GP Rússia F1, Qualificação: 96ª pole position para Hamilton

Por a 26 Setembro 2020 14:17

Lewis Hamilton conquistou a pole position número 96 da sua carreira na Fórmula 1. O piloto da Mercedes fez um tempo de 1.31.304s. Na primeira linha da grelha arranca também Max Verstappen, que ficou a 0.563s, impressionando na última tentativa da Q3.

Para a corrida, Lewis Hamilton irá partir com os pneus macios enquanto Max Verstappen (que conseguiu o melhor tempo na Q2 com os pneus médios) parte com pneumáticos diferentes do piloto da Mercedes.

Na segunda linha da grelha ficaram Valtteri Bottas (+0.652s) e Sergio Pérez. Bottas estava na segunda posição, mas ao ‘cair do pano’ Verstappen juntou uma volta impressionante para ficar por 0.089s na frente do finlandês. Pérez foi o quarto classificado, e foi o primeiro piloto a ficar a mais de um segundo do tempo mais rápido de Hamilton.

Depois de impressionar nos treinos livres, os melhores pilotos de motor Renault foram Daniel Ricciardo (5º) e Carlos Sainz (6º), que dividem a terceira linha da grelha, com vantagem para o piloto da Renault. Logo atrás, mais dois motores Renault, com Esteban Ocon a partir da sétima posição enquanto Lando Norris é oitavo.

Por fim, Pierre Gasly (9º) foi mais rápido do que o RB16 de Alex Albon, com o tailandês a sair da 10º posição para o Grande Prémio da Rússia.

Fora dos dez primeiros ficaram os Ferrari. Quando faltavam cerca de dois minutos para o fim do Q2 Sebastian Vettel (15º) bateu forte, destruindo o seu SF1000 e interrompendo a sessão de qualificação. Depois de retirado o carro de Vettel, Lewis Hamilton passou no limite do tempo para colocar uma tentativa na tabela, acabando na 4º posição, passando à Q3.

Charles Leclerc (11º) também não conseguiu passar à Q3, tendo ficado a 0.043s do tempo de Esteban Ocon na 10º posição, no Q2. Junto com os Ferrari ficaram Daniil Kvyat (12º), Lance Stroll (13º) e George Russell (14º). Stroll ainda esteve na fila para mais uma tentativa nesta Q2, mas acabou por ter problemas, com os mecânicos a levarem o RP20 para de volta à garagem.

Fora dos quinze primeiros ficaram os Haas, os Alfa Romeo e o Williams de Nicholas Latifi. Na equipa da Alfa Romeo, Kimi Raikkonen foi o mais lento, ficando a mais de dois segundos da frente. Latifi foi 19º e Kevin Magnussen foi 18º, com Antonio Giovinazzi em 16º. Romain Grosjean foi 15º e apesar de ter imensas dificuldades com o VF20 durante os treinos livres ficou a apenas 0.458s de passar à Q2.

(Atualizado 14h25)

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
54 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
*RPMS*™
3 anos atrás

Só mesmo Verstappen para conseguir superar um destes Mercedes!
E que grande qualificação de Perez. Afinal não parece que a equipa o esteja a prejudicar, e fazem bem, porque vão precisar de todos os pontinhos que o mexicano possa conseguir para a luta do 3º lugar nos construtores.
E para esse 3º lugar no mundial de construtores, amanha a luta entre Renault e McLaren também promete.
Pena que a Ferrari esteja a ficar para trás nessa luta, ainda por cima o azar de mais um erro de Vettel. São coisas que acontecem mas que não ajudam.

Cumprimentos

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  *RPMS*™
3 anos atrás

Ele não bateu Mercedes nenhum. O Bottas é que falhou ficando a .7 do companheiro de equipa. Continua o endeusamento.

an19071747
an19071747
Reply to  Daniel Sousa
3 anos atrás

Mas afinal bateu ou nao bateu? Estes aziados

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  an19071747
3 anos atrás

Qual é motivo para alguém ter azia do 2º lugar do Max Verstappen?

RedDevil
RedDevil
3 anos atrás

A dupla de pilotos da Aston Martin a mostrar serviço… 2021 promete…

aguia25
aguia25
3 anos atrás

Amanhã mais importante que bater records de vitórias é pensar no campeonato. Rumo ao 7th!💪

Last edited 3 anos atrás by aguia25
jonu
jonu
3 anos atrás

Hamilton a ser Hamilton, mais uma pole estratosférica, arrancada com muito talento. Nao o vejo que tenha tido sorte em passa à Q3, simplesmente era asneira da grossa se falha-se ali. Nem percebo como a equipa o deixou ali à mercê do segundo final. Max extraiu tudo e mais alguma coisa, excelente. Mto bem os Renaults e Maclarens. A minha Williams com um Russel fantástico, faz milagres com aquele carro, que mesmo tendo melhorado muito, ainda está longe do resto do pelotão, é um passo de cada vez. Os Ferraris e os seus clientes de motores que desilusão, aquele motor… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Mais uma pole do mestre Hamilton, a dar 0.7s ao companheiro de equipa. Muitos dizem que é só porque tem o melhor carro, mas no entanto vem Bottas, com o mesmo carro e numa pista onde se dá bem e leva 0.7s de diferença. Verstappen a aproveitar muito bem a falha de Bottas, fazendo o segundo lugar no tal Honda que se calhar não é assim tão inferior como gostam de dizer. Pérez a mostrar que mesmo sem lhe mostrarem a informação toda e sem upgrades ainda faz boas exibições. Grande. Ricciardo a fazer um excelente 5º luagr num monolugar… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado