/formula1/f1/gp-las-vegas-f1-notas-autosport/
GP Las Vegas, F1: Notas AutoSport | AutoSport

GP Las Vegas, F1: Notas AutoSport

Por a 20 Novembro 2023 17:33

Estas são as notas atribuídas pelo AutoSport aos pilotos pelas suas prestações no Grande Prémio de Las Vegas:

Max Verstappen – Nota 9
Não foi tão fácil vencer o Grande Prémio de Las Vegas como tem vindo a ser durante a temporada, mas Max Verstappen fez o que lhe competia e triunfou.
Apesar disso, o seu desempenho ficou manchado, de certa forma, pela manobra na curva 1, logo após a partida. Os pneus estavam frios, é certo, levando a ter que alargar a trajetória – como aconteceu a outros pilotos atrás de si – mas acabou por ter impacto na corrida de Charles Leclerc e comprovou, mais uma vez, que as penalizações atuais estão a servir pouco para cumprir com a sua função.

Charles Leclerc – Nota 9
Charles Leclerc esteve sempre rápido durante o fim de semana e surpreendentemente, o monolugar não o deixou ficar mal durante a corrida, apresentando um ritmo forte. Estivesse o SF-23 mais vezes com esta performance – como o McLaren esteve em São Paulo ou o Mercedes em Austin – e Verstappen não teria tido tanta facilidade na conquista do título mundial.
Foi a melhor corrida do ano para o piloto monegasco, que não baixou os braços quando estava no terceiro lugar, apanhando Sergio Pérez a ‘dormir’ para subir ao segundo posto da classificação a poucos metros de cortar a meta, com uma boa manobra de ultrapassagem.

Sergio Pérez – Nota 8
O piloto mexicano teve azar logo no início da corrida e teve de parar no final da primeira volta. Beneficiou do Virtual Safety Car e do período de Safety Car que se seguiu ao acidente de Lando Norris, mas mesmo assim fez algumas boas manobras de ultrapassagem para se colocar na luta pela vitória no segundo SC da corrida. A equipa trabalhou bem a sua estratégia e Sergio Pérez acabou por conquistar o segundo lugar do mundial de pilotos. No entanto, não esperou por uma resposta de Leclerc até ao fim da corrida, sendo ultrapassado quando parecia certo o 1-2 da Red Bull.

Esteban Ocon – Nota 10
Foi um dos pilotos que mais posições recuperou durante a corrida de Las Vegas, tendo pelo meio algumas das melhores ultrapassagens da prova norte-americana. Aproveitou o bom desempenho do Alpine na corrida, depois de não ter tido uma qualificação feliz.
Não cumpriu a ordem de equipa que lhe foi dada, para se manter atrás de Pierre Gasly. O ambiente não deverá ser muito amistoso, mas Ocon acabou por terminar no quarto lugar, à frente da Aston Martin, Mercedes, do Ferrari de Sainz e da McLaren.

Lance Stroll – Nota 10
Um outro desempenho muito bom e com muitas posições recuperadas. Saiu do fundo da grelha de partida, aproveitou bem a confusão da curva 1 e passou a atacar, com um ritmo alto e sem cometer erros.
A Aston Martin esteve sólida na sua estratégia, trocou os pneus macios logo no início, depois de terem cumprido a sua função nas primeiras voltas e antes que tivessem uma quebra de performance – como aconteceu com Yuki Tsunoda, o segundo piloto com pneus macios montados no seu monolugar à partida – aproveitando o VSC e mais tarde voltaram a parar o canadiano no segundo SC. Uma estratégia nada surpreendente, mas eficaz. Foram somados pontos muito importantes na discussão pelo quarto lugar do mundial de construtores.

Carlos Sainz – Nota 9
Carlos Sainz terá sido, porventura, o piloto mais azarado do fim de semana. Começou logo no treino livre 1, sentiu-se injustiçado por ser penalizado por trocas de componentes em resultado de um incidente que não foi da sua responsabilidade. Esteve bem na qualificação, mas com a queda na grelha de partida tinha de recuperar posições. Foi isso que fez, estando envolvido no grupo de pilotos que discutiu as últimas cinco posições pontuáveis e ainda conseguiu sair de uma situação complicada, ainda na fase inicial da corrida, quando o seu carro corria o risco de sobreaquecer.

Lewis Hamilton – Nota 8
Parecia mais forte do que o seu companheiro de equipa e com um melhor desempenho do que na qualificação, mas Lewis Hamilton foi bastante castigado depois do contacto com Oscar Piastri e que resultou num furo no pneu que o obrigou a baixar o ritmo até chegar à box, perdendo posições importantes na classificação. Teve de voltar ao ataque e ainda conseguiu alcançar o sétimo posto.
Perdeu de vez as hipóteses de lutar pelo segundo posto no mundial de pilotos, mas limpou a imagem na corrida do que tinha feito na qualificação.

George Russell – Nota 7
O toque com Max Verstappen, com direito a penalização, fê-lo cair na classificação depois de terminada a corrida. Em pista terminou em quarto, depois de um último stint muito forte, mas com a penalização caiu para oitavo. Foi pena pelo desempenho que teve nas últimas voltas, mas tem de melhorar em algumas situações.

Fernando Alonso – Nota 8
Viu-se envolvido na confusão da primeira curva, depois de não ter conseguido travar nas devidas condições, muito possivelmente pela temperatura baixa nos pneus. A partir desse momento, tendo perdido várias posições, Alonso tentou limitar os danos e ainda conseguiu pontuar.
Como aconteceu com Lance Stroll, a estratégia das paragens na box teve bastante peso na posição que ocupou no final da corrida.

Oscar Piastri – Nota 7
Teve um bom desempenho no início da corrida, mostrando algumas ultrapassagens de belo efeito, mas acabou no 10º posto depois de ter rodado entre os primeiros 5 classificados. A opção de o manter tanto tempo em pista, depois de dois stints com pneus duros, não foi a melhor por parte da McLaren, mas chegaram a um ponto que tinham de esperar por um Safety Car ou Virtual Safety Car, que não veio a acontecer, para que o australiano não perdesse tanto terreno. Graças aos pneus mais rápidos no final da corrida, conseguiu ainda recuperar posições e alcançar os pontos, mostrando que o MCL60 esteve mais forte na corrida do que na qualificação.

Pierre Gasly – Nota 5
Alexander Albon – Nota 5
Kevin Magnussen – Nota 5
Daniel Ricciardo – Nota 5
Zhou Guanyu – Nota 5
Logan Sargeant – Nota 4
Valtteri Bottas – Nota 3
Yuki Tsunoda – Nota 4
Nico Hüleknberg – Nota 3
Lando Norris – Sem Nota

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo