Robert Kubica e Jolyon Palmer: O que pode estar a acontecer…

Por a 15 Junho 2017 16:21

Cyril Abiteboul admite que Jolyon Palmer está sob forte pressão para fazer melhor esta temporada. Depois de ter feito o ano passado, na sua temporada de rookie, o suficiente para que a Renault não se preocupasse muito com a iminente saída de Kevin Magnussen, os responsáveis da Renault já perceberam que cometeram um erro com a manutenção na equipa de Palmer, que até este momento ainda não marcou um único ponto, ao contrário dos 18 que Nico Hulkenberg já conseguiu: “O Jolyon tem que fazer melhor” disse Cyril Abiteboul ao Canal Plus, estação de TV francesa: “ele tem contrato para este ano, e por isso tem que obter resultados, como toda a gente. Em primeiro lugar a equipa tinha que lhe dar um carro para fazer um bom trabalho, o que aconteceu. De qualquer modo não vou fazer ameaças, pois ele não precisa disso nesta altura” disse.

Só que Palmer não precisa que lhe digam nada, ele sabe bastante bem que este mundo da F1 é “cão” e neste momento sabem que já tem a porta de saída aberta. Se não fizer uma segunda metade de época que seja totalmente o oposto da primeira, a porta vai escancarar-se. E para ajudar à festa, depois do teste que Robert Kubica fez, os responsáveis da Renault ficaram moderadamente entusiasmados. Quem ficou muito ‘excitada’, foi a imprensa: “O Robert está a testar as sua capacidades e limites, e quando os conhecer, pode tomar uma decisão para o resto da sua carreira” disse um cauteloso Abiteboul. Quanto ao chefe de engenheiros da Renault, Alan Permane: “Ele estava bem preparado, tivemos somente que mudar alguns botões para o lado esquerdo do volante, mas nada de complicado. De resto é cedo para dizer mais mas estamos em contacto com ele, não há planos para continuar os testes, mas é possível que sim no futuro…”

Muito provavelmente, o que a Renault está a fazer é a tentar perceber se as capacidades atuais de Kubica lhe permitem regressar à F1, mas esse é um processo que pode demorar o seu tempo. Se os ‘resultados’ forem positivos, ninguém duvida que a Renault não vai hesitar em pô-lo a correr, mas também sabemos que só o fará se não lhe restar a mais pequena dúvida das capacidades físicas do polaco. É que podemos dar as voltas que quisermos à cabeça, mas este a 100 por cento nunca estará. Resta saber é se a percentagem do seu estado será suficiente…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
12 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
6 anos atrás

A verdade é que como Palmer não está a conseguir fazer nada, pode dar espaço a que Kubica regresse, fico contente por um, triste por outro, embora Palmer não seja nada de especial, custa sempre ter de sair pela porta pequena.

Se estivesse outro piloto mais talentoso no lugar de Palmer, Kubica não ia ter hipóteses de voltar. Espero que consiga e que faça boas exibições.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  Frenando_Afondo™
6 anos atrás

Triste pelo Palmer? Lol. Ainda se o gajo fosse humilde, mas nem isso!

addicta
6 anos atrás

A acontecer seria uma grande mais valia para a Renault

jo22101626
jo22101626
6 anos atrás

A acontecer seria uma grande notícia para os adeptos

RogerM
RogerM
6 anos atrás

O regresso do Kubica, seria algo nostálgico, mas em termos de performance, seria algo limitado. O Kubica ter dificuldades na rotação do pulso e antebraço direitos, o que leva a ter que usar o ombro para atenuar essas dificuldades e curvas apertadas. O problemas dos F1, para o Kubica, é serem estreitos para ele ter espaço para rodar o volante. Outra particularidade, é que ele costuma fazer as trocas de marcha com a mão esquerda. Mas mesmo condicionado…penso que ainda poderá ser competitivo.

depaula
depaula
Reply to  RogerM
6 anos atrás

Troca de marcha com a mão esquerda ? Como assim?

dumberdog
dumberdog
Reply to  depaula
6 anos atrás

Confesso que também não percebo como se passa de caixa só com a mão esquerda num F1, a não ser que tenha um selector/manete à esquerda da posição de condução ou como os WRC de há uns anos atrás em que o piloto empurrava a patilha para subir e a puxava para reduzir utilizando a mesma mão.

RogerM
RogerM
Reply to  dumberdog
6 anos atrás

É parecido com isso o que ele tem no volante. Usa a mesma patilha para reduzir e subir de marcha. Para além de alguns botões no volante terem sido mudados.

ernie
ernie
6 anos atrás

Sou grande fan de Kubica, e adorava vder o homem de volta. Mas estou convencido que a Renault a concretizar essa opção, é só porque seria um grande golpe de marketing para 2018, antes de o despachar para ir buscar Alonso ou outro para 2019. Alonso em 2018, vai estar na Indy, e se Kubica aceitar estar na F1 em 2018 com a Renault, tem que abrir a pestana, exigir testes, muito mais testes, e uma pipa de massa, porque se a coisa correr mal, ele fica mal visto (não para mim), e a Renault vai ganhar bué em termos… Ler mais »

dumberdog
dumberdog
Reply to  ernie
6 anos atrás

Ou o grande Alex Zanardi

ernie
ernie
Reply to  dumberdog
6 anos atrás

Não falei em Zanardi, porque infelizmente esse não tinha mesmo possíbilidade de voltar á competição ao nível em que a deixou, embora tivesse feito coisas muito boas nos BMW da ROAL nos turismos e da Marc VDS nos GT. No entanto, não duvido que teria coragem para isso. Falei em Lauda porque deve ser muito difícil fazer a barba de manhã em frente ao espelho e ir vencer um GP logo a seguir, Mick Doohan quase foi amputado, e conseguiu ser penta campeão com motos adaptadas, porque o pé esquerdo não tem qualquer mobilidade, Warwick apesar de nunca se ter… Ler mais »

can-am
can-am
6 anos atrás

O Palmer é um vulgar piloto que deve a carreira ao pai que tem. Sem lugar na F1 de caras. O Kubica era um bom piloto,embora nunca me parecesse ter estofo para ser um campeão mundial.
Depois de tantos anos fora e dos problemas de mão e braço será que está preparado para a F1 ?
Era bom,mas custa-me a acreditar.
Assim a Renault nunca,mas nunca chegará ao topo…se alguma vez foi essa a intenção deles… o que duvido !

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado