Porquê, Nico?

Por a 2 Dezembro 2016 15:34

A decisão está tomada, Nico Rosberg recebeu o prémio de Campeão do Mundo de Fórmula 1 na gala da FIA que hoje se realiza em Viena e… pôs-se na alheta. Anunciou o fim da sua carreira. Sai em grande, com o título de Campeão, numa decisão que todos estranham neste momento. Mas que é brilhante! Nico Rosberg anda há uma data de anos a “levar na pá” de Lewis Hamilton, ganhou-lhe este ano, com tanto mérito seu, quanto sorte, porque quer queiramos quer não, Hamilton teve problemas a mais para quem quer ser Campeão, e o filho de Keke Rosberg aproveitou bem. Agora, sai em grande, sai no topo, nunca mais ninguém vai poder dizer como seria daqui para a frente, nunca mais vai ganhar um campeonato a Lewis Hamilton (ou a outro qualquer) mas também nunca mais vai perder. É uma decisão, que só por si, vai escrever um capítulo inteiro da rica história da F1, que nos seus 67 anos de história não tem nada, sequer, parecido.

Mas porquê, Nico? Ele explicou, em mensagem deixada no seu Facebook, mas nós e muitos mais acham que tudo isto é muito mais profundo do que parece: “Durante 25 anos de corridas sempre foi meu sonho, o meu único grande objetivo, tornar-me Campeão do Mundo de a Fórmula 1. Tive que sacrificar muito para isso, mas está cumprido, escalei a montanha, cheguei no topo, sinto-me bem. Mas para lá chegar, dei tudo como um louco, não ficou pedra sobre pedra, mas isso teve impacto na minha família, que eu amo muito, foi um esforço enorme para todos nós. Depois da corrida em Suzuka, o título ficou a partir desse momento nas minhas mãos, a pressão aumentou e eu comecei a pensar em abandonar se fosse Campeão do Mundo. De repente, ficou muito claro e a decisão tomei-a logo na 2ª Feira. Agora sinto um grande alívio e depois disto tudo vou abrir o próximo capítulo na minha vida. Vamos ver o que há na loja para mim… ”

Não é fácil interpretar o furacão de emoções por que pode ter levado a um desfecho destes, mas se calhar as coisas são bem mais simples do que parece. Basta olharmos para Fernando Alonso, que há muito colocou como objetivo ser tricampeão e cada vez está mais longe do ser. Provavelmente não serão poucos os pilotos que ao olharem para o que foram as suas carreiras, sentem que deviam ter saído bem mais cedo. Veja-se o caso de Schumacher, o que ele ganhou com o regresso – que se compreende – à Mercedes, depois de anos tão bons com a Ferrari? Ao fim ao cabo Nico Rosberg sai na mó de cima, como Campeão, nunca mais vai sofrer o que sofreu nas ‘mãos’ de Hamilton nos últimos anos, nunca mais vai perder. E convém não esquecer que está na sua 11ª época na F1 e daqui para a frente, sabendo-se que Hamilton é melhor, o mais certo era “não tocar mais na chincha” e por isso, agora, agarrou na “chincha”, e levou-a consigo para casa. Ninguém mais brinca! Covardia? Talvez não, basicamente, sai com um “pássaro na mão” e não mais permitirá “dois no céu a voar”. Voltamos a dizer, é uma decisão brilhante, porque o que se vai falar é do “Campeão que ganhou e disse adeus”.

Nada teve a ver com o que fez Alain Prost, que saiu Campeão em 1993, mas avisou bem antes que assim seria. São bem mais os pilotos que se tentam manter na F1 ‘ad aternum’ do que os que entendem sair, porque querem. Rubens Barrichello levou até ao limite a sua permanência na F1, perdido pela segunda metade da grelha, Schumacher saiu em 2006 da Ferrari, regressou em 2010 com a Mercedes, para conseguir um único pódio em três anos. Não é fácil tomar uma decisão destas, e quer queiramos, quer não, ficará sempre a dúvida se foi corajosa, ou precisamente o contrário…

Curiosamente, não é novidade o Campeão sair da F1. Aconteceu em 1958, quando Mike Hawthorn foi Campeão mas quis sair por causa morte Stuart Lewis-Evans em Marrocos. Em 1973, Jackie Stewart foi-se embora Campeão por causa da morte do François Cévert, Nigel Mansell saiu para a IndyCar, também depois de ter sido Campeão em 1992.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
9 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
edge
edge
7 anos atrás

Tanta desinformação aqui leio eu… O Jackie Stewart já avisado no inicio de 1973 que iria sair, mal sabia ele que seria campeão. A morte do Cevert apenas acelerou o processo da reforma em UMA corrida apenas. Ler biografia do piloto SFF. O Mansell não saiu porque quis, foi empurrado para fora da equipa logo à 2ª prova do campeonato, quando a equipa o informou que tinha assinado com o Prost e que não estavam dispostos a pagar o alto salário do inglês. Ler biografia do piloto SFF. O Prost não avisou logo no inicio que apenas ia ficar um… Ler mais »

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  edge
7 anos atrás

Se calhar na biografia do Rosberg também vai aparecer que… a Mercedes anunciou que ia contratar o Vettel para 2017 e ele ia sair no fim da época??

edge
edge
Reply to  Kimi Iceman
7 anos atrás

Quem sabe isso não é verdade. Vejo claramente a Mercedes a querer contratar tanto o Vettel como o Max, mas, caso não o façam então a sua suposição morre, pois tirando estes dois e o Hamilton não existe actualmente mais ninguém que seja mais rápido que o Rosberg, nem o Alonso ou o Bottas. A ver vamos…

VarioR
VarioR
Reply to  edge
7 anos atrás
simr
simr
7 anos atrás

Mas olhe lá Luis Abreu mas que raio de noticia é esta ou informação, o rosberg diz claramente que decidiu seguir o coração e por a família em primeiro plano e você vem com covardias da parte do Rosberg e com uma opinião totalmente cega. Se quer ser um jornalista respeitado passe a ser mais coerente e deixe as suas opiniões de café, no café.

mharyus
mharyus
Reply to  simr
7 anos atrás

Talvez seja verdade, mas porque é que não anunciou antes que iria dedicar-se à família, só o descobriu depois de ser campeão? Ou de outro modo, será que se o Hamilton tivesse sido campeão o Nico também se ia embora para se dedicar à família?

sky47
sky47
7 anos atrás

Não sei o porque de tanto alarido, é decisão que lhe assiste e tomada (de certeza absoluta) com muita ponderação! Haja muitos como ele com a enorme coragem que decidem sair quando estão no topo do mundo e quando o peso da balança pende e muito para o lado da família não há volta a dar…..quer se goste ou não só temos de dar um bem haja e um obrigado e toda a sorte do mundo daqui para a frente… Sr. Jose Luis Abreu, como jornalista podia ser menos tendencioso que a sua função não é tomar partido de A,… Ler mais »

NF2007
NF2007
7 anos atrás

Não sei porque insistem que o Rosberg só é campeão porque teve a sorte de o Hamilton ter tido problems e blá bla´blá … pode até nem ser o melhor piloto mas tem muita qualidade e é um gentlemen driver, o que é raro nos dias que correm, e no ano passado podemos então afirmar que o Hamilton foi campeão com sorte devido aos problemas no carro do Nico…Façam o favor de dar o devido merito ao Rosberg pois, embora eu não seja grande simpatizante, acho que o merece.

mharyus
mharyus
7 anos atrás

Esta frase quer dizer que ele não abandonaria caso não fosse campeão?
“Depois da corrida em Suzuka, o título ficou a partir desse momento nas minhas mãos, a pressão aumentou e eu comecei a pensar em abandonar se fosse Campeão do Mundo”

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado