GP México F1: Vitória de Verstappen, tetra para Hamilton

Por a 29 Outubro 2017 20:53

Não foi exatamente como Lewis Hamilton queria, mas a verdade é que o piloto inglês assegurou no México o seu quarto título Mundial de Fórmula 1. Max Verstappen vence uma corrida que dominou de fio a pavio.

Com a concretização do seu quarto título Mundial, Lewis Hamilton faz história na Fórmula 1 e iguala Alain Prost e Sebastian Vettel. à sua frente só estão agora os ‘monstros’ Juan Manuel Fangio e Michael Schumacher.

O azar de Sebastian Vettel na partida acabou por condicionar uma corrida que se esperava muito interessante. Logo na segunda curva e depois de ter sido suplantado por Max Verstappen no arranque, Vettel deu um chega para lá a Hamilton e ambos tiveram que rumar às boxes, Vettel para mudar o nariz, Hamilton com um furo numa das rodas. Um anti-clímax de uma corrida em que Max Verstappen não ‘passou cartucho’ a ninguém e venceu com, grande, grande à vontade, sem que Valtteri Bottas, no segundo Mercedes conseguisse sequer dar um sinal de reação.

Ironicamente, o novo tetra campeão do Mundo alcança o feito numa corrida que… até bandeira azul viu, quando foi dobrado por Max Verstappen.

Com a ida de ambos às boxes logo no início da corrida, cedo se percebeu que o título estava garantido, pois mesmo que Hamilton não pontuasse, Vettel precisava de chegar a segundo o que era virtualmente impossível. Ainda assim, o alemão ainda terminou a corrida no quarto lugar, salvando a hora do convento,  e mostrando que sem o azar inicial a corrida poderia ser interessante, o que esteve muito longe de ser.

Valtteri Bottas nunca mostrou a mínima capacidade de incomodar Verstappen, nesta corrida os Mercedes não tinham a habitual vantagem do motor que têm noutros traçados. Bottas terminou a quase vinte segundos do vencedor e mostrou que tem ainda que pedalar muito para poder manter o seu lugar na Mercedes para lá de 2018. Kimi Raikkonen não esteve muito melhor, e já nos habituámos a não esperar muito mais do finlandês. Um pódio muito insosso.

Max Verstappen foi o ‘culpado’ duma corrida demasiado desinteressante, pois esteve em altíssimo nível, fazendo o que tinha a fazer ao tirar partido da confusão entre Vettel e Hamilton.

E a seguir a Vettel ficou um excelente Esteban Ocon, que igualou o seu melhor resultado de sempre até aqui, com o seu grande amigo Lance Stroll a terminar logo a seguir, e logo no dia em que completou 19 anos. Sergio Pérez esteve mais apagado e foi apenas sétimo, na frente de Kevin Magnussen e Lewis Hamilton, que ainda recuperou até nono. A fechar o top 10 ficou Fernando Alonso.

Daniel Ricciardo recuperou do 16º lugar, chegou a estar em sétimo, mas a sua corrida só durou cinco voltas, pois voltou a ter problemas com o motor Renault.

Marcus Ericsson esteve a maior parte da corrida nos pontos, mas teve que desistir devido à falha dos sistema brake-by-wire. Na Renault tudo correu muito mal, pois tanto Carlos Sainz como Nico Hulkenberg ficaram pelo caminho. O Mundial de F1 prossegue dentro de duas semanas no Brasil.

Sem-Título-1

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

69 comentários

  1. Murray Walker

    29 Outubro, 2017 at 21:52

    Com a época quase a terminar o grande vencedor é claramente Vettel. Finalmente Michael Schumacher foi destronado do seu trono que parecia eterno.

    O heptacampeão parece agora um menino de coro, comparado com o seu sucessor.

  2. Speedway

    29 Outubro, 2017 at 21:53

    A propósito, o Vitelo passa o Massa COM AS 4 RODAS FORA DA PISTA, mas ,claro como era um Ferrari não houve penalização nenhuma.A lei só vale para os outros.
    VERGONHOSO MAIS UMA VEZ FIA/FERRARI !

    • Murray Walker

      29 Outubro, 2017 at 21:58

      Ele não o passou com as 4 rodas fora da pista, mas beneficiou de ter saído com as 4 rodas fora da pista para o passar. Claro que ninguém viu nada.

      Estamos de volta aos tempos de Max Mosley. A impunidade veste-se de vermelho.

      • Sr. Dr. HHister

        29 Outubro, 2017 at 22:18

        Mas vocês não viram que o carro do Massa sobrevirou para cima do Vettel e este teve que se desviar? Foi uma manobra evasiva e ele não teve culpa, logo não devia ser penalizado. O estranho foi não ter sido investigado sequer, porque normalmente investigam qualquer treta… no entanto decisão justa dos comissários.

        • Murray Walker

          29 Outubro, 2017 at 22:24

          Claro que vimos. Teve de sair de pista para não bater no Massa, nunca pode é beneficiar dessa saída de pista para o ultrapassar. O Verstappen no último grande prémio fez exatamente o mesmo, foi para fora da pista porque era o único sítio onde cabia sem bater e aproveitou-se disso para ultrapassar. Dois pesos e duas medidas completamente diferentes. Começo a achar que o maior feito da carreira do Vettel, não foi conquistar 4 títulos de campeão, mas passar incólume esta época a toda a porcaria que fez.

          • Sr. Dr. HHister

            29 Outubro, 2017 at 23:05

            O Max tinha espaço para manter duas rodas dentro de pista e o Vettel foi completamente obrigado a retirar o carro da pista. A meu ver é diferente, mas percebo o seu ponto de vista. Achei estranhos os comissários nem terem sequer investigado, mas no fim pareceu-me justa a decisão.
            Em relação ao Vettel, para mim esta época mostrou, não só o mau carácter, como a falta de nível que tem, contra um piloto como Hamilton. Rosberg foi um opositor mais digno. Desde o ano passado que começo a achá-lo sobrevalorizado e a meu ver é hoje o quarto piloto do pelotão, ou quinto, porque Ocon me parece também excelente. Digamos que Vettel está na equipa certa para chocar uma depressão.

  3. O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada

    29 Outubro, 2017 at 21:56

    Ahhh México, terra de festa rija!
    Por falar em festa rija, lembrei-me do forista do i…que agora também é conhecido por foragido do i.
    E lembrei-me porque a ultima vez que tive noticias suas foi no final da primeira corrida, em que a “bazófia saiu à rua”.
    Agora esperava vê-lo também por aqui, para demonstrar o seu “fair-play”, porque no final é que se fazem as contas.
    Há quem diga (más línguas certamente) que ele ainda por ai anda mas com outro nick. Mudar não tem problema, houve muitos foristas que por motivos de registo tiveram de mudar de nick mas assumiram-no, não andam escondidos.
    Agora alguém que muda de nick para se fazer passar por um novo forista, é alguém que tinha vergonha do seu anterior nick, é ser pequenino e não ter personalidade.
    Por isso, acredito ou quero acreditar, que são apenas más línguas…no entanto estaremos atentos às “escritas”…

    De resto, tudo normal. Quem comenta continua a comentar, os comentadores de “praia” continuam na “praia”, quem quer ver feira continua a ir à MalVeira!

    Agora é desfrutar das duas corridas que faltam, e no final, talvez uma análise bastante interessante baseada em números e “feedbacks” destes últimos três anos…

    Cumprimentos

  4. Pity

    29 Outubro, 2017 at 21:58

    Mais uma vez Vettel e Verstappen não foram capazes de fazer uma largada limpa e, mais uma vez, um terceiro foi arrastado na onda. É certo que o título era quase uma miragem para Vettel, mas exigia-se mais prudência de quem ainda lutava pelo título. Confesso que também esperava mais cautela da parte de Hamilton, mas, com a vantagem que tinha, podia dar-se ao luxo de não ser cauteloso.
    Apesar de tudo, Vettel fez uma grande recuperação, mostrando que, sem encostos, teria vencido facilmente. Verstappen foi ele mesmo, não é preciso dizer mais. Já se sabia que a Mercedes não estava forte no México, pelo que não surpreendem os 19 segundos de diferença entre 1º e 2º, mas 54 segundos entre Verstappen e Raikkonen é uma eternidade.
    Para desgosto dos mexicanos ( e de mais alguém), o Ocon ficou à frente do Perez, boa corrida também do Stroll. Notas positivas também para a McLaren e para Gasly, que com apenas 12 voltas antes da corrida, fez uma prova consistente e sem erros. Pela negativa, esteve a Renault, com quatro abandonos.
    O ponto alto, o mais vibrante da corrida, foi a luta entre Alonso e Hamilton. Adorei!

    • Sr. Dr. HHister

      29 Outubro, 2017 at 22:25

      O Hamilton teve cautela. Enfiou o carro quando viu espaço e porque ambos os pilotos à sua frente chocaram e abrandaram consideravelmente. Agora… bater três vezes no espaço de três curvas não está ao alcance de todos.

  5. francisco oliveira

    29 Outubro, 2017 at 22:58

    O Hamilton está sem dúvida de parabéns foi um justo vencedor.

    Já o vettel se para o ano quer ganhar vai ter que se esforçar mais com as suas manobras sujas.
    Ainda não estam no ponto.

  6. Frenando_Afondo™

    30 Outubro, 2017 at 2:27

    Grande corrida do Verstappen com um RB que finalmente não falhou (para ele, porque o Ricciardo lá ficou apeado) e nos circuitos sinuosos o RB pelos vistos é rei, porque destaca, se a Renault acertar no motor para o ano, e com dois pilotos como Verstappen e Ricciardo, acho que vão dar trabalho às restantes.

    Corrida algo estranha para Hamilton mas fez o que tinha de fazer, garantir os pontos necessários para ganhar já o título que foi mais que merecido.

    Vettel hipotecou as suas chances assim que meteu a asa na roda de Hamilton, que me pareceu mais uma daquelas manobras sem intenção, mas trapalhonas, no calor do momento ao tentar tapar, demasiado tarde, a ultrapassagem de Hamilton. Se a intenção era cortar o pneu de hamilton para que ele ficasse com zero pontos, então saiu-lhe o tiro pela culatra.

    Bottas finalmente uma boa corrida, tendo em conta que o Mercedes não é a melhor coisa em circuitos sinuosos, fez uma boa corrida e com isso ajudou Hamilton (impediu a troca no final da Ferrari entre Raikkonen e Vettel ao verem que não valia a pena).

    Raikkonen também fez uma boa corrida, mas não deu trabalho nenhum aos da frente.

    Ocon, mais outro a fazer uma corrida excelente, foi impecável.

    Stroll… Pera aí, Stroll em 6º??? Enviei 3 caixas de rennie para o Villeneuve.

    Pérez em 7º a confirmar a boa forma da Force India que espero que continuem a evoluir bem para 2018, a F1 precisa de equipas assim.

    Magnussen em 8º? Fiquei surpreendido, especialmente porque não empurrou ninguém.

    Alonso em 10º, com o melhor chassi do mundial (é ele que o diz) não conseguiu bater Magnussen, que é um ser inferior no seu chassi inferior. Não percebo, não deveria ter ido ao pódio?

    De resto uma nota: nesta corrida tivémos a desistência de Ricciardo (motor renault), Hartley (motor renault) e sainz e hulkenberg (motor renault). A ver se em 2018 não sai um tiro pela culatra à mclaren e ao alonso e voltam a estar mais tempo fora de pista que dentro dela…

  7. pascasio

    30 Outubro, 2017 at 2:56

    A frustração do Massa, fez-me ver, que qualquer outro serve para o substituir! Com duas mãos, ou só com uma, pouco importa !

  8. Gonçalo Campos

    30 Outubro, 2017 at 9:33

    E tudo uma conspiração

  9. Gonçalo Campos

    30 Outubro, 2017 at 9:34

    E o massa felo propositadamente

  10. Gonçalo Campos

    30 Outubro, 2017 at 9:36

    Para o Hamilton e tudo facilitado nem penalidades recebe para o vettel ja dificultam ao maximo ainda acham que foi o justo vencedor?

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1