GP Grã-Bretanha F1: A ‘louca’ última volta de Lewis Hamilton

Por a 3 Agosto 2020 16:33

Sendo o piloto ganhou o título mundial de 2008 nas últimas centenas de metros da última volta, Lewis Hamilton sabe uma coisa ou duas sobre finais dramáticos. Mas já há muito que não vivia um final tão dramático como a deste Grande Prémio da Grã-Bretanha de F1, quando foi obrigado a ‘coxear’ até à meta em apenas três rodas, com o Red Bull de Max Verstappen a aproximar-se rapidamente.

Pode ver e ouvir como os acontecimentos se desenrolaram da perspetiva de Hamilton, completo com o diálogo via rádio com o engenheiro Pete Bonnington – no vídeo da câmara de bordo acima, incluindo o momento em que o pneu do seis vezes campeão se esvaziou: CLIQUE AQUI

“Eu estava constantemente a olhar para o pneu, que estava a funcionar bem. Estava a tentar avaliar o seu desgaste, mas não tinha qualquer sensação de que estivesse particularmente gasto. Depois na reta maior, pude sentir a queda das rotações do motor quando se começa a ter fricção extra e a não rodar à mesma velocidade. Senti também o equilíbrio do carro a inclinar-se para a esquerda.

Senti pânico, por um segundo, e quase não consegui fazer a curva 7, mas depois disso consegui rodar nas seguintes curvas”.

No calor do momento, com a adrenalina, suponho que o instinto de luta pela sobrevivência se manifesta” disse Lewis Hamilton, que teve que cumprir o resto do percurso, mas como se pode perceber no vídeo, com Pete Bonnington a avisá-lo da recuperação de Max Verstappen, que estava a cerca de 30 segundos e terminou a cinco: “No calor do momento em que se sente a adrenalina, acho que o instinto de ‘luta pela sobrevivência’ se revela. Fui capaz de me manter calmo e realmente comedido e tentar trazer o carro para casa. Mas claro que depois de começar a pensar nas coisas que poderiam ter acontecido, se o pneu saísse da jante numa curva de alta velocidade ou algo do género. Por isso, sinto-me incrivelmente grato por termos conseguido vencer. Quando ouvia dizer que o Max estava a apanhar-me a uma velocidade louca, entrei no Hangar a direito e consegui ouvir [ Bonnington] a dizer 19 segundos nessa altura, por isso estava a tentar ganhar velocidade naquela reta, mas a roda estava a fazer uma verdadeira confusão e eu estava a pensar como é que vou passar por estas últimas cantos sem perder muito tempo? Felizmente cheguei às duas últimas curvas, e ainda ouvi 7, 6, 5… e consegui manter a calma. Estou muito grato”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
18 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
aguia25
aguia25
3 anos atrás

Lewis, desta vez o arroz esteve quase a ficar mal cozido. Bolas!

Last edited 3 anos atrás by aguia25
ma-nac
ma-nac
Reply to  aguia25
3 anos atrás

Julguei que mesmo em 3 rodas batesse o Record do circuito na última volta… Leiteiroso.

ma-nac
ma-nac
Reply to  aguia25
3 anos atrás

Foi-se o arroz, ficou o leite

aguia25
aguia25
Reply to  ma-nac
3 anos atrás

E o melão!

pica
pica
3 anos atrás

Posso estar a dizer um disparate mas vejam só o calibre da suspensão dienteira da Mercedes no carro do Hamilton com o pneu furado e a direito a asa dianteira do lado esquerdo não tocava no chão.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  pica
3 anos atrás

Isso é em parte devido ao downforce da traseira. Claro chegado às curvas e era ver a placa a arrastar por todo o lado.

ma-nac
ma-nac
Reply to  pica
3 anos atrás

Aliaz qualquer carro que toque num dos 4 Mercedes lixa-se sempre… Os Mercedes raramente danificam a suspensão… Mesmo qd este pinguço teve aquela saída nos treinos nada ficou danificado… Algum material fora do comum estará a ser utilizado ( lá vem novamente as célebres jantes pretas a esconder algo… Pela certa, tem mesmo de ser!

Last edited 3 anos atrás by Manuel Gonçalves
Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Que grande última volta. Que grande campeão. Esta vai ficar para a história como uma das voltas mais lendárias de sempre.

garantia4
garantia4
3 anos atrás

A calma e a frieza do Bono…. Esse sim, um grande campeão.

Getintherelewis!!!
Reply to  garantia4
3 anos atrás

Bom piloto esse bono, para rookie nao teve nada mal 😂😂😂

ma-nac
ma-nac
Reply to  Getintherelewis!!!
3 anos atrás

A quarentena terminou… Corta as trancinhas…

Getintherelewis!!!
Reply to  ma-nac
3 anos atrás

Ate as tranças sao bem feitas pela mercedes, nao posso cortar, mas tu podes cortar ai umas fatias dos melões que te tenho dado ao longo destes 7 anos

ma-nac
ma-nac
Reply to  garantia4
3 anos atrás

Um grande agropecuário isso sim para o leite que fábrica, vai ka vai! E dp uma coisa mt importante, qd tudo corre bem, da para arriscar tudo qd necessário… Não me venham com a história que a sorte procura-se…

garantia4
garantia4
3 anos atrás

Patético quererem à força elevar esta personagem de hollywwod-C ( os B movies sao objecto de culto)ao estatuto de herói pelo q sucedeu no domingo. Mas querem falar de génio? Abrir o livro das recordaçoes e lembrar alguma coisa do outro mundo, para perceber a verdadeira medida do talento de certos pilotos? Ok entao: Spa 1998. De Pouhon até Blanchimont nao com uma roda vazia, mas a rodar com só TRÊS, pois a quarta desapareceu na estratosfera, nunca mais foi encontrada. Nessa parte do circuito o tao destestado Schumacher percorreu o sector central com curvas rápidas de “apoio” ,completamente alagadas,… Ler mais »

Last edited 3 anos atrás by jo baue
Karlragnini2020_gmail_com
Karlragnini2020_gmail_com
Reply to  garantia4
3 anos atrás

Comparar Hamilton com Schumacher, Senna, Prost ou Piquet, é comparar o cu com as calças.
Quantos pilotos fizeram quase voltas inteiras em situação identica? muitos mesmo.

an19071747
an19071747
Reply to  Karlragnini2020_gmail_com
3 anos atrás

Nao metam o Lulu na mesma categoria que Senna Schumacher e Prost. E um insulto a F1. Naqueles tempos era preciso braço.

Karlragnini2020_gmail_com
Karlragnini2020_gmail_com
Reply to  an19071747
3 anos atrás

Verdade, mas ha mta gente k insiste em comparar o incomparável.

MurrayWalker
Reply to  an19071747
3 anos atrás

Tudinho no braço. Até porque Prost e Schumacher nem ganharam campeonatos com suspensão ativa, controlo de tração, launch control, direção assistida, ABS, fly by wyre e sobretudo telemetria bi-direcional.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado