GP Hungria F1, Q3: Primeira linha Ferrari

Por a 29 Julho 2017 14:10

Os dois Ferrari reservaram para si a primeira linha da grelha de partida, com Sebastian Vettel a assegurar a pole position, com Kimi Raikkonen, a ficar a 0.168s do seu colega de equipa, mas contribuindo para uma importante primeira linha da Ferrari.

Valtteri Bottas foi terceiro, a 0.254s de Vettel, com o seu colega de equipa Lewis Hamilton a confirmar que não está ao nível dos Ferrari nesta pista. As três primeiras linhas da grelha ficaram reservadas para três equipas, com os homens da Red Bull a ficar com a terceira. Max Verstappen ficou na frente de Daniel Ricciardo.

Depressa se percebeu na Q3 que dificilmente a Mercedes conseguiria desafiar a Ferrari na luta pela pole, e acabaram mesmo por ser os dois carros italianos a reservar a primeira linha. Valtteri Bottas foi quem se chegou mais perto, enquanto Hamilton se viu em dificuldades com os pneus, quando disse à equipa para se certificar que o segundo ‘jogo’ estivesse mais equilibrado. Cometeu um erro na curva quatro, deixando-o mais pressionado para a última tentativa, não conseguindo melhor que o quarto lugar.

Apesar do resultado de Nico Hulkenberg, que se qualificou em sétimo, atrás dos dois Red bull, a quarta linha vai pertencer por completo à McLaren em virtude da penalização de cinco posições por troca de caixa de velocidades do alemão da Renault. Carlos Sainz, encerra o top 10.

Desta feita, Jolyon Palmer não esteve mal e ficou perto de entrar na Q3, arranca de 10º, logo à frente do seu colega de equipa que vai receber mais cinco posições de ‘castigo’. Esteban Ocon foi 12º , batendo novamente o seu colega de equipa, Sergio Perez que foi apenas 14º Entre eles ficou Daniil Kvyat.

Q2: Dois McLaren ‘apurados’

De fora na segunda fase da qualificação ficaram Jolyon Palmer, Esteban Ocon, Danill Kvyat, Sergio Perez e Romain Grosjean. Passam à Q3, Lewis Hamilton, Sebastian Vettel, Max Verstappen, Kimi Raikkonen, Valtteri Bottas, Nico Hulkenberg, Daniel Ricciardo, Fernando Alonso, Stoffel Vandoorne e Carlos Sainz, numa parte da qualificação que devolveu dados bem interessantes, como o facto de Hamilton ter ficando na frente pela primeira vez este fim de semana e os dois McLaren-Honda terem chegado ambos à Q3.

Q1: ‘Enorme’ Paul di Resta

Grande prestação de Paul di Resta, que substitui Felipe Massa, cujo estado físico não lhe permitiu marcar presença nesta qualificação, com o piloto escocês a terminar na 19ª posição, deixando atrás de si o Sauber de Marcus Ericsson. Sem tempo de pista, quase sem preparação, e não foi último, o que diz bem da classe do piloto de reserva da Williams. foi melhorando os seus registos, e ficou apenas a sete décimos de Lance Stroll, que também foi eliminado. Portanto, de fora ficaram os dois Williams, o de Stroll por uma nesga, um Haas, de Kevin Magnussen, e os dois Sauber de Pascal Wehrlein e Marcus Ericsson.

Pos. Piloto Carro Q1 Q2 Q3 Vts
1 Sebastian Vettel FERRARI 1:17.244 1:16.802 1:16.276 14
2 Kimi Räikkönen FERRARI 1:17.364 1:17.207 1:16.444 14
3 Valtteri Bottas MERCEDES 1:18.058 1:17.362 1:16.530 18
4 Lewis Hamilton MERCEDES 1:17.492 1:16.693 1:16.707 17
5 Max Verstappen RED BULL RACING TAG HEUER 1:17.266 1:17.028 1:16.797 14
6 Daniel Ricciardo RED BULL RACING TAG HEUER 1:17.702 1:17.698 1:16.818 14
7 Nico Hulkenberg RENAULT 1:18.137 1:17.655 1:17.468 14
8 Fernando Alonso MCLAREN HONDA 1:18.395 1:17.919 1:17.549 17
9 Stoffel Vandoorne MCLAREN HONDA 1:18.479 1:18.000 1:17.894 17
10 Carlos Sainz TORO ROSSO 1:18.948 1:18.311 1:18.912 19
11 Jolyon Palmer RENAULT 1:18.699 1:18.415 14
12 Esteban Ocon FORCE INDIA MERCEDES 1:18.843 1:18.495 16
13 Daniil Kvyat TORO ROSSO 1:18.702 1:18.538 15
14 Sergio Perez FORCE INDIA MERCEDES 1:19.095 1:18.639 15
15 Romain Grosjean HAAS FERRARI 1:19.085 1:18.771 15
16 Kevin Magnussen HAAS FERRARI 1:19.095 9
17 Lance Stroll WILLIAMS MERCEDES 1:19.102 9
18 Pascal Wehrlein SAUBER FERRARI 1:19.839 9
19 Paul di Resta WILLIAMS MERCEDES 1:19.868 11
20 Marcus Ericsson SAUBER FERRARI 1:19.972 8
Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
16 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
6 anos atrás

Uma qualificação em que os seis primeiros couberam em pouco mais de meio segundo, teve que ser uma grande qualificação. Excelente resultado da McLaren. Ocon voltou a bater Perez. Nunca fui apreciadora do di Resta, mas tenho de elogiá-lo pela prestação. Dadas as circunstâncias, não ter sido último, foi muito bom. Afinal, a Ferrari não ficou para trás, nem a Mercedes deu um grande passo em frente, como muitos diziam, esquecendo-se de que a Mercedes se tem dado mal, sempre que as temperaturas estão muito altas e, pelo contrário, se dá muito bem com temperaturas baixas, como aconteceu em Silverstone.… Ler mais »

RogerM
RogerM
Reply to  Pity
6 anos atrás

Uiuiui…o Lewis que deixe espaço ao Max, que o gajo nas primeiras curvas entrar à lambão. A Ferrari que aproveite este circuito para amealhar alguns pontos…e já agora…que não abusem numa estratégia que estenda demais o stint.

Pity
Pity
Reply to  RogerM
6 anos atrás

Não acredito que o Max vá exagerar, afinal de contas, está muito atrás do Ricciardo em termos de pontos e não quererá arriscar em demasia, mas concordo, o melhor é o Hamilton dar-lhe (muito) espaço.

RogerM
RogerM
6 anos atrás

A Ferrari ao dominar neste circuito, comprova que com uma Unidade Motriz um pouco mais potente, poderia dominar noutros restantes circuitos. A Mercedes neste circuito esteve menos competitiva na qualificação. Mas em corrida será outra conversa. O Di Resta, ainda ia batendo o Stroll…ou a dupla da Williams é fraca, ou foi o Di Resta que se adaptou bem.

F1_4ever
6 anos atrás

O Palmer como de costume ficou em 11º, eu acho que aquele já deve é ser o número que ele tem na testa, ou seja uma vez mais ficou com uns grandes “c….s” por não ter entrado nos dez primeiros e por ter sido um segundo mais lento que o Hulkenberg. Mas afinal teve sorte com a penalização do Hulk e parte de 10º.

RedDevil
RedDevil
6 anos atrás

e comentários?… nada? foi tudo para férias … de certeza!

PS – mas acho que se o Hamilton tem feito a pole, esse pessoal tinha adiado as férias para poder comentar…

rodríguezbrm
rodríguezbrm
Reply to  RedDevil
6 anos atrás

Comentários? Fantástico Giovinazzi que ainda foi a tempo para o simulador em maranello para confrontar os dados de 6.ª na pista e assim possibilitar aos 2 titulares tirarem hoje todo o proveito das inovações apresentadas e que tantas dores de cabeça lhes deram ontem. Bonito gesto da Ferrari ao divulgar isso hoje.
De resto, continuam a rezar para que as temperaturas em cima e em baixo continuem a subir.

RogerM
RogerM
Reply to  rodríguezbrm
6 anos atrás

Quando a Ferrari está em alta…lá vêm os ressabiados com teorias da treta, para minimizar os feitos da dupla de Pilotos.

rodríguezbrm
rodríguezbrm
Reply to  RogerM
6 anos atrás

Passa-me completamente ao lado essa discussão do Benfica-Sporting, na pista o Vettel de manhã e o Kimi de tarde estavam perdidos com os upgrades e o novo fundo plano, e foi fundamental para a pole o trabalho no simulador a partir dos dados recolhidos na pista, de tal forma que o próprio Arrivabene, de forma inédita, o tornou público. Se isto é minimizar os pilotos que estão na pista….

RedDevil
RedDevil
Reply to  rodríguezbrm
6 anos atrás

sim… e depois?… qual é o mal? deves ter dificuldades em distinguir um chocolate dum cócó… toma cuidado (muito) quando comeres um…

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  RedDevil
6 anos atrás

E quando a ferrari perde, é ver os outros a fugir para a toca ou a acusar a mercedes de ser batoteira. 😉

São ciclos.

Já agora, é sábado à noite, há quem tenha vidas e vá sair. lol

RedDevil
RedDevil
Reply to  Frenando_Afondo™
6 anos atrás

oh “Afonso”… não me lixes… alguém veio aqui acusar a Mercedes de batoteira na última corrida quando deu “uma volta” aos Ferrari? Não…
O que eu disse na ultima corrida foi que a Ferrari andava à sombra da bananeira com a vantagem das 1ª corridas… e desenvolvimento ao longo da época… nada…
PS – os treinos são sempre ao sábado… nos outros sábados, em que a Mercedes domina os treinos (e que são quase todos!), não saem com as suas “vidas”? é?

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
6 anos atrás

Que dirão agora os jornais italianos? Que já não há crise? Que a ferrari afinal teve azar em silverstone? Que a Mercedes teve foi sorte? lol Como esperava, num circuito onde conta fazer os pneus funcionar e o chassi conta mais que o motor, a Ferrari está melhor, parece uma espécie de Mónaco mas sem paredes. Já veremos como será a corrida, mas acredito que o Vettel vai fugir e o Raikkonen vai ser usado como escudo, provavelmente vão deixá-lo a queimar pneu sempre que tiver algum mercedes atrás dele. (note-se que na qualificação, coincidência ou não, na última tentativa… Ler mais »

RogerM
RogerM
Reply to  Frenando_Afondo™
6 anos atrás

Ena tanta choradeira…ainda não percebeste que o traçado e as altas temperaturas é que favoreceram o resultado da Ferrari. Acalma-te que só depois da paragem após esta corrida, é que saberemos quem fez os melhores progressos.

mo16011704
mo16011704
6 anos atrás

Parabéns a Ferrari e ao Vettel, eu já tinha dito que Vettel é principal candidato ao título pois tem sido mais regular. Hamilton sempre reclama algo, ontem foi ar nos pneus e amanhã aderência epa…já até enjoa um pouco essas reclamações. As vezes é preciso perceber que o adversário está melhor e preparar melhor outra estratégia. Assim sendo temos corrida hoje, com certeza a vitoria será para Vettel.

Saudações

Pity
Pity
Reply to  mo16011704
6 anos atrás

E às vezes, são os adeptos que têm de perceber que os pilotos se se queixam, alguma razão terão…

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado