros teriam abordagens diferentes, que eu respeito.

  8. Génesis

    4 Setembro, 2024 at 9:21

    Já o deviam ter feito.

  9. Canam

    4 Setembro, 2024 at 11:33

    Apesar de mais novo o Piastri é mais maduro que o Norris. Tem outra postura mais adulta. E parece melhor piloto. O Norris tem uma chance de ganhar o mundial , embora algo remota, mas exigir ordens de equipa, é algo que não me parece entrar na filosofia desta equipa, atendendo ao histórico,,embora esta Mclaren pouco tenha a ver com a de Ron Dennis.

    • Pity

      4 Setembro, 2024 at 12:15

      Tem razão, esta McLaren nada tem a ver com a do Ron Dennis, mas a postura é a mesma, tanto que ofereceu o título ao Kimi em 2007, merecido por sinal.

  10. joaopereira1696

    4 Setembro, 2024 at 12:40

    Deve dar ordens de equipa? Deve, aliás deviam tomar exemplo do que a Mercedes fez durante um par de anos para vencer a Ferrari. A grande questão que fica é que tipo de contrato tem o Piastri, pois pode ter um contrato que até ser matematicamente impossível ser campeão, não tem que ceder nada. E se na Hungria dá-se de barato porque a distância para Verstappen ainda era muita e a Red Bull ainda não tinha caído tanto, agora em Itália foi simplesmente surreal o início da corrida, e mesmo o final em que na última volta não trocam os pilotos entre segundo e terceiro. Mas para nós adeptos o que interessa é que iremos ter animação até ao fim

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1