GP Rússia F1: Má escolha de Norris no final, dá a 100ª vitória a Hamilton

Por a 26 Setembro 2021 14:36

Lewis Hamilton venceu a corrida do GP da Rússia depois de Lando Norris tentar manter-se em pista com pneus slicks nas últimas voltas, quando começou a chover bastante na pista russa. Max Verstappen, com um bom primeiro turno de condução e aproveitando a chuva no final, terminou no segundo posto, numa recuperação fantástica.

Carlos Sainz terminou no terceiro lugar.

Lando Norris desceu bastante na classificação, tendo terminado na 7ª posição, mas pode ainda ser penalizado após a corrida. Foram 4 a 5 voltas finais tremendas, com implicações na classificação da corrida e do campeonato.

Filme da corrida:

A largada seria importante para Lewis Hamilton poder conquistar algumas posições, no entanto o piloto da Mercedes teve uma má partida , perdendo posição para Daniel Ricciardo, Lance Stroll e Fernando Alonso. Lando Norris conseguiu manter a liderança para Carlos Sainz, mas o cone de aspiração do britânico favoreceu o piloto da Ferrari que assumiu a liderança na curva dois, com George Russell a segurar o terceiro posto. 

Hamilton e Ricciardo conseguiram ultrapassar Fernando Alonso, mas mantiveram-se atrás de Stroll. Russell perdeu o contacto com os dois da frente e mantinha um comboio de DRS atrás dele, sem que ninguém conseguisse ultrapassar o piloto da Williams. 

Mais atrás, Valtteri Bottas, Charles Leclerc e Max Verstappen conseguiam subir posições e numa altura em que o finlandês da Mercedes parecia rápido, o piloto da Red Bull ultrapassou-o facilmente. Uma manobra pelo 14º posto que podia ter impacto no campeonato, porque Hamilton era apenas 6º. 

À volta 13, Lance Stroll parou nas boxes tentando o undercut a Russell e na volta seguinte, o piloto britânico parou também, mas saiu atrás do canadiano da Aston Martin. O undercut foi eficaz. Na mesma altura, Norris recuperou a liderança. Pouco depois, Sainz parou, mas a equipa teve dificuldade em retirar o pneu esquerdo traseiro e piloto saiu pouco à frente de Stroll, no 11º posto. 

Norris era líder, seguido de Ricciardo, a quase 10 segundos do companheiro de equipa, tentando manter Hamilton atrás de si. Sergio Perez estava no 4º posto e seguia na perseguição do campeão do mundo e do australiano, enquanto Max Verstappen era já sexto classificado e o mais rápido dos 20 pilotos em corrida. 

No final da volta 22, os mecânicos da Mercedes saíram com pneus duros nas mãos e a McLaren mandou entrar Daniel Ricciardo, com Lewis Hamilton a manter-se em pista. Bluff da Mercedes que funcionou ainda melhor, porque a paragem do australiano foi demorada, perdendo muito tempo nas boxes. 

Na volta 26, Hamilton parou para trocar de pneus, com Max Verstappen a seguir-lhe o exemplo. O britânico saiu no 9º posto, à frente de Ricciardo e atrás de Sainz, já Verstappen saiu no 12º lugar com Russell à sua frente, tendo ultrapassado rapidamente o piloto da Williams. 

Lando Norris parou na volta 28 e, ao contrário de Ricciardo, não perdeu tempo na troca de pneus, saíndo no 4º lugar, à frente de Pierre Gasly que ainda não tinha parado. Quem herdou a liderança foi Sergio Perez, seguido de Fernando Alonso e Charles Leclerc, três pilotos que não tinham ainda parado. 

Duas voltas depois, Hamilton ultrapassou Sainz pelo 6º posto, recebendo um incentivo de Toto Wolff que lhe disse que ainda era possível a vitória. O piloto respondeu ao estímulo, ultrapassando Gasly e conquistando o 5º posto, atrás de Norris. Nesta altura o britânico era o mais rápido em pista. 

Lance Stroll perdeu duas posições em poucas curvas, isto na volta 32. Daniel Ricciardo conquistou a 8ª posição e Max Verstappen passou logo depois o canadiano, ficando com o 9º lugar. 

Na volta 33, deu-se o primeiro abandono da corrida. Mick Schumacher foi chamado à box pelo seu engenheiro. 

Na volta 37, Sergio Perez e Fernando Alonso pararam, deixando Norris de volta à liderança. Perez teve um problema na sua paragem e saiu à frente do seu colega de equipa, no 5º lugar, enquanto Alonso saiu atrás do neerlandês. O piloto da Alpine passou Verstappen na volta seguinte, com Verstappen a sofrer com pneus médios depois de ter passado muito tempo atrás de Ricciardo no meio do pelotão.

Depois de todos os pilotos terem parado, Norris liderava a corrida, com Hamilton cada vez mais perto do McLaren. Sainz era terceiro, à frente de Ricciardo e Perez, que seguia ainda à frente do colega de equipa. 

