GP EUA, F1, Max Verstappen: “Tínhamos que tentar alguma coisa diferente”

Por a 24 Outubro 2021 22:29

O GP dos EUA fica na história da Red Bull por ser o 200ª pódio da equipa e por Max Verstappen passar a ter uma vantagem de 12 pontos sobre o seu maior rival, Lewis Hamilton. Foi uma boa operação da equipa e dos seus dois pilotos, tendo optado por estratégia mais agressiva para os pneus dos seus carros, mas que no final compensou. “Tínhamos que tentar alguma coisa diferente, mas como vimos a degradação dos pneus foi muito alta nesta pista. Fomos muito agressivos na estratégia e eu não tinha a certeza se funcionava, mas as últimas voltas foram divertidas”, disse Max Verstappen após a corrida.

A vitória de Max Verstappen no GP dos EUA não lhe vai dar mais confiança para as rondas finais que se avizinham, disse o piloto em conferência de imprensa no final da prova de ontem. São os detalhes que farão a diferença, como a alteração de configuração do Red Bull que permitiu ao piloto deixar de ter uma desvantagem na sexta-feira para poder vencer no domingo, com uma estratégia diferente e agressiva. 

“Isto não muda muito porque se trata de detalhes – sempre disse – uma vitória não me dá mais confiança ou o que quer que seja. Estamos todos confiantes dentro da equipa de que podemos fazer um trabalho realmente bom, mas precisamos de acertar em todos os detalhes e temos de começar de novo no México, para tentar tirar o melhor partido de todo o nosso pacote”, afirmou o piloto holandês. E quais foram os detalhes que foram decisivos para a Red Bull em Austin? “Em primeiro lugar, penso que a reviravolta com o carro de sexta-feira para sábado, penso que encontrámos uma configuração melhor, mas depois, mais uma vez, também para a corrida, é claro que partimos da pole, perdemos na partida e fomos agressivos na estratégia e tiramos dividendos, mas também podia muito facilmente virar para o outro lado, se fossemos cedo ou se não reagissemos a tempo, por isso é muito difícil na pista, quando tudo está tão perto entre duas equipas”. 

Depois de Lewis Hamilton ter alcançado a liderança na partida, Max Verstappen foi dessa vez o “caçador”, sabendo que tinha de se manter por perto, para que a estratégia da equipa nas paragens pudesse funcionar. “Tentámos ficar perto e parecia que com os pneus médios tínhamos um ritmo muito bom, porque fiquei dentro do alcance do DRS. E depois, assim que trocamos para os pneus duros, pareceu-nos que não tínhamos o mesmo ritmo, o que foi um pouco surpreendente. Mesmo assim conseguimos aguentar e, claro, essa primeira paragem foi muito cedo, mas felizmente resultou”.

Nas últimas voltas, o piloto da Red Bull teve de aguentar o ímpeto final do adversário, que tinha pneus mais frescos, mas ter ficado atrás de um piloto mais lento, deu-lhe a possibilidade de utilizar o DRS e compensar as dificuldades de aderência dos pneus mais usados. “Com duas voltas para o fim, tinha o Haas à minha frente e ao entrar no último setor ele estava na frente e, especialmente com pneus gastos, não é fácil de perseguir. Claro que, felizmente, ficou na frente e deu-me DRS, por isso, o que quer que eu tenha perdido, penso que compensou por causa daquele DRS. A última volta foi para tentar ter um bom primeiro setor e início do segundo sector, mas não foi fácil porque os pneus estavam realmente acabados. Mas é incrível ganhar aqui”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Em termos estratégico estiveram melhor que a Mercedes, mas tinham a vantagem de ter dois pilotos na frente, que ajudou a “entalar” a Mercedes. De resto Max esteve bem nos seus 10%, fazendo os 90% do seu monolugar superior ganhar a corrida.

E a seguir vem México, pista onde os RB ganham sim ou sim. Vai ser uma corrida muito fácil com tanta superioridade no monolugar.

Last edited 2 anos atrás by Frenando_Afondo™
garantia4
garantia4
2 anos atrás

Estratégia. Táctica. Bom tópico. Repare-se na diferença (de espessura):
Max : “Façamos o undercut !”
“Façam reentrar o Checo para meter pressão!”
Da outra parte:
” Em que posição é que estou?”
” Deem-me uma estratégia!”

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado