O humor ainda tem lugar na Fórmula 1, mesmo que seja mais uma forte alfinetada do que outra coisa qualquer. Helmut Marko, consultor da Red Bull, agradeceu a Ron Dennis por não ter permitido que a Red Bull negociasse com a Honda para 2015. Recorde-se que em 2014 a Red Bull entrou em choque com a Renault e começou a procurar novos fornecedores de motores, sendo a Honda uma das marcas sondadas, mas Dennis vetou que a marca nipónica pudesse negociar com outra equipa.
Agora dadas as dificuldades que a McLaren-Honda tem apresentado, muito devido aos problemas causados pelas ‘fraquezas’ apresentadas pela unidade motriz da Honda, Helmut Marko veio manifestar-se aliviado pelas negociações não terem avançado: “Tenho de dizer, pela primeira vez, que estou muito grato pelo Ron Dennis não nos ter deixado negociar com a Honda, caso contrário estaríamos agora com motores Honda”.
A Red Bull depois de ver a Mercedes e Ferrari a rejeitarem fornecer motores foi obrigada continuar a usar motores Renault. Em 2016 os motores foram rebatizados Tag Heuer e ‘observados’ pela Ilmor, mas este ano voltou a usar motores totalmente iguais aos da equipa de fábrica, a Renault. No entanto, segundo Marko, existe uma lacuna a ser preenchida para que a Red Bull possa lutar com as suas duas rivais: “Infelizmente somos a número três em muitas coisas. A Mercedes é superior à Ferrari, que só os alcança em corrida. A Mercedes é 0.5s mais veloz, apesar de Lauda só dizer 0.3s. O fim dos jokers foram uma bênção, se não tivessem acabado a Mercedes nunca seria alcançada…”, disse.










