Sondagem da Semana: Qual o formato mais indicado para o fim de semana de F1?

Por a 11 Fevereiro 2021 16:00

A F1 está a tentar novamente mudar o seu formato. Depois das críticas aos fins de semana menos animados, em que os resultados se tornam previsíveis, com o domínio da Mercedes a ofuscar o que de bom se passa no meio do pelotão e com a gritante diferença de performances entre os melhores e os restantes, a F1 ponderou “remendar” isso com mudança no formato do fim de semana.

Foi proposta uma ideia que contemplava o uso de grelhas invertidas. A ideia era bastante simples: no sábado, uma corrida de sprint (muito mais curta do que o grande prémio convencional) teria lugar em vez do actual formato de qualificação Q1-Q2-Q3, com uma grelha de partida definida na ordem inversa da classificação do campeonato. O resultado dessa corrida seria então a definição da grelha para o grande prémio no domingo. A ideia foi prontamente posta de lado, apesar de algumas insistências.

Agora fala-se do uso de uma corrida de qualificação. Uma sessão de qualificação para a corrida de sprint seria realizada no lugar da habitual segunda sessão de treinos livres na sexta-feira. A corrida sprint realizar-se-ia no sábado, com um terço da distância do grande prémio, e ofereceria pontos para os oito primeiros classificados, ao mesmo tempo que fixava a grelha para o domingo. A qualificação para a corrida de sábado aconteceria na sexta feira.

Na época passada tivemos a corrida de Imola com um formato revisto com apenas um treino livre, uma qualificação e corrida, que também serviu para baralhar as contas e tornar a corrida um pouco mais imprevisível.

O que queremos saber esta semana é o que o leitor acha destas propostas? Qual das propostas poderia ser a melhor? Ou o formato habitual está adequado ao que a competição e os fãs querem? A caixa de comentários pode e deve ser usada para dar voz à sua opinião.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
11 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Scb2
Scb2
3 anos atrás

O único problema é o facto de existir um carro que está muito à frente de todos os outros. Não há nada de errado no formato. Estar a mexer no que está bem seria ainda pior. Não se pode adulterar o resultado desportivo, devem é criar-se condições para maior nivelamento entre as equipas (tecto salarial, tokens de evolução, permitir diferentes soluções técnicas mas com custos controlados).

joaolima
joaolima
3 anos atrás

Manter o formato actual, reduzindo os treinos livres de sexta de 90 para 60 minutos.
Qualificação é qualificação, corrida é corrida. Não se devem misturar, não sendo natural fazer da qualificação uma corrida. Até porque um momento emocionante do fim-de-semana é o actual formato de qualificação. Não o estraguem!

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  joaolima
3 anos atrás

Concordo completamente a qualificação é um momento de animação, uma corrida de 10 voltas com receio de danificar os carros pode ser uma seca. Só não vejo vantagem de reduzirem os treinos livres, porque perco tempo de antena, ou seja um programa para falar de F1 em que perco uma hora.

Last edited 3 anos atrás by Não me chateies
Cágado1
3 anos atrás

Eu gosto do formato actual. A minha opção seria a contrária à tendência, aumentar treinos livres, voltar a ter rookies a testar nos treinos livres, para lhes ir dando rodagem.

Não me chateies
Não me chateies
3 anos atrás

O problema é a Mercedes e a falta de um 2º piloto à altura, enquanto a Mercedes dominou mas teve o Rosberg, havia animação garantida. Este ano sem a Ferrari ficaram com a cama feita. Por isso o formato para mim é para manter especialmente a existência de qualificação e pole position. Eu não gostava dos V8, mas nos últimos anos os motores estavam todos equiparados.

Pity
Pity
3 anos atrás

Gosto do sistema actual, quando muito, concordaria com redução do tempo de reinos livres, já que, em especial à sexta-feira, existem muitos tempos mortos, sem carros na pista. É um sistema que funciona e que, de vez em quando, permite umas surpresas. Não vejo motivo para alterações profundas.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Manter o formato actual mas dando pontos também na qualificação. Assim algumas equipas mesmo tendo problemas na corrida, ganharam alguma coisa na qualificação.

Pity
Pity
Reply to  Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Enquanto ,houver uma equipa muito superior às outras, não concordo.

necax007
necax007
3 anos atrás

Se o objectivo da F1 é reduzir custos, então parece-me que o formato actual com menos treinos seria a opção correcta.
Seja a opção de grelha invertida, seja a corrida de qualificação só vai colocar mais quilómetros nos motores. Isso significa muito provavelmente mais motores por carro, mais transmissões, mais combustível e de certeza mais acidentes. Tudo isto me parece contraditório com o tecto orçamental…
Se for apenas por opinião pessoal, eu mantinha o mesmo formato. A F1 tem muita coisa para corrigir. Porquê alterar o que está bem?

Last edited 3 anos atrás by necax007
Homem_do_Leme
Homem_do_Leme
3 anos atrás

PF não estraguem!

AyrtonGillesJim
AyrtonGillesJim
3 anos atrás

apenas desejo que a grelha invertida não seja sequer discutida.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado