Daniel Sexton Gurney nasceu em 1931, filho de um cantor lÃrico, que atuava no Metropolitan Opera, em Nova Iorque. Um dia, o seu pai John decidiu que era tempo de parar e mudar de ares e… mudou-se com a famÃlia para Riverside, na California.
‘Teenager’ impulsivo e ávido de viver, Dan depressa se entusiasmou pela cultura “hot rod” que existia na região. E foi então que construiu o seu primeiro carro – atingindo os 222 km/h numa prova de velocidade pura, em Bonneville Salt Flats. Tornou-se piloto amador de ‘dragsters’ e de carros de ‘sport’, até que foi incorporado nos fuzileiros e combateu na Guerra da Coreia. Depois disso, voltou à s pistas, com um Triumph TR2, em 1955.
Depressa se tornou uma das grandes estrelas das pistas, pilotando um dos Ferrari oficiais nas 24 Horas de Le Mans de 1958. Estreou-se na F1 no GP de França de 1959, disputando, numa carreira que apenas terminou no GP da Grã-Bretanha de 1970, 87 provas e conquistando um total de 133 pontos. Venceu quatro corridas, a primeira delas em 1962 – o GP de França, em Rouen-Les-Essarts, com um chassis Porsche equipado com um motor de oito cilindros. Foi a primeira e única vitória da Porsche na F1, enquanto construtor de chassis.
Mas Gurney não foi apenas um excelente piloto, mas também um construtor ávido de sucessos. A sua marca registada é a Eagle e, a 18 de Junho de 1967, conquistou aquela que foi a sua mais simbólica vitória na F1: em Spa, palco do GP da Bélgica, aos comandos de um carro construÃdo por si. Um triunfo que surgiu uma semana depois de ter ganho as 24 Horas de Le Mans.
Copyright © 2015 Autosport | Ficha técnica | Estatuto editorial | PolÃtica de privacidade | Termos e condições | Informação Legal | Como anunciar
E-mail Marketing certified by:
Egoi