GP Turquia F1: Hamilton faz o melhor tempo da qualificação, Bottas herda a pole

Por a 9 Outubro 2021 14:07

Lewis Hamilton foi o mais rápido na qualificação e por isso largará de 11º amanhã, com Valtteri Bottas a ficar com a pole para amanhã.

A Mercedes mostrou-se muito forte ao longo desta qualificação e a Q3 deveria ser a confirmação dessa superioridade.

Lewis Hamilton e Valtteri Bottas trataram de colocar os carros na frente, com 0.022seg de vantagem para Hamilton, mas Max Verstappen fez um excelente tempo, com 0.227 seg. de diferença para o líder. Pierre Gasly estava mais uma vez em destaque, com o quarto tempo à frente de Sérgio Pérez, Fernando Alonso e Lando Norris , Charles Leclerc, Yuki Tsunoda (único com pneus médios) e Lance Stroll completavam a tabela de tempos. 

A cinco minutos do fim, com todos os pilotos na box, Lewis Hamilton foi para a pista sozinho, muito mais cedo que o resto da concorrência, que esperava pelos últimos minutos para fazer as derradeiras voltas do dia. Hamilton fez uma boa volta e entrou no segundo 22, com Bottas a ficar a 0.2 seg. nesta fase. 

Max Verstappen não conseguiu fazer melhor que terceiro e Bottas ficou em segundo (o que lhe dá a pole position para amanhã). Charles Lelclerc, com uma grande volta fez o quarto tempo, seguido de Gasly, Alonso, Perez, Norris, Stroll e Tsunoda.

Com a penalização de Hamilton (10 lugares por troca de motor), Bottas fica com a pole e terá como missão manter-se aí e evitar que Verstappen se afaste muito. Leclerc também tem amanhã uma boa oportunidade para brilhar, tal como Gasly e Alonso parece estar com andamento para voltar a surpreender. Pérez ficou longe dos lugares da frente e Norris não conseguiu repetir as boas prestações de outras qualificações. Se a meteorologia continuar variável poderemos ter uma grande corrida.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
16 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
kmsdigitais
kmsdigitais
2 anos atrás

O Alonso é um mete nojo…
É só pirraça para chatear os seus Haters. E são muitos por aqui hihihi

*RPMS*™
Reply to  kmsdigitais
2 anos atrás

Muitíssimo bem escrito!

Cumprimentos

917/30
Reply to  kmsdigitais
2 anos atrás

lol

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
2 anos atrás

Bah, pensei que ia chover. Mas está uma grelha bem misturada. Os Mercedes parece que têm a vantagem mas com Hamilton penalizado e Max atrás de Bottas é possível que a RB tenha uma melhor corrida.
Pérez, raios te partam!
Riccardo a comprometer de novo! Tem muito a provar na corrida.
Shumi Jr. a ir à Q2 num Haas! Muito bem.
E que dizer do rookie Alonso?
Gasly e Leclerc também com óptimas qualificações.
Vettel a ser mais uma vez batido pelo Stroll! Lol.
E ainda estou para ver a velocidade estonteante do Tsunoda. Eu espero, tenho tempo. 😐

can-am
can-am
2 anos atrás

Com o novo motor ou parte dele, o Mercedes ainda ficou mais “de outro planeta”.
Tudo legal ?
Tudo nos conformes ?
A aparente facilidade e estabilidade com que aquele carro é conduzido é desconcertante.

Pity
Pity
2 anos atrás

Para quem dizia (antes de começarem os treinos livres) que esta pista não era favorável à Mercedes… viu-se. Sim amanhã é que conta, mas tirando o TL3, a Mercedes dominou. Vamos ver como decorre a largada amanhã. Max vai querer atacar Bottas, mas também não poderá ignorar Leclerc, que parte logo atrás. Excelente performance do Mick, a levar o Haas ao Q2 e a dar um banho “daqueles” ao Mazepin. A propósito do russo, hoje foram vários a quererem lavrar a relva 🙂 Não percebi a estratégia da Ferrari com o Sainz, porque é que não fizeram como a Red… Ler mais »

V8_scars
V8_scars
2 anos atrás

Apesar da pista se encontrar molhada inicialmente, foram poucas as surpresas na grelha. Ricciardo a ficar na Q1 com ajuda da equipa que o enviou, na minha opinião, demasiado cedo para a última tentativa. Schumacher Junior a chegar à Q2 e a manter-se perto dos opositores. Mercedes a dominar como quis, não dando hipótese a Verstappen de discutir a pole. Leclerc a conseguir um excelente quarto lugar ao cair do pano, Gasly a manter a regularidade nas qualificações e Alonso a mostrar cada vez mais rapidez. Perez a manter também as más qualificações e cada vez serve menos de ajuda… Ler mais »

Peter Parker
Peter Parker
2 anos atrás

Concordo que as penalizações trazem mais emoção, mas acho que essa coisa da pole ser contabilizada para quem foi o segundo mais rápido não tem qualquer nexo, pura e simplesmente quebra a essencia da F1! Seja quem for, ao piloto mais rápido deveria ser sempre contabilizada a pole, pois a mesma espelha quem foi o mais rápido, e depois sim, aplicavam a “coima” e que partisse de décimo ou último, tanto faz, mas essência não se quebrava. Agora atribuir a “volta mais rápida” a quem foi segundo é uma treta pegada, pois já basta o mesmo ser presentiado com o… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  Peter Parker
2 anos atrás

Não, a pole é de quem foi mais rápido no Q3, é essa que é contabilizada. Quando o homem da pole é penalizado, o segundo herda o lugar na grelha, mas não é considerado pole para efeitos estatísticos. Só no caso de uma desclassificação, é que o segundo mais rápido fica, estatisticamente, com a pole.
O texto não é explícito, os comentadores da Eleven também se baralharam, mas a realidade é como eu disse. Aliás, a prova disso é que foi Hamilton a assinar o pneu.

joaolima
joaolima
Reply to  Pity
2 anos atrás

Permita-me a correção, Pity, mas a pole é contabilizada a quem parte da pole position. Exemplos: Itália 2005, Raikkonen foi o mais rápido mas por uma mudança de motor, exactamente como agora Hamilton, Montoya partiu da pole e estatisticamente foi-lhe atribuída a pole. O mesmo no México 2019 em que o mais rápido na q3 foi Verstappen mas como teve penalização de 3 lugares, Leclerc partiu da pole e foi-lhe contabilizada, dado que estatisticamente conta para quem efectivamente parte da pole. Se antes da via das boxes abrir, um piloto declarar ausência, todos atrás de si sobem um lugar, e… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  joaolima
2 anos atrás

Se é assim, está errado, na minha opinião. Na sprint, dão um nome diferente na questão do pneu, não me pergunte que nome dão, porque não sei , ouvi a designação, mas não fixei

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  Pity
2 anos atrás

O que faz sentido é a pole position, tal como o nome indica, ser atribuída ao piloto que sai na frente para a corrida, e não para o mais rápido na sessão de qualificação. Acho que a pole deverá ser dada ao Bottas, porque é ele quem sai de primeiro na grelha, e vai ocupar a posição do primeiro classificado na qualificação.

garantia4
garantia4
2 anos atrás

Quando um Bottas desmotivado está 3 déc. à frente do Max, significa que a MB fez o enésimo step. É a “magia” do costume. E já lá vão 8 anos.
Belo, óptimo, a Ferrari enquanto equipa, hoje funcionou tudo, squadra e pilotos . A habitual vergonha da realização/tv albiónica, fizeram questão de não fazer ver o leclerc empenhado na sua volta rápida para mostrarem o HAM que já tinha a pole e já não ia a fundo.

asfalto
asfalto
Reply to  garantia4
2 anos atrás

Aqui foram três décimos, em Monza foram 5 décimos. É caso para dizer, e se o Bottas tivesse um RB que para muitos é o melhor carro, ou então, e se o Peres tivesse um Mercedes andaria por onde anda?

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  asfalto
2 anos atrás

Vocês os dois deviam esperar e aprender um pouco mais antes de dizer asneiras. Há circuitos e temperaturas e asfaltos, entre outras coisas, que podem dar vantagem a um carro e desvantagem a outro. A engenharia do Mercedes é muito diferente da do RedBull. Quem percebe mais ou menos destas coisas sabe à partida quais são os circuitos mais favoráveis a uma ou outra equipa. Ontem, devido a várias questões, a Mercedes foi mais forte. Em Monza também. Em Portimão e outras mais também foi. Contudo o carro mais rápido na maioria dos circuitos tem sido, sem sombra de dúvida,… Ler mais »

917/30
2 anos atrás

Ia jurar que tinha lido aqui que o MB era um “monolugar inferior”, “monolugar inferior”, “monolugar inferior”…

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado