GP Grã-Bretanha, F1: Lewis Hamilton bate Verstappen pela pole para a sprint
Lewis Hamilton vai ficar na história como o primeiro piloto a conseguir a pole position para a corrida sprint de qualificação, que se realiza amanhã. O britânico bateu Max Verstappen, mesmo com um erro na última curva da sua segunda volta e com isso, não conseguiu melhorar o tempo da sua primeira tentativa. Valtteri Bottas conseguiu o terceiro lugar na qualificação.
Surpreendente foi o posto alcançado por George Russell, que pela segunda vez consecutiva, passou para a Q3. O britânico da Williams alcançou o 8º melhor tempo, sendo melhor que Carlos Sainz e Sebastian Vettel.
Q1: Yuki Tsunoda eliminado
Lewis Hamilton foi o primeiro a colocar um tempo rápido, com o tempo de 1:27.160s. Max Verstappen respondeu e baixou a fasquia, apenas não conseguindo bater o tempo do britânico no setor 1. Completou a volta em 1:26.751s.
Os dois pilotos da Alpine conseguiram bons tempos nas suas segundas tentativas de voltas rápidas, com Fernando Alonso a conseguir colocar-se no 4º posto e Esteban Ocon um pouco mais atrás, com o 9º posto.
Com a pista a melhorar, para a última tentativa dos pilotos, Sebastian Vettel estava nos lugares de eliminação, a 2 minutos do fim da Q1, enquanto George Russell estava no 9º posto.
Enquanto Sebastian Vettel conseguiu subir para posições seguras, o seu colega de equipa ficou em risco de ser eliminado. Apenas 26 milésimos de segundo separou Lance Stroll e Yukki Tsunoda, este último eliminado.
Foram então eliminados Tsunoda, Kimi Raikkonen, Nicholas Latifi, Mick Schumacher e Nikita Mazepin.
Q2: Os dois Alpine e Gasly eliminados
Na primeira tentativa na Q2, Lewis Hamilton conseguiu obter a volta mais rápida, com o tempo de 1:26.602s. Hamilton bateu o tempo que Valtteri Bottas tinha pouco antes conseguido.
Embora perdendo tempo para Hamilton nos dois primeiros setores, Max Verstappen bateu o tempo do piloto da Mercedes, conseguindo na sua primeira tentativa, 1:26.504s.
Depois das primeiras tentativas, Fernando Alonso, Lance Stroll e Pierre Gasly estavam nos lugares de eliminação, assim como George Russell e Antonio Giovinazzi.
Na segunda e última tentativa na Q2, Lewis Hamilton melhorou o seu tempo e ficou com o tempo mais rápido, passando Verstappen.
George Russell melhorou bastante o tempo da sua volta anterior e terminou com o 7º melhor tempo, enquanto Alonso, Gasly, Ocon e Stroll ficaram pelo caminho. Giovinazzi também não melhorou o seu tempo.
Q3: Hamilton bate Verstappen
Na primeira tentativa dos pilotos, Sergio Perez foi o primeiro a conseguir o melhor tempo, mas com os restantes adversários a completarem as suas voltas rápidas, o mexicano passou para 4º, com Lewis Hamilton a assumir a pole positoin provisória, seguido de Max Verstappen e Valtteri Bottas.
Os dois McLaren ficaram atrás de Perez, com Lando Norris na frente de Daniel Ricciardo. Os dois Ferrari também ficaram juntos, com vantagem mínima para Charles Leclerc sobre Carlos Sainz. George Russell e Sebastian Vettel ainda não tinham tempo marcado nesta fase da Q3, com o alemão a ver o seu primeiro tempo apagado por exceder limites de pista.
George Russell, numa tentativa única e a solo na pista, conseguiu o 7º melhor tempo, à frente dos dois Ferrari.
Lewis Hamilton conseguiu melhorar o seu tempo nos primeiros dois setores, mas uma escorregadela antes da última curva podia ter deitado tudo a perder, mas Verstappen não vinha a fazer grande volta. O inglês bateu o piloto da Red Bull, com Bottas no terceiro lugar. Leclerc ficou na frente de Perez, no 4º posto, com a desilusão dos McLaren que não fizeram melhor que os 6º e 7º melhor tempo, com vantagem para Norris sobre Ricciardo.
Russell conseguiu ficar à frente de Sainz e Vettel terminou no 10º posto.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Ricciardo reencontrou o ritmo certo
Fiquei feliz com a pole do Hamilton, fiquei contente por Ricciardo ter ficado a 2 milésimos do Norris, mas vibrei com o 8º do Russell.
A pole não é amanha na pequena corrida?..
Hoje foi a pole… para a pole de amanhã 🙂
A que vai contar para as estatísticas, é a de amanhã mas, para mim, a de hoje é que é a pole, mesmo se só serviu para determinar a grelha de amanhã.
+1
A Mercedes parece ter dado um passo na direcção certa, olhando para a diferença de Bottas para Max. A correr em casa, Hamilton conseguiu levar os ingleses à loucura, ajudado por Morris e, especialmente Russel.
Surpresa pela negativa para os Alpine e Gasly ao não conseguirem chegar a Q3, surpreendente Vettel e Ricciardo a ficar a 2 milésimas do companheiro de equipa.
Amanhã termos a primeira corrida de sprint, vamos ver se alguém irá correr algum risco para melhorar a posição, podendo arruinar o carro para domingo.
Muito estranha a súbita competitividade do Hamilton e só dele, dos 1os treinos para esta pseudo qualificação. estava a 7 décimos e agora passa apara a frente.
Amanhã o arranque vai decidir quase tudo. Veremos como será mais esta “invenção” dos histéricos que regem este desporto.
Só acha estranho quem acredita que nos treinos livres andam todos no limite.
Sem dúvida, uma palhaçada a Américana
Este formato destruiu a importância da qualificação. Vi o Hamilton aos pulos e tudo feliz aos gritos, a cara incrédula do Bottas, como quem questiona aquilo tudo. Está tudo feliz porque? nem para estatística serve.
Um piloto que tem perdido de forma clara para o Verstappen, no dia em que o bate, de forma brilhante, aliás, não tem motivo para estar feliz? Não serve para a estatística, mas serve para a largada de amanhã.
De forma brilhante por 0.75 milésimos? E quando for por mais de 2 centésimos o que é?
Ainda não entendeu que a Pity sofre de “Clubite aguda”.
E você sofre de anti clubite crónica.
Você ao mínimo voto negativo começa logo na choradeira de indignação.
Não foram 0,75 milésimos, foram 75 milésimos, ou seja 0,075 segundos. 2 centésimos são 20 milésimos, ou seja 0,020 segundos, pelo que se fosse pelos tais 2 centésimos, teria sido menos brilhante mas, se fizesse os três melhores parciais, como aconteceu, continuava a ser brilhante.
Era tal o entusiasmo para esta nova engenhoca ao estilo FIA, que ia perdendo a “Qualificação”…que afinal é o aperitivo para a real “Qualificação” (Corrida Sprint). Uma confusão. Até o Hamilton nem conseguia resistir à emoção da Pole, como se fosse a real Pole. O sistema anterior tinha muito mais sentido. Destaque para o Russell, a mostrar o talento que possui e a pressionar a Direção da Mercedes a avançar, ou outras equipas o farão. Mas com esta “Corrida Sprint” que afinal é a “Qualificação” para a corrida, poderá fazer o árduo esforço do Russell em vão, se afundar no… Ler mais »
Grande campeão! Mais uma pole. E num monolugar inferior. Os RB estão mesmo bem melhores, numa pista que os Mercedes costumam voar e dar abadas à concorrência, que se adequa ao seu monolugar, a RB fica a 0.075s de distância, que é quase nada. Por isso amanhã vai ser bem difícil, visto que o RB em corrida é ainda melhor.
Destaque para Russell em 8º e Vettel num monolugar bem inferior a ficar no Top 10.
Tem se visto o que o Pérez tem feito com o “carro superior”. No passado recente as Poles com uma folga de mais de 0.5 segundos para a concorrência era “no braço”…agora é por ser um “carro superior”. Só mesmo de um tipo feito troll, com um nickname a condizer.
Muitíssimo bem escrito!
Cumprimentos