GP EUA F1: Lewis Hamilton regressa às vitórias

Por a 23 Outubro 2016 21:59

Lewis Hamilton venceu o GP dos EUA de Fórmula 1, na sequência de uma corrida em que dominou por completo os acontecimentos, e logo desde o arranque. Nico Rosberg foi segundo depois de ter tido muitas dificuldades para passar Daniel Ricciardo. O piloto da Red Bull foi mais forte na primeira curva e passou Rosberg, e por aí ficou durante muito tempo, com o alemão a não conseguir, sequer, aproximar-se muito. Só que com o Safety Car Virtual, a Mercedes fez entrar nas boxes os seus dois pilotos que tiveram uma ‘borla’, leia-se uma ida às boxes durante esse período, enquanto em pista não se andava depressa. Foi assim que Rosberg passou para a frente de Ricciardo, por aí ficando até ao final, nunca se conseguindo aproximar muito de Hamilton. Curiosamente, o australiano perde a posição por ‘culpa’ do seu colega de equipa. Depois, com pneus melhores e na frente do Red Bull, Rosberg não deu hipóteses. Sempre que o fazia, o inglês respondia e recolocava a margem. Desta forma e depois de cinco corridas sem vencer, Hamilton recupera sete pontos a Rosberg, que pode ser campeão já no próximo fim de semana, se vencer e o inglês não pontuar.

Sebastian Vettel foi quarto, e mais uma vez a Ferrari falhou um pódio. Caso a Ferrari tem reagido da mesma forma que a Mercedes ao Safety Car Virtual causado pelo abandono de Max Verstappen, com problemas na caixa de velocidades do seu Red Bull, poderia ter lutado pelo pódio, mas não foi assim que aconteceu. A corrida de Verstappen terminou com um problema na caixa de velocidades do seu Red Bull, mas antes as coisas já não estavam muito bem, porque o holandês percebeu mal uma indicação do seu engenheiro e foi para a sua boxe mudar de pneus sem que a equipa o esperasse.

Quanto a Kimi Raikkonen, andou muito tempo nos primeiros lugares, mas um incidente na sua boxe, levou-o a sair para a pista com um pistola de troca de pneus agarrada à jante. Não passou da saída das boxes, abandonando depois de fazer marcha-atrás até às boxes…

Grande quinto lugar de Fernando Alonso, que depois de rodar muito tempo junto de Carlos Sainz e Felipe Massa, a poucas voltas do final da corrida atacou fortemente, surpreendeu Felipe Massa numa travagem, com um chega para lá que irá ser investigado depois posteriormente, e pouco depois passou também Carlos Sainz, repetindo dessa forma o quinto lugar do Mónaco, até ver, pois pode ser penalizado.

Carlos Sainz foi sexto, igualando o seu melhor resultado do ano conseguido em Espanha. Felipe Massa perdeu um boa oportunidade para reduzir mais a margem para os Force India, mas foi apenas sétimo, isto caso não beneficie duma possível penalização de Alonso. Com Sergio Pérez logo atrás a Force India não perdeu muito, isto depois de ter visto Nico Hulkenberg ficar fora da corrida logo na volta inicial devido a acidente. Boa corrida dos McLaren com Button em nono enquanto Romain Grosjean deu uma prenda a Gene Haas ao pontuar nos ‘States’, algo que a Haas já não fazia desde o GP da Áustria. 

Classificação

1 Lewis Hamilton Mercedes Mercedes 1:38’12.618

2 Nico Rosberg Mercedes Mercedes 4.520

3 Daniel Ricciardo Red Bull TAG 19.692

4 Sebastian Vettel Ferrari Ferrari 43.134

5 Fernando Alonso McLaren Honda 1’33.953

6 Carlos Sainz Jr. Toro Rosso Ferrari 1’36.124

7 Felipe Massa Williams Mercedes 1 volta

8 Sergio Perez Force India Mercedes 1 volta

9 Jenson Button McLaren Honda 1 volta

10 Romain Grosjean Haas Ferrari 1 volta

11 Kevin Magnussen Renault Renault 1 volta