GP Hungria F1: Filme da sessão de qualificação

Por a 30 Julho 2022 16:17

Com as bancadas bem preenchidas, George Russell conquistou surpreendentemente a pole position para a corrida do GP da Hungria de amanhã. Max Verstappen teve problemas de potência no RB18, enquanto os pilotos da Ferrari também ficaram surpreendidos com o tempo registado por Russell.

Com todos os pilotos a saírem prontamente para a pista com pneus macios, prevendo-se chuva para a qualificação, o que não chegou a acontecer. Sebastian Vettel ajudou os mecânicos da Aston Martin a reconstruírem o seu carro pouco antes da sessão. O fundo foi substituído, assim como a caixa de velocidades e a asa traseira. 

Q1: Mercedes assumem os melhores tempos

O primeiro piloto a registar um tempo rápido foi Kevin Magnussen (1:20.388s), tendo sido batido por Lance Stroll, Valtteri Bottas e Lewis Hamilton e mais tarde Max Verstappen, com o tempo de 1:19.020s. Os dois pilotos da Ferrari ainda estavam dentro da garagem da equipa italiana por esta altura da sessão. 

Faltavam cerca de 12 minutos para o final da Q1 quando Lando Norris estabeleceu o segundo melhor tempo, a 0.514s de Verstappen. No particular da luta pelo melhor do “segundo pelotão”, Fernando Alonso conseguia apenas o quinto tempo na mesma altura. 

Verstappen melhorou o seu anterior registo (1:18.792s), assim como Sergio Pérez, que subiu ao segundo lugar da tabela de tempos, e George Russell que passou a ser o terceiro mais rápido nessa fase da Q1.

A menos de 7 minutos para o final da primeira fase da qualificação, Lewis Hamilton assumiu o segundo lugar da tabela de tempo, a 0.407s do tempo do neerlandês da Red Bull e na zona de eliminação estavam Zhou Guanyu, Nicholas Latifi, Lance Stroll, Sebastian Vettel e Mick Schumacher. 

O piloto alemão da Haas ainda não tinha qualquer tempo registado e na primeira volta rápida subiu para o nono lugar da tabela de tempos, a 0.655s do melhor tempo. Zhou também confirmou estar forte numa volta rápida, assumiu o quinto lugar, a 0.464s.

Para a última volta da Q1, Alex Albon, Valtteri Bottas, Esteban Ocon, Daniel Ricciardo e Yuki Tsunoda estavam em posições de eliminação.

À entrada do último minuto, Hamilton assumiu a liderança da tabela de tempos com 1:18.374s, seguido de Russell. 

Yuki Tsunoda, Alexander Albon, Sebastian Vettel, Pierre Gasly e Nicholas Latifi foram eliminados na Q1. A pista esteve a melhorar na fase final da Q1 e as diferenças entre os tempos de vários pilotos são muito curtas. O tempo de Pierre Gasly foi apagado por exceder os limites de pista e por isso, o seu último tempo não contou. Latifi foi eliminada na primeira fase da qualificação, mas registou o melhor primeiro setor da Q1 na última volta. 

Q2: Sergio Pérez eliminado, após confusão com limites de pista

Ainda sem chuva, Max Verstappen passou para a liderança da tabela de tempos com o registo do  1:17.703s, seguido de Lando Norris a 0.418s de diferença.

O tempo de Sergio Pérez, a cerca de 9 minutos para o final da Q2, foi apagado por exceder os limites de pista, no mesmo local de Pierre Gasly na Q1.

Fernando Alonso bateu o tempo de Norris e passou para o segundo lugar, ficando a 0.201s do tempo de Verstappen.

O piloto que terminou a Q1 com o melhor registo, Lewis Hamilton estava em zona de eliminação a seis minutos para o final da segunda fase da qualificação, assim como Lance Stroll, Kevin Magnussen, Mick Schumacher e Sergio Pérez. O britânico subiu ao terceiro lugar da tabela de tempos após uma nova volta rápida, batido pouco depois por Charles Leclerc.

Nos últimos minutos da Q2, Pérez reportou algumas gotas de chuva, na mesma altura em que o seu tempo foi reposto, porque afinal não tinha ultrapassado os limites de pista. Ficou assim com o nono tempo. 

Nos últimos instantes, e enquanto Pérez regressou à box para não sair mais, Valtteri Bottas e Esteban Ocon melhoraram os seus registos, colocando o mexicano da Red Bull fora do resto da qualificação. Pérez queixou-se à equipa do bloqueio de Magnussen durante a sua última tentativa de volta rápida. 

Sergio Pérez foi o principal nome dos pilotos a serem eliminados na Q2, apesar do tempo rápido apagado ter sido reposto pela direção de prova, e que não disputam a pole position na fase final da qualificação. Para além do piloto mexicano, ficaram de fora Zhou Guanyu, Kevin Magnussen, Lance Stroll e Mick Schumacher. Foi a segunda vez durante o ano que o piloto da Red Bull não passa para a Q3.

Q3: A primeira pole position de George Russell

As dúvidas para a conquista da pole position eram muitas. Red Bull ou Ferrari? Mercedes podia intrometer-se? Tudo para se decidir em 12 minutos. 

No final das primeiras voltas rápidas, Carlos Sainz detinha o tempo mais rápido, com o registo de 1:17.505s, seguido de George Russell e Charles Leclerc. Lewis Hamilton estava no quarto lugar da tabela de tempos, seguido de Fernando Alonso e Lando Norris. Max Verstappen errou durante a sua primeira tentativa e ficou a 1.318s do tempo do espanhol no sétimo lugar. Esteban Ocon, Valtteri Bottas e Daniel Ricciardo fechavam os dez da Q3. 

Na volta de saída de Verstappen, o piloto queixou-se à equipa via rádio que não tinha potência no RB18 e não conseguiu fazer um tempo rápido. Terminou a qualificação frustrado. Uma má notícia para o neerlandês, na mesma altura em que Leclerc iniciava a sua última volta rápida. Na discussão entre pilotos da Ferrari, Leclerc não conseguiu bater o tempo anterior de Sainz, que inclusivamente melhorou o seu registo (1:17.421s), mas numa enorme surpresa na Hungria, George Russell conquistou a sua primeira pole position na carreira da Fórmula 1. 

O britânico completou a sua volta em 1:17.377s e conquistou a pole position, a primeira da carreira e a primeira pole não-Ferrari e não-Red Bull.

Seguiram-se Carlos Sainz, Charles Leclerc, Lando Norris, Fernando Alonso, Lewis Hamilton e Valtteri Bottas. Daniel Ricciardo vai arrancar do nono lugar, à frente de Max Verstappen.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado