GP Portugal F1: Valtteri Bottas faz a pole

Por a 1 Maio 2021 16:05

Valtteri Bottas foi o mais rápido na Q3 e conquistou a pole para ao GP de Portugal.

No início da Q1 a grande maioria dos carros saiu para a pista, mas apenas os McLaren calçaram médios, no caso de Lando Norris para verificar se os problemas que teve durante o dia na unidade de controlo eletrónico.

Os limites de pista começaram a dar dores de cabeça a Charles Leclerc que viu a sua primeira tentativa ser anulada, ao contrário do seu colega de equipa Carlos Sainz fez melhor com um registo, que não foi batido por Valtteri Bottas e Max Verstappen. Lewis Hamilton na sua primeira tentativa fez o melhor tempo da primeira metade da sessão, mas o tempo foi apagado.

Valtteri Bottas fez o melhor tempo na segunda tentativa, com Lewis Hamilton a ter dificuldade em fazer uma volta limpa, fazendo o quinto tempo. Na zona de eliminação estava Yuki Tsunoda, George Russell, Mick Schumacher, Nicholas Latifi e Nikita Mazepin.

Perez teve uma saída de pista na curva quatro, e Fernando Alonso pouco antes tinha feito um pião na curva 10 o que mostrava a dificuldade que o vento estava a colocar. 

Verstappen queixava-se de falta de velocidade de ponta o que poderia ser mau sinal para o holandês, enquanto Hamilton era obrigado a sair outra vez para a pista, para garantir o lugar na Q2.

Lando Norris fez o melhor tempo quando faltavam dois minutos para o fim da Q1, garantindo vaga na Q2, à frente de Hamilton que melhorou o seu registo, tal como Valtteri Bottas que acabou por destronar Norris. 

A grande surpresa foi a eliminação de Ricciardo que não fez o suficiente para garantir lugar na Q2. A ele juntava-se Lance Stroll, Latifi, Schumacher e Mazepin.

As primeiras voltas lançadas na Q2 deram-nos uma Mercedes muito forte (mesmo com pneus médios), com Lewis Hamilton a ser o primeiro a chegar ao segundo 17, superando Valtteri Bottas e Lando Norris (pneus macios) que fez o terceiro melhor tempo nas primeiras tentativas, à frente de Esteban Ocon, Sergio Pérez no top5, com Max Verstappen a fazer apenas o quinto tempo.

Na zona de despromoção estavam George Russell, Yuki Tsunoda, Carlos Sainz, Antonio Giovinazzi e Kimi Raikkonen.

Os Red Bull mostravam dificuldades com os pneus médios e provavelmente teriam de recorrer aos macios para passarem à Q3 em segurança, mas tal não foi necessário e terminaram a sessão sem necessidade de usar as borrachas mais macias.

Depois de darem nas vistas na Q1, a Ferrari insistia nos médios na Q2 o que complicava a vida dos pilotos da Ferrari que estavam muito perto da zona de despromoção, atrás de Sebastian Vettel que finalmente começa a mostrar o seu valor, lutando por uma vaga na Q3 e ambos os pilotos passaram à Q3.

Eliminados na Q2 ficaram Russell, Giovinazzi, Alonso, Tsunoda e Raikkonen

A primeira volta lançada de Max Verstappen na Q3 evidenciava algumas dificuldades do carro, com o vento a dificultar a tarefa do neerlandês, que via a sua primeira volta ser apagada, por exceder os limites de pista. Se não fosse isso o #33 poderia ter feito a pole, mas com a volta anulada, Max teve de tentar novamente.

Os Mercedes confirmavam o seu poderio e estavam na frente com Valtteri Bottas na frente das operações nesta fase, depois das primeiras tentativas, seguido de Lewis Hamilton, Sergio Pérez, Carlos Sainz, Lando Norris, Charles Leclerc, Pierre Gasly, Esteban Ocon e Sebastian Vettel.

Os pilotos entraram pela última vez nas boxes para a derradeira troca de pneus. Os carros saíram cedo para permitir uma volta de preparação se tal fosse necessário, uma estratégia que foi muito usada nesta qualificação. 

A Mercedes saiu com pneus médios, os únicos a fazerem isso, com o resto da concorrência a usar os esperados macios. 

A segunda tentativa de Verstappen não parecia ser a melhor, ficando a 0.3 seg. do tempo dos Mercedes que ainda não tinham feito a segunda tentativa. Também a volta de Lewis Hamilton não era a melhor e não conseguiu fazer a pole nº 100, ficando o primeiro lugar para Valtteri Bottas que conquistou a pole.

Destaques:

A Mercedes, ao contrário do que era esperado, levou a melhor em relação à Red Bull que era considerada favorita para este fim de semana. Os Bull apresentam um chassis que parece mais forte, mas os ares de Portugal não têm sido bons para a equipa austríaca que perdeu terreno para a Mercedes.

É verdade que Max Verstappen chegou a fazer o melhor registo da Q3, mas a volta foi cancelada por ter excedido os limites de pista, o que deixou Verstappen muito frustrado. 

Com dois carros na linha da frente, a Mercedes ganha vantagem estratégica para amanhã, com a Red Bull a ter de tentar algo diferente para superar os Flechas de Prata. o que é difícil com a esperada estratégia de uma paragem que deverá ser usada por todos.

Sergio Pérez foi quarto e cumpriu a sua obrigação, Carlos Sainz superou Charles Leclerc e fez quinto. numa excelente prestação do espanhol, tal como Esteban Ocon que conseguiu o sexto posto, um excelente resultado para a Alpine, depois do começo titubeante.

Lando Norris depois de um começo promissor na Q1 e Q2, foi sétimo, o que era esperado, Charles Leclerc foi apenas oitavo, à frente de Pierre Gasly, que não parece ter condições para repetir o bom resultado do ano passado. Sebastian Vettel conseguiu finalmente um lugar na Q3 o que é um passo positivo para o alemão nesta fase.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
11 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
garantia4
garantia4
3 anos atrás

e como estávamos a dizer, já eram demasiados brindes-ofertas para a Red Bull e estava na altura da betoneira W11 ficar nas boxes. Bottas a bater o HAM, deu azar as conversas patetas da 100ª em Portugal? Bem, a verdade é que hoje contou o kit de unhas. Os que adoram vir aqui ajavardar o vettel- é só ir aos comentários da FP3- a meterem a viola no saco, e apostamos em como nem 1 deles virá aqui dizer que o Hulk vai substituir o Nando. Ricciardo começa a ficar nervoso, tem razões para isso. Giovinazzi, brutal a sua qualificação,… Ler mais »

Pity
Pity
3 anos atrás

Não foi desta, mas a 100ª pole não demorará a chegar. Destaques pela positiva: Vettel e Russell, pela negativa Ricciardo, Alonso e Stroll, atendendo à prestação dos seus colegas de equipa.
Amanhã teremos o 3º round Mercedes X Red Bull, o primeiro com os quatro pilotos juntos, o que promete uma corrida animada, de preferência sem encontros imediatos.

Ligier
Ligier
3 anos atrás

Fez a pole e amanhã na corrida nada vai fazer como sempre. O problema dele é mais mental que outra coisa, ele é de facto muito rápido e provou isso hoje. Percebo a frustração do Max mas hoje não dava, mesmo com uma volta perfeita. Ricciardo põe-te fino o Lando manda-te para reforma mais cedo… O Alonso está a afundar depois daquele arranque no Bahrein, pista em que sempre andou muito bem. Arrisca-se a ser humilhado e está a surpreender-me pela negativa. Gasly soberbo e sem pôr uma roda fora do sítio. Ferrari competitiva, Giovanazzi excelente, Haas no sítio esperado… Ler mais »

FormulaTwo+1
3 anos atrás

Confirmações positivas: Mercedes e Red Bull (esperemos que haja mais uma boa luta amanhã), e sim, também Leclerc (este senhor é mesmo um valor seguro).
Outras grandes performances: Russell, Norris, Sainz (grandes jovens leões).
Surpresas: Ocon (a dar 1s redondo a Alonso: até doí ver até que ponto vulgarizou o espanhol) e sim, também Vettel (a mostrar que há velhos campeões que podem regressar aos bons momentos)
Desgostos: Ricciardo (tem estofo para estar bem mais à frente) e Alonso (quem se afirma o melhor a ter um desempenho ao nível dos piores)

GuiMoreiraMclaren
GuiMoreiraMclaren
Reply to  FormulaTwo+1
3 anos atrás

Essa do Leclerc é mesmo para rir, foi batido pelo colega de equipa espanhol Carlos Sainz, confirmação de quê? Que tem mais tempo na Ferrari e já é batido pelo Sainz que só chegou este ano, e nunca andou num Ferrari antes de 2021!

Cloverleaf
Cloverleaf
Reply to  GuiMoreiraMclaren
3 anos atrás

Sainz: pneus vermelhos
Lec: pneus amarelos e, como ele próprio assumiu, errou numa das curvas.

pokeralho46
pokeralho46
3 anos atrás

Fico com a sensação que trocaram os carros na box da Aston Martin.

MLS_OLD
3 anos atrás

“A Mercedes, ao contrário do que era esperado:”
Esperado nao sei por quem

RedDevil
RedDevil
Reply to  MLS_OLD
3 anos atrás

LOL…
Por vezes, as pessoas têm tendencia para utilizar o “esperado” em lugar do “desejado”… esperam que os seus desejos se realizem e apenas coleccionam desilusões e frustrações…

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
3 anos atrás

Acho engraçado é o critério do AS nas notícias que publica.

Para quem não sabe. O Hamilton queixou se dá aderência na pista e inclusive disse que na curva 15 parecia que ia levantar voo.

O Sainz confirmou a falta de aderência da pista e disse que adorava conduzir assim.

Piloto que é piloto entra no carro e tenta tirar sempre o melhor possível,outros saem do carrok a chorar e com queixinhas.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Hamilton em primeiro: coro de viúvas a chorar. Hamilton em segundo: coro de viúvas a chorar. Hamilton eliminado em qualquer das Q’s: coro de viúvas a chorar. hahahaha De resto, grande Bottas com uma grande pole, a mostrar que não é o fraco que gostam de cantar. Hamilton quase lá, mas não se pode ganhar sempre. Bom Verstappen e Pérez, no monolugar superior. Destaques na positiva, o “acabado” Vettel, que já diziam que ia sair porta fora corrida da Aston Martin e jamais bateria Stroll. E isto num monolugar inferior. Ocon, deu banho ao tal que dizem que faz milagres… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado