GP Grã-Bretanha F1: Novo formato criou imprevisibilidade na qualificação

Por a 17 Julho 2021 11:08

Uma das coisas que aconteceram com este novo formato experimental de fim de semana de F1, foi uma qualificação mais anárquica, com a generalidade das equipas a não conseguir fazer na única sessão o que habitualmente precisam nas sextas feiras de treinos livres.

A este nível de competição, muito naturalmente, isso aconteceu…

A história tem mostrado que a falta de treinos livres – por exemplo muita chuva à sexta-feira – pode levar a um fim-de-semana de corrida mais emocionante, uma vez que as equipas têm menos tempo para aperfeiçoar os seus carros, e recolher dados para o Grande Prémio de domingo.

O formato Sprint proporciona esse desafio – sem a necessidade de confiar nos ‘Deuses da Meteorologia’, com as equipas a terem apenas uma hora para rodar com os seus carros, no que era ainda uma pista muito ‘verde’, antes de terem de tomar decisões sobre as afinações que teriam de manter durante o resto do fim-de-semana.

As equipas adoptaram abordagens diferentes, com algumas a colocar um grande foco na corrida, com pouco combustível, outras, na recolha de dados sobre as corridas (são duas, desta vez) e ainda outras, a fazer um equilíbrio entre as duas coisas.

Tudo isto criou uma sessão de qualificação que produziu muita imprevisibilidade. Quem esperava que um carro que termina muitas vezes no último lugar nos treinos, acabasse como o oitavo mais rápido? Alguém pensou que a Mercedes – e especificamente Hamilton – poderia lutar pela pole position, com base no ritmo dos treinos de sexta, e na forma recente?

E quem teria pensado que a McLaren, que foi a segunda mais rápida no treino livre, acabaria como a quarta equipa mais rápido na qualificação?

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
2 anos atrás

Tirando o grande salto dado pela Mercedes, que nem eu esperava tanto, não achei um grande espanto a qualificação.
Vou aproveitar, antes da “corridinha” (como alguém chamou) começar, para opinar sobre a forma como este sistema poderia ser utilizado, sem diminuir a importância da qualificação:
Sexta-feira: qualificação normal, em que o Q1 definiria a grelha para a corrida sprint. O resultado após Q3, definiria a corrida de domingo
Sábado: corrida sprint, assumida como corrida e não como qualificação
Domingo normal.
Que acham?

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  Pity
2 anos atrás

Mas as equipas “enojam-se” com o nome “corrida”, e em vez de corrida Sprint temos uma qualificação sprint, podem ser a mesma coisa mas a história dos 3 pontinhos foi culpa deles.

Pity
Pity
Reply to  Não me chateies
2 anos atrás

As equipas “enojaram-se” porque esta “coisa” é que vai definir a grelha de domingo.

Não me chateies
Não me chateies
2 anos atrás

Não foi o novo formato, foi a qualificação com poucos treinos antes e sem obrigação do top 10 usar os pneus do Q2 na corrida. Não adianta o Óscar Góis insistir com a Pole position, porque de acordo com as regras não houve nenhuma pole position. E não invente nomes porque a corrida de hoje oficialmente chama-se Qualificação Sprint.

Pity
Pity
Reply to  Não me chateies
2 anos atrás

Ele já ontem avisou que não estranhássemos se ele chamasse pole, são muitos anos a dizer o mesmo e uma mudança leva tempo a interiorizar. É como chamar Renault à Alpine, Toro Rosso à Alpha Tauri, etc

Patucho10
Patucho10
2 anos atrás

O problema é que eles hoje ainda andaram a testar e melhorar o carro para a corrida, porque quem só pensar na Qualificação e não ganha pontos no domingo

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado