Está confirmada a mudança no regulamento das unidades de potência. Foi distribuída uma diretiva técnica às equipas que restringe os modos de motor que podem utilizar na qualificação, o que deverá fazer com que as equipas como a Mercedes estejam tão à frente na Q2 e Q3, do que temos visto até aqui, ficando por saber qual, entre os cinco modos de motor que a Mercedes tem, vai escolher para a corrida.
Para que se perceba um pouco melhor a questão, Valtteri Bottas já disse que sabendo que o seu carro é rápido não precisa de utilizar os modos de motor mais ‘altos’, na Q1, de modo a preservar a vida útil do motor e com isto conclui-se que a competitividade da Mercedes aumenta dramaticamente quando se trata da Q2 e Q3. Basicamente o que a Mercedes faz é ganhar mais de um segundo por volta, bastando para isso rodar um botão no volante do monolugar. E estamos a falar de diferenças de valores que começam nos 800cv e vão até aos 1000cv. Modo 1 até modo 5. Pelo meio, os vários níveis de potência.
Prevê-se que a Mercedes ainda tenha vantagem, mas não será tão grande, mas como já se percebeu isso pode significar que podem passar a ter um nível superior durante a corrida. O impacto total, ainda está por ser conhecido, mas a qualificação é definitivamente uma sessão a ter em conta, pois se a ordem for um pouco diferente em comparação com as corridas anteriores, isso pode ter a ver com o fim do ‘party mode’. Seja como for, que ninguém espere que a Mercedes deixe de ter a primazia, mesmo em qualificação, já que a sua vantagem no motor parece continuar a ser óbvia.









Parece-me que esta alteração vai aumentar o fosso entre a Mercedes e as restantes equipas em corrida.
Nesse caso, quem forçou a alteração, também depressa fará pressão para a reverter.
Mas depois já esgotaram o crédito.
Concordo, menos margem em qualificação mais margem em corrida! A Mercedes têm de longe o melhor carro, e não é só motor!..
Estes tipo de alterações são sempre algo de interessante para ver como vai resultar.
Mais uma benesse pra Mercedes, de tantas outras que já beneficiou
Benesse?? Para a Mercedes? Tire os óculos, fizeram a regra para prejudicar a Mercedes!!!
A FIA mete nojo! Que culpa tem a Mercedes que a RB e a Ferrari sejam incompetentes?
O mais ridículo é que quase de certeza isto vai melhorar o desempenho da Mercedes em corrida! Qual vai ser a seguinte medida? Obrigar a Mercedes a usar jantes de madeira?!
Eu ia mais numa de os obrigar a andar só com 3 rodas…
Até assim ganham! Lol.
Esta pequena alteração não aquece nem arrefece, a Mercedes vai continuar a andar na frente ponto final. Acho que até com jantes de madeira ganhariam corridas tal a superioridade lol.
Não se esqueça também que até hoje ninguém sabe porque razão a FIA obrigou a Ferrari a tirar potência ao melhor motor do plantel, acho que deveriam fazer o mesmo ao motor Mercedes não acha?
Eu acho que deviam deixar as equipas em paz ao mesmo tempo que tornam transparentes os regulamentos! Estou farto de ver isto acontecer, ainda para mais a meio da época. Seja à RB, Brawn, Merc, etc. Eu adoro este “desporto”, mas não deixo de me questionar que porcaria de desporto é este onde mudam as regras durante o jogo, na maioria dos casos porque as equipas fazem o que lhes compete, explorar os regulamentos! E essa história da Ferrari, enfim, não se entende! A Mercedes está a fazer batota por acaso? O problema é que não há uma linha clara… Ler mais »
A diretiva não restringe os modos que podem ser usados em qualificação mas sim obrigar o uso do mesmo modo em qualificação e na corrida.
Podem usar o modo que quiserem na qualificacao mas depois têm de o usar na corrida.
“What’s the change that’s being made?Previously the qualifying and overtake modes would have a time limit per event imposed upon them by the engine manufacturer, so as to keep the power unit within its usage limit. The new Technical Directive will require the power unit to be run in the same single mode during qualifying and race.” – f1.com
só gente ridícula aqui, voces preferem ver lutas entre os pilotos em todas as voltas ou uma corrida com os carros separados por +5segundos?
As regras que estão a ser feitas é para existir mais competitividade! acordem para a vida!