GP Itália F1: Carlos Sainz foi o mais rápido do TL3, batendo Verstappen por 0.08s

Por a 2 Setembro 2023 12:39

Carlos Sainz comprovou que é candidato à luta pela pole position na sessão de qualificação de mais logo, após ter sido o piloto mais rápido no derradeiro treino livre do Grande Prémio de Itália. O piloto espanhol da Ferrari bateu, nos instantes finais da sessão, o tempo anterior de Max Verstappen, registando 1:20.912s com 0.086s de vantagem sobre o adversário neerlandês.

Apesar de ter sido o mais rápido no treino, Sainz não escapou a uma bandeira preta e branca por causar uma colisão com Oscar Piastri.

Em melhor forma em relação ao que aconteceu ontem, Lewis Hamilton terminou o treino com o terceiro registo mais rápido, mas a mais de 0.5s do tempo de Sainz, enquanto Charles Leclerc foi o quarto na tabela de tempos, seguido de Fernando Alonso, George Russell, Kevin Magnussen e Nico Hülkenberg.

Numa boa prestação e sem ter rodado com pneus macios, Alexander Albon completou a sua melhor volta com pneus duros – melhorou o registo anterior que tinha sido realizado com pneus médios – ficando a 1.142s de Sainz na nona posição da tabela de tempos.

Sergio Pérez fechou os dez mais rápidos da sessão.

Repetindo o que fez no segundo treino livre, Sainz apresentou a sua candidatura à discussão da pole position e é preciso atenção ao que poderá ainda fazer Charles Leclerc. O piloto monegasco abortou a sua tentativa de volta rápida, na mesma altura em que o espanhol ascendeu ao topo da tabela de tempos, por ter perdido tempo na segunda curva Lesmo quando tinha registado o melhor tempo de toda a sessão no primeiro setor.

Um pouco ao contrário dos seus adversários, Verstappen não é tão rápido nos dois primeiros setores do traçado de Monza, mas aproveita as vantagens do RB19 no terceiro e parte final da pista, recuperando algum tempo que possa perder.

Quanto à Mercedes, nota-se que deu um passo em frente ao dia anterior e pode estar mais rápida do que a McLaren, um cenário muito diferente do que se previa depois de sexta-feira. No entanto, não há uma imagem clara do que pode fazer a Williams, particularmente Alexander Albon, com pneus macios, uma vez que o piloto tailandês apostou em simular voltas de qualificação com os compostos obrigatórios na Q1 e Q2. Parece estar muito à vontade com pneus duros e médios, mas em relação aos macios é uma incógnita.

O que se passou de mais importante no TL3?

Apenas 12 pilotos saíram para a pista imediatamente a seguir ao semáforo verde se acender no final das vias das boxes. Com uma grande mistura de compostos de pneus usados pelos doze em pisa, não era surpreendente que Pierre Gasly com pneus macios começasse a sessão com o registo de referência, prontamente batido por Sergio Pérez, também com macios. 

Ainda antes de ultrapassar os dez primeiros minutos de sessão, Lando Norris passou para a frente da tabela de tempos, mas já com Max Verstappen em pista, melhorou o registo do britânico, com 1:21.838s. Entretanto, Pérez passou para o segundo posto, com uma desvantagem de 0.354s para o seu companheiro de equipa. 

Antes de definir o terceiro tempo mais rápido – a 0.592s de Verstappen – nos primeiros 15 minutos, Lewis Hamilton bloqueou a travagem para a entrada da primeira chicane e teve de seguir pela escapatória. O piloto britânico estava em ritmo rápido, a trabalhar para a qualificação. 

Após a passagem da meia hora de sessão, Alexander Albon colocou pneus médios novos e rodou numa volta rápida para alcançar o segundo posto da tabela de tempos, a 0.427s do registo de Verstappen. Tratou-se de uma simulação de uma volta rápida para a Q2.

Chegando aos últimos vinte minutos de treino, Oscar Piastri falhou a inserção na segunda curva da chicane della Roggia, passando pela caixa de gravilha quando começava uma simulação de qualificação com pneus médios. O piloto australiano parou na box para os mecânicos verificarem se existiam problemas no MCL60. 

Com novas simulações de qualificação com pneus macios novos, os dois pilotos da Mercedes subiram na classificação, com vantagem para Lewis Hamilton, que ascendeu ao topo da tabela de tempos com 1:21.453s, enquanto George Russell colocou-se no terceiro lugar, a 0.277s do seu companheiro de equipa.

Em sentido contrário, Albon regressou à pista com pneus duros e melhorou o seu anterior registo com pneus médios. Enquanto isso, Kevin Magnussen e Fernando Alonso melhoraram os seus tempos anteriores e passaram para a frente de Albon, com vantagem para o espanhol da Aston Martin.

Logo depois, Max Verstappen simulou uma volta rápida com pneus macios novos e bateu o registo de Hamilton por 0.455s, completando a sua volta a 1:20.998s. 

Regressando às simulações de qualificação com pneus macios, Carlos Sainz e Charles Leclerc vinham a melhorar os seus registos anteriores nos setores, com o piloto espanhol a ascender ao primeiro lugar da tabela de tempos com 1:20.912s. O piloto monegasco abortou a sua tentativa, quando tinha alcançado a melhor marca da sessão no primeiro setor, depois de ter passado com dois pneus na gravilha na saída da segunda curva Lesmo. O piloto monegasco voltaria à pista, mas terminou o treino a 0.574s do seu companheiro de equipa, parecendo que esta diferença é muito grande para aquilo que Leclerc pode fazer.

Foto: Martin Trenkler

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
garantia4
garantia4
8 meses atrás

Já repararam o RB do Checo ? Teve uma fuga de óleo na FP3 o que o levou a parar. Porque não o informam? …

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado