GP Grã-Bretanha, F1: E esta qualificação, hein?
Quem pensou que a qualificação de hoje pudesse ser mais um “passeio” de Max Verstappen, enganou-se. Começa logo por ser diferente por ser o GP de estreia do novo formato da sprint de qualificação, que se realiza amanhã. Mas também foi diferente, porque de repente Lewis Hamilton passa para o topo da tabela de tempo da sessão, sem ter “avisado”.
Não foi o mais rápido no treino livre, não foi o mais rápido da Q1, para além da Mercedes ter passado a informação que as suas atualizações, embora transmitissem bons sinais, estas poderiam não lhes dar a vantagem necessária para serem melhores que os Red Bull. Um pouco de sandbagging misturado com a experiência passada da F1, com certeza enganou muita gente. Um pequeno lembrete, para os mais distraídos: embora Hamilton tenha sido o mais rápido da qualificação, este registo não conta como pole position – apenas para a sprint de qualificação – e como tal, o britânico ainda não passou para lá das 100 pole positions. Mas é o Pirelli King of Speed.
Mesmo esquecendo por momentos, o que se passou no topo da tabela de tempos, olhamos mais para baixo e vemos Sergio Perez e dois McLaren atrás de Charles Leclerc. Como se não “bastasse” o piloto da Ferrari ter sido melhor na sessão que os adversários diretos do campeonato, foi mais rápido que Perez num Red Bull.
Focando nos McLaren e nos últimos resultados de Daniel Ricciardo em qualificação, percebemos que o australiano ficou a apenas 0.002s de Norris. 0.002s de diferença entre um piloto que corre “em casa” e tem estado intratável e um piloto que alguns querem já enviar para outras paragens.
Descendo um pouco mais, ainda dentro dos 10 primeiros, assistimos a mais um passo em frente para aquilo que se espera que seja uma boa carreira de George Russell, independentemente da equipa. Este piloto tem de ficar na F1 e começa a ganhar o direito de escolher ficar numa equipa de topo. Oitavo lugar na Q3, à frente de Carlos Sainz e Sebastian Vettel (que viu o seu primeiro tempo apagado por não respeitar os limites de pista). Ficou a apenas 0.072s de Ricciardo. Foi menor esta diferença, que a registada entre Hamilton e Verstappen.
Fora dos 10 primeiros as surpresas não são assim tantas, mas é de destacar a conquista de Antonio Giovinazzi que passou para a Q2 e deixou para trás Yuki Tsunoda. Terminou a Q2
com melhor tempo que Lance Stroll (que passou à Q2 por uma pequena diferença para o tempo de Tsunoda).
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Serei apenas eu que acha que este formato tirou toda a importância da qualificação? Vi tudo feliz aos pulos…para quê? As pole position terminaram. Esta dita qualificação apura as classificações para a corrida sprint nem para a corrida de domingo serve. Isto dá vantagem a equipas com bom ritmo de corrida e tira vantagem a equipas que conseguem fazer tudo na velocidade de uma volta que era exatamente o espirito da qualificação.
O Pérez até foi mais rápido do que o Leclerc, mas viu a volta retirada, por exceder os limites da pista. Uma boa peça jornalística deveria referir esse detalhe.
Se querem que este formato seja mais interessante, então que tal darem pelo menos um ponto pela pole-position e mais pontos na corrida de Sprint? É que a qualificação agora nem para estatística serve e se depois no arranque dá bota, nem para vantagem na corrida de sprint serviu. O ponto extra pelo menos sempre era mais qualquer coisa. Os pontos só para os três primeiros parece-me pouquíssimo, ainda por cima 3/2/1. Quer dizer, será que vai valer a pena o esforço extra nas peças do carro (especialmente no motor). As outras equipas só vão correr para terem uma melhor… Ler mais »
As equipas exigiram, que não fosse considerada uma corrida, que não dessem muitos pontos, não houvesse pódios porque ia “desvirtuar” o GP do Domingo. Não se importaram em desvirtuar a Pole Position. Podiam continuar a Ter Corridas e corridas sprint, sendo que uma vitória spint não contaria para o total de vitórias e desse 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 pt e com o respectivo pódio. Ainda mais a qualificação de sexta devia dar a grelha de Domingo e para a corrida Sprint podiam inverter a grelha toda ou o top 10, aí teríamos mais emoção… Ler mais »
as equipas vão começar a barafustar assim que houver ferraris mercedes ou redbull a ficarem em último na qualificação, por azares
Hum, Muito mas mesmo muito bem visto, Frenando!
P2 today, inside line tomorrow – o Max levantou o pé notoriamente