Já nas últimas dez voltas, mais propriamente na volta 45, Perez conseguiu ultrapassar Ricciardo. Lando Norris conseguia manter-se na frente de Hamilton mais de 1 segundo distante e fora do DRS. 

Faltavam 6 voltas para o fim da corrida, quando começou a chover. Norris saiu um largo numa das curvas e Hamilton tentou aproveitar, mas o jovem britânico aguentou a posição. Foram 4 a 5 voltas finais tremendas, com implicações na classificação da corrida e do campeonato. 

Quando a chuva começou a cair com mais intensidade, o engenheiro de Norris perguntou se ele queria trocar para intermédios, mas como a pista estava em algumas partes quase seca, o piloto disse que não. Na mesma altura, a Mercedes mandava entrar Hamilton, que não entrou no pit lane e parecia apostar em ficar também em pista com pneus slicks. No entanto, tantos eram os pilotos com dificuldades em se manter em condições dentro de pista com pneus para piso seco, que Hamilton parou mesmo no final dessa volta… Norris não e perdeu a possibilidade de vencer a corrida, depois de ter perdido o controlo do McLaren e ver Hamilton, que tinha regressado à pista a ultrapassá-lo, assim como Max Verstappen que aproveitou toda a confusão à sua frente nas últimas voltas, para ficar no segundo lugar. 

Norris parou, mas o mal já estava feito, para além disso, não conseguiu entrar no pit lane sem ultrapassar a linha e com isso deve ser penalizado mais tarde. Carlos Sainz, que se manteve longe dos problemas com a chuva, ao contrário do seu colega de equipa, conquistou o terceiro lugar. 

Atrás Lance Stroll e Sebastian Vettel deram um toque entre ambos, que levou o alemão contra a parede de betão, mas sem danos para ambos. Mais tarde, e a lutar para controlar o Aston Martin, Stroll bateu no Alpha Tauri de Pierre Gasly, um incidente que vai ser investigado pelos comissários.

Vários pilotos tiveram dificuldade com a chuva nas voltas finais, que fez com que a classificação final fosse bastante diferente daquela que se esperava: Daniel Ricciardo terminou no quarto posto à frente de Valtteri Bottas, que estava longe dos pontos antes da chuva; Fernando Alonso ficou com o 6º posto, seguido de Lando Norris, Kimi Raikkonen e Sergio Perez. George Russell fechou os 10 primeiros.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
33 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Lagaffe
Lagaffe
2 anos atrás

incrível erro da Mclaren e do Norris…

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  Lagaffe
2 anos atrás

Que raiva! Há já algum tempo que não ficava tão zangado com um resultado final de uma corrida. A tentação da vitória ganhou ao discernimento. Já a Mercedes foi muito mais racional preferiu um segundo lugar seguro que a vitória. No final lucrou mas não mereciam, especialmente o Hamilton que falhou na qualificação e hoje fez uma corrida regular. No global a chuva alterou as posições finais de uma forma muito injusta. Além de Norris, Alonso também não teve a sorte do seu lado. Hoje até Perez pode queixar-se um pouco. O Verstappen fez uma boa corrida mas não merecia… Ler mais »

garantia4
garantia4
2 anos atrás

1.As impressões:
Não queria entrar . Lá o conseguiram convencer das boxes, oferecendo-lhe, como tantas vezes aconteceu, a vitória. Box mercedes superior.
Indescritível o fanatismo por um lado, e o nojo por outro, dos speakers da eleven. É só rever os pitstop. Horrorizados se os meninos queridos poderão ficar atrasados, é só “UiUiUi”, como o Lando; boa disposição, grande bonomia se é um dos que têm asco a ficar parado por segundos ( o red bull nº2 hoje, ou o merdedes nº2). Volta canal +, estás perdoado ! ehehe

Charutus GT
Charutus GT
Reply to  garantia4
2 anos atrás

Não diga que esperava isenção nos comentários jornalisticos da Eleven? o Sergio Veiga é Autor, (com a participação de João Carlos Costa e Oscar Gois, como moderadores na apresentação do seu livro) “Furacão Hamilton”, sem esquecer da participacao especial em todos o GP`s do Sr Aston Martin…e ficamos por aqui.

garantia4
garantia4
Reply to  Charutus GT
2 anos atrás

No presente do indicativo: Não os conheço bem, e só vejo a elevenf1 desde este 2021. Deve ser difícil comentar ao vivo, mas naqueles picos de “emoção” são incapazes – o Góis e J. Costa- de disfarçar o seu “tifo” por uns, e asco por outros. No fim, mais valia aquele tom monocórdico, monótono da velha RTL.

Charutus GT
Charutus GT
Reply to  garantia4
2 anos atrás

Somos dois.

Carlitos 01
Reply to  garantia4
2 anos atrás

Por essas e por outras, só vejos as corridas no SKY ou no BT

kkk698
kkk698
Reply to  garantia4
2 anos atrás

Bem verdade

MLS
MLS
2 anos atrás

Muito triste por Lando, mas para mim o principal culpado e a McLaren, Lewis tb tentou ser ele a decidir, mas a Mercedes impôs o que queria. McLaren devia ter sido mais firme.
Mas falar agora e mais fácil, se tivesse sido ao contrario…
Para a Hamilton apenas digo que concordo com ele em uma pequena parte, vejo alguém a acusar pressão…

Verstappen com um resultado fenomenal, a tirar um pouco partido da chuva.
Fantástico final de corrida!!!!

anotheruser
2 anos atrás

Muito injusto para Norris. A vontade da equipa deveria ter-se imposto.

Sainz, Alonso e Ricciardo com desempenhos irrepreensíveis.

chicanalysis
2 anos atrás

O Norris fez uma jogada de risco e perdeu. Poderá ter recordado que ainda recentemente na moto GP o Brad Binder também arriscou manter slicks nas últimas voltas com chuva e ganhou. São as vicissitudes de jogo. Melhor sorte para a próxima que bem merece.

Charutus GT
Charutus GT
2 anos atrás

“A luta continua” slogan politico muito em voga nos anos 70, mas que se adequa perfeitamente a este Campeonato de F1, com outra conotação claro.

Last edited 2 anos atrás by dematos-armindogmail-com
Pity
Pity
Reply to  Charutus GT
2 anos atrás

Só nos anos 70? 😀

Charutus GT
Charutus GT
Reply to  Pity
2 anos atrás

Com mais ênfase, sim….

can-am
can-am
2 anos atrás

O Norris foi o grande heroi da corrida.Jogou em que a intensidade de chuva fosse menor, o que daria para segurar o carro,o que não aconteceu. Mas é um grande piloto.O Hamilton ganha a 100, de novo fruto da experiência, não se pode chamar sorte. O Max com um carro que parece ter tido problemas, acaba por fazer uma boa operação.Quando é que o inglês mudará o motor passa a ser a grande questão.
O campeonato segue empatado.

Last edited 2 anos atrás by Speedway
sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
2 anos atrás

Sochi a oferecer uma magnífica corrida. Grande erro de Norris a custar-lhe provavelmente a primeira vitória. É um erro compreensível nestas condições. Às vezes o limite entre génio e estupidez é ténue. Nunca se sabe muito bem quando a aderência vai cair. Barrichello obteve a sua primeira vitória à chuva, com slicks. Grande corrida de Hamilton. A 100ª não foi fácil. E grande corrida de Max, a limitar os danos e de que maneira. Pena a paragem lenta mas Sainz a provar mais uma vez que apesar de não ter muito rasgo, está lá quando é preciso e é rápido… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by Sr. Dr. HHister
Pity
Pity
Reply to  sr-dr-hhister
2 anos atrás

Levantou? Com quem? Sinceramente, não me apercebi, estive muito focada no Norris.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  Pity
2 anos atrás

Com o Leclerc.

Pity
Pity
Reply to  sr-dr-hhister
2 anos atrás

Não reparei, mas vou ver a repetição da corrida.
Talvez que ele tenha percebido que, às vezes, essa é a melhor decisão. Hoje, não arriscar, deu frutos, para os dois candidatos ao título.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  Pity
2 anos atrás

Com os outros nunca irão arriscar tanto. 😉

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  sr-dr-hhister
2 anos atrás

Correcções;
Afinal a culpa foi da McLaren que avisou Norris dos chuviscos mas não da chuva torrencial que chegou depois.

E Vettel não fez nada de mal no toque com Stroll nem fez um pião! (Estou desiludido.) Tentou foi chegar ao fim com slicks e perdeu com isso.

MLS
MLS
Reply to  sr-dr-hhister
2 anos atrás

Vettel nao fez nada, Strol e que o apertou contra o muro

FormulaTwo+1
2 anos atrás

Pena por Norris! A vitória só lhe tinha ficado bem. Arriscou e perdeu! Faz parte… Mas fica uma enorme demonstração do seu talento! Tinha merecido ganhar! Hamilton a ser Hamilton, e a fazer uma boa corrida sem erros, depois de um arranque fraquíssimo como só ele sabe fazer! Verstappen rapidíssimo e a chegar ao segundo lugar partindo da última posição. Sainz muito bem. Bottas mauzito, mas ainda dá uns pontos à Mercedes… Já Perez… A RB e Verstappen não podem contar com ele para nada… E qualificação sensacional de Russell, que na corrida acaba logo atrás de Perez. Terceiro num… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by FormulaTwo+1
917/30
2 anos atrás

Muita pena pelo Lando. A grande diferença, MB disse a LH que ia chover mais, a Mclaren disse a Lando que a chuva ia ficar mais ou menos na mesma…

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado