GP Hungria F1: Finalmente uma pole para Max Verstappen

Por a 3 Agosto 2019 15:54

Foram precisos 93 Grandes Prémios para que finalmente Max Verstappen se tornasse no 100º piloto a assegurar uma pole position na Fórmula 1 entre os pilotos que o conseguiram – uma pole position – Só Mika Hakkinen (94), Daniel Ricciardo (94), Nico Rosberg Nico (111), Thierry Boutsen (115), Jarno Trulli (119) e Mark Webber (131) precisaram de mais tempo.

Uma semana depois da sua vitória na Alemanha, o piloto holandês mata mais um ‘borrego’ na sua carreira na F1.

O piloto da Red Bull foi o mais rápido logo nas primeiras voltas da Q3, colocando-se 0.178s na frente do Mercedes de Valtteri Bottas e apesar do piloto da Mercedes ter ultrapassado o primeiro registo do holandês, também logrou baixar o seu tempo e com isso confirmou a primeira pole positon da sua carreira na Fórmula 1.

Já Lewis Hamilton não conseguiu melhor do que ficar quase dois décimos mais atrás, na frente dos dois Ferrari de Charles Leclerc, que colocou em risco a sua qualificação ao despistar-se na última curva na Q1 e bater de traseira nas barreiras.

Sebastian Vettel ficou a meio segundo de Verstappen, mostrando que a Ferrari não tem ritmo para a Mercedes e Red Bull no Hungaroring. Já Pierre Gasly, ficou a quase nove décimos de Verstappen.

Tendo em conta o que se tem visto até aqui, a Mercedes e a Red bull estão um passo à frente da Ferrari que numa pista em que a aerodinâmica é muito importante, deverá ter muitas dificuldades amanhã na corrida, ainda mais saindo com os dois carros do quarto e quinto lugares.

Para a Red Bull, Max Verstappen sair na frente é um bom passo para o que pode ser a terceira vitória do ano para o holandês, mas antes que isso possa suceder há uma longa corrida pela frente e (pelo menos) dois Mercedes a fazer pressão. Logo se verá o que a Ferrari será capaz.

A McLaren liderou o segundo pelotão com Lando Norris a bater Carlos Sainz. Romain Grosjean foi oitavo, novamente com o seu Haas com as mesmas afinações do GP da Austrália, que parece tem resultado, já que lhe permitiu ser 0.028s mais rápido que Kimi Raikkonen (Alfa Romeo).

O melhor Renault, o de Nico Hulkenberg surge apenas na 11ª posição, sendo que Daniel Riccardo foi eliminado na Q1, devido a um enorme erro de julgamento, para além, claro, de gritante falta de ritmo.

Nos momentos em que a pista está mais rápida, o australiano não se conseguiu livrar do tráfego e com o cronómetro regressivo a impor a sua lei, teve que iniciar de forma totalmente inadequada a sua última tentativa, condicionando logo ali o seu resultado. Muito mais para a Renault este tipo de erros.

Alex Albon colocou o melhor dos Toro Rosso-Honda STR14 em 12º, com o anglo-tailandês a bater o seu colega de equipa, Daniil Kvyat, que foi 13º. Antonio Giovinazzi foi 14º com o Alfa Romeo-Ferrari C38 mas pode ainda ser penalizado já que impediu Lance Stroll na qualificação.

Magnussen foi 15º com o seu Haas-Ferrari VF-19 na frente de George Russell, que por muito pouco colocava o seu Williams-Mercedes FW42 na Q2. Sergio Perez não foi além da 17ª posição com o seu Racing Point-Mercedes RP19 e atrás de si ficaram Daniel Ricciardo ( Renault R.S.19), Lance Stroll (Racing Point-Mercedes RP19) e o inevitável Robert Kubica (Williams-Mercedes FW42)

Quanto à corrida de amanhã, algumas curiosidades, por exemplo o facto de Lewis Hamilton ter vencido o Grande Prémio da Hungria e o Mundial de Pilotos no mesmo ano na temporada passada, pela primeira vez desde Michael Schumacher em 2004.

Se Lewis Hamilton vencer na Hungria, igualará o seu próprio recorde do maior número de vitórias num circuito. Venceu em Montreal sete vezes e uma vitória este fim de semana seria a sétima em Budapeste. Apenas Michael Schumacher tem mais vitórias num circuito, com oito em Magny-Cours.

Como já se percebeu, há uma estreia a fazer pole-positions este fim de semana, e Max Verstappen foi o 100º piloto a conseguir a pole na F1. Por fim, hoje, 3 de agosto, seria o 30º aniversário de Jules Bianchi, piloto falecido em 2015 e que muitas saudades deixou na F1….

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
30 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado