GP Japão F1: Valtteri Bottas vence, Mercedes Campeã

Por a 13 Outubro 2019 07:50

Valtteri Bottas (Mercedes) venceu o GP do Japão de F1, naquele que é o seu terceiro triunfo do ano, depois da Austrália e Azerbaijão. Há vários meses que o finlandês não subia ao lugar mais alto do pódio, mas uma partida perfeita, a que se juntou um problema com o arranque do homem da pole, Sebastian Vettel (Ferrari) levou Bottas para a frente de uma corrida facilmente ganha pela Mercedes.

Com esta sexta vitória da carreira para Bottas, a Mercedes assegura também o título de Construtores, o que faz pela sexta vez consecutiva, algo que a Ferrari também fez, mas a Scuderia não junto os títulos de pilotos, algo que a Mercedes está muito perto do conseguir.

Nesta corrida, já se desconfiava que, apesar da velocidade da Ferrari na qualificação, em ritmo de corrida os Mercedes estavam melhor, nesta pista, e isto viu-se logo após a partida quando Bottas ‘cravou’ um significativo avanço face a Vettel na fase inicial da corrida.

Logo atrás, terminaram Sebastian Vettel (Ferrari) e Lewis Hamilton (Mercedes).

Depois do mau arranque, ‘safando-se’ mesmo de uma falsa partida, já que o seu monolugar ‘mexeu-se’ antes das luzes se apagarem, Sebastian Vettel nunca conseguiu aproximar-se de Bottas, passou boa parte da corrida sozinho, mas nas últimas cinco voltas ficou à mercê de Lewis Hamilton. Conseguiu manter o segundo lugar, apesar de vários fortes ataques de Hamilton.

Ao arrancar do quarto lugar, Lewis Hamilton passou a fase inicial da corrida na traseira de Leclerc, que não foi logo às boxes, com a asa danificada, o que atrasou Hamilton, que mais tarde foi-se chegando à cauda do Ferrari #5 de Vettel, e na fase final da corrida bem tentou suplantar o Ferrari, mas numa pista como Suzuka isso não é fácil e o inglês quedou-se pelo terceiro lugar.

Depois das paragens nas boxes dos três homens da frente a vantagem de Bottas sobre Vettel subiu enquanto Hamilton ficou a cerca de 20s da frente, o que deixou o inglês muito zangado. Bottas parou na volta 36, altura em que estava 14s à frente de Hamilton, e Hamilton fez mais sete voltas antes de fazer a sua última visita às boxes. Isso deixou Bottas bem na frente de Vettel, cerca de 10s, mas com Hamilton a cinco segundos do Ferrari, embora com pneus mais frescos e macios.

No campeonato, Hamilton já só precisa de conseguir mais 14 pontos que Valtteri Bottas no México para assegurar o título. Provavelmente, a questão será resolvida nos EUA.

Charles Leclerc (Ferrari) cometeu um erro após a partida ao tocar no Red Bull de Max Verstappen, que tinha feito um melhor arranque. Com o holandês quase a seu lado, o toque foi inevitável, e as corridas de ambos ficaram desde logo estragadas. Charles Leclerc teve que ir às boxes trocar a asa dianteira, caindo para último e Verstappen depois do pião que fez após o toque, caiu muitas posições.

Leclerc terminou em sexto depois duma boa recuperação, mas o holandês ficou pelo caminho a meio da corrida.

Para compensar, Alex Albon foi quarto, com o segundo Red Bull, um magro pecúlio numa pista em que se esperava mais dos Red Bull, que nunca tiveram em condições de incomodar a Mercedes e a Ferrari.

Alex Albon registou o seu melhor resultado na F1, com o quarto lugar pela Red Bull, apesar de ter ficado atrás dos dois McLaren na fase inicial da corrida. O anglo-tailandês passou Lando Norris após um contacto entre ambos, na última chicane, e ficou mais tarde à frente de Carlos Sainz ao parar duas vezes, com o espanhol a realizar uma estratégia de paragem única que lhe valeu um excelente quinto lugar.

A McLaren tinha andamento para ter outro carro nos pontos, mas depois de ter sido atingido por Albon, Norris teve de fazer uma paragem bem mais cedo que o previsto, porque os destroços da asa partida de Leclerc ficaram presos nas condutas de travagem do seu monolugar. Por tudo isto terminou apenas em 13º.

Daniel Ricciardo terminou em sétimo, depois de um longo primeiro stint com pneus médios. Quando trocou para os pneus mais macios, passou vários adversários. Por exemplo, o companheiro de equipa, Nico Hulkenberg, fazendo o mesmo mais tarde a Lance Stroll e Pierre Gasly. Nico Hulkenberg foi nono na frente de Lance Stroll, enquanto Sergio Perez se despistou na última volta, depois de um contacto com Gasly, sendo isso que ‘promoveu’ Stroll à 10ª posição.

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