GP Grã-Bretanha, F1: E esta qualificação, hein?

Por a 16 Julho 2021 20:29

Quem pensou que a qualificação de hoje pudesse ser mais um “passeio” de Max Verstappen, enganou-se. Começa logo por ser diferente por ser o GP de estreia do novo formato da sprint de qualificação, que se realiza amanhã. Mas também foi diferente, porque de repente Lewis Hamilton passa para o topo da tabela de tempo da sessão, sem ter “avisado”. 

Não foi o mais rápido no treino livre, não foi o mais rápido da Q1, para além da Mercedes ter passado a informação que as suas atualizações, embora transmitissem bons sinais, estas poderiam não lhes dar a vantagem necessária para serem melhores que os Red Bull. Um pouco de sandbagging misturado com a experiência passada da F1, com certeza enganou muita gente. Um pequeno lembrete, para os mais distraídos: embora Hamilton tenha sido o mais rápido da qualificação, este registo não conta como pole position – apenas para a sprint de qualificação – e como tal, o britânico ainda não passou para lá das 100 pole positions. Mas é o Pirelli King of Speed.

Mesmo esquecendo por momentos, o que se passou no topo da tabela de tempos, olhamos mais para baixo e vemos Sergio Perez e dois McLaren atrás de Charles Leclerc. Como se não “bastasse” o piloto da Ferrari ter sido melhor na sessão que os adversários diretos do campeonato, foi mais rápido que Perez num Red Bull. 

Focando nos McLaren e nos últimos resultados de Daniel Ricciardo em qualificação, percebemos que o australiano ficou a apenas 0.002s de Norris. 0.002s de diferença entre um piloto que corre “em casa” e tem estado intratável e um piloto que alguns querem já enviar para outras paragens. 

Descendo um pouco mais, ainda dentro dos 10 primeiros, assistimos a mais um passo em frente para aquilo que se espera que seja uma boa carreira de George Russell, independentemente da equipa. Este piloto tem de ficar na F1 e começa a ganhar o direito de escolher ficar numa equipa de topo. Oitavo lugar na Q3, à frente de Carlos Sainz e Sebastian Vettel (que viu o seu primeiro tempo apagado por não respeitar os limites de pista). Ficou a apenas 0.072s de Ricciardo. Foi menor esta diferença, que a registada entre Hamilton e Verstappen. 

Fora dos 10 primeiros as surpresas não são assim tantas, mas é de destacar a conquista de Antonio Giovinazzi que passou para a Q2 e deixou para trás Yuki Tsunoda. Terminou a Q2

com melhor tempo que Lance Stroll (que passou à Q2 por uma pequena diferença para o tempo de Tsunoda).

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
7 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
galileufigarogmail-com
galileufigarogmail-com
2 anos atrás

Serei apenas eu que acha que este formato tirou toda a importância da qualificação? Vi tudo feliz aos pulos…para quê? As pole position terminaram. Esta dita qualificação apura as classificações para a corrida sprint nem para a corrida de domingo serve. Isto dá vantagem a equipas com bom ritmo de corrida e tira vantagem a equipas que conseguem fazer tudo na velocidade de uma volta que era exatamente o espirito da qualificação.

Cágado1
2 anos atrás

O Pérez até foi mais rápido do que o Leclerc, mas viu a volta retirada, por exceder os limites da pista. Uma boa peça jornalística deveria referir esse detalhe.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Se querem que este formato seja mais interessante, então que tal darem pelo menos um ponto pela pole-position e mais pontos na corrida de Sprint? É que a qualificação agora nem para estatística serve e se depois no arranque dá bota, nem para vantagem na corrida de sprint serviu. O ponto extra pelo menos sempre era mais qualquer coisa. Os pontos só para os três primeiros parece-me pouquíssimo, ainda por cima 3/2/1. Quer dizer, será que vai valer a pena o esforço extra nas peças do carro (especialmente no motor). As outras equipas só vão correr para terem uma melhor… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by Frenando_Afondo™
Não me chateies
Não me chateies
Reply to  Frenando_Afondo™
2 anos atrás

As equipas exigiram, que não fosse considerada uma corrida, que não dessem muitos pontos, não houvesse pódios porque ia “desvirtuar” o GP do Domingo. Não se importaram em desvirtuar a Pole Position. Podiam continuar a Ter Corridas e corridas sprint, sendo que uma vitória spint não contaria para o total de vitórias e desse 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 pt e com o respectivo pódio. Ainda mais a qualificação de sexta devia dar a grelha de Domingo e para a corrida Sprint podiam inverter a grelha toda ou o top 10, aí teríamos mais emoção… Ler mais »

peudreot106rallye
Reply to  Não me chateies
2 anos atrás

as equipas vão começar a barafustar assim que houver ferraris mercedes ou redbull a ficarem em último na qualificação, por azares

peudreot106rallye
Reply to  Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Hum, Muito mas mesmo muito bem visto, Frenando!

peudreot106rallye
2 anos atrás

P2 today, inside line tomorrow – o Max levantou o pé notoriamente

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado