Saiba como mudou o ‘Fanzone’ da Fórmula 1…

Por a 5 Julho 2018 12:23

A Liberty Media está com dificuldades de melhorar o espetáculo da Fórmula 1 em pista, mas fora dela, este tem aumentado fortemente, com a criação de autênticas ‘feiras populares’, onde os adeptos matam os tempos mortos entre sessões em pista, mas não só.

Tal como tivemos oportunidade de confirmar recentemente em Barcelona, há um mundo para explorar pelos adeptos, a Fanzone’, e pelo que poderá perceber na entrevista a seguir, as ideias dos homens da Liberty Media para o futuro são mais do que muitas…

Para já, em Silverstone, está a ser preparado um autêntico Festival de três dias, naquele que deverá ser um dos maiores e mais movimentados fins de semana da temporada da F1. Emma Hudson, da Fórmula 1 Eventos, explica melhor…

A Fanzone cresceu maciçamente em 2018 e Silverstone está definido para ser ainda maior. O que vai acontecer este fim de semana?

As nossas ativações na Fanzone dobraram o seu tamanho, já desde o GP de Espanha do ano passado. Um dos eventos mais visíveis é a ESports Arena, uma área de jogos com 16 lugares (playseats), e neste fim de semana ela será usada como parte da preparação para o ‘Draft’ da F1 Esports Series Pro.

Temos também algumas novas ativações para os adepto se envolverem, como o TV News Studio, onde se pode comentar um dos três destaques do GP da Grã-Bretanha. Temos um novo jogo de reação, como o Batak e o Guitar Hero, que é super divertido para as crianças. Também temos a comparação de ‘fitness’ de pilotos de F1 e, finalmente, um grande desafio de ‘pit stop’, que conta com seis equipas de seis pessoas disputando entre si e contra o relógio uma mudança de pneus.

Todas as ativações podem resultar, como prémio, passeios no paddock da F1, ou passes de paddock, bem como camisolas de edição limitada assinadas pelos pilotos de F1.

Já notaram alguma diferença na forma como as pessoas se envolvem com o Fanzone e as respetivas atividades? Será que melhorou a sua experiência de corrida?

Eu acho que sim. Mudámos a Fanzone este ano, com a ideia de que queremos que as pessoas sintam que entraram no mundo da F1: Queremos criar uma experiência de F1 mais imersiva.

E isso é complementado pelo conteúdo que colocamos no palco do Fanzone. Para os fãs de Silverstone, temos um programa realmente rico. Por exemplo, teremos Jenson Button e Guy Martin a falar sobre os próximos programas de TV. Também teremos a equipa Williams na Fanzone.

Teremos ainda na Fanzone elementos da FIA, pilotos de Fórmula 2 e GP3, Ross Brawn, Diretor da Fórmula 1, alguns fisioterapeutas da F1 aparecendo para contar experiências, incluindo o treinador de Kimi Raikkönen, Mark Arnall. E isto são exclusivos para os adeptos que lá estiverem…

Além disso, teremos ainda o Fan Forum, que em Silverstone deverá ser um dos maiores do ano. Tivemos cerca de 30.000 pessoas participando no passado, e por isso, este ano pode ser ainda maior.

Para os fãs, é a única vez que conseguem ver um piloto fora do paddock ou no pit lane. Eles fazem suas sessões de autógrafos durante a caminhada no pit lane, mas aí há um número limitado de pessoas.

Com o Fan Forum na Fanzone, qualquer um com um bilhete de acesso geral ao circuito pode aceder à Funzone e ir ver seus pilotos favoritos, enquanto eles assinam autógrafos e se encontram os fãs. Há horários estipulados, portanto é fácil escolher o que se pretende ver, sendo que tudo é feito nos intervalos entre sessões em pista.

Essa é a chave para nós: criar um mundo imersivo e trazer do paddock os principais ‘players’ para as pessoas, tornando a ligação aos adeptos mais acessível.

Este ano concentrámos-nos em tornar o conteúdo do palco da Funzone muito rico. Os pilotos são a cereja no topo do bolo, mas queremos trazer aos fãs todo o mundo da F1: diretores de equipa, engenheiros, pessoas da FIA, etc. Queremos apresentar aos adeptos todas as personalidades do desporto e mostrar a todos eles as várias ‘camadas’ dentro deste nosso mundo da F1.

A um nível pessoal, você gostou desse processo de crescimento do Fanzone nos últimos tempos?

Definitivamente. Quando se compara com o que fazíamos no início do ano passado, quando tínhamos apenas algumas tendas de venda, comida e bebida e uma pequena área de jogos, tudo mudou muito e nós realmente estamos a tentar melhorar muito a experiência dos adeptos no complexo de um Grande Prémio de Fórmula 1, criando zonas onde as pessoas possam estar o dia todo.

Nem tudo é sobre a ação da pista. Queremos que as pessoas se entretenham durante o fim de semana e tentamos construir um programa para atender a essa expetativa. Ainda temos um longo caminho a percorrer, há ainda uma enorme quantidade de conteúdos que queremos trazer para os adeptos.

Então, o que estão a pensar para o futuro?

No ano que vem, queremos ter zonas ao redor da pista, por exemplo, uma zona histórica da F1, mostrar carros antigos de F1, apresentar aos adeptos alguns dos grandes pilotos do desporto, ou aumentar ainda mais a zona ‘F1 Live’, aprofundando o lado ‘fitness’ das coisas.

É ótimo termos nossos ávidos fãs, mas também queremos atrair novos públicos, pelo que estamos a olhar para coisas como festivais gastronómicos, glamping (uma forma de campismo de luxo), coisas que nunca estiveram na F1 antes, mas que têm um apelo mais amplo. Queremos novas coisas para todos.

Queremos que tudo isto se torne um festival de três dias. O meu objetivo é que as pessoas saiam de um Grande Prémio e pensem: “Uau, eu simplesmente não tinha tempo para fazer tudo o que gostava”. E dessa forma esperamos que voltem…”

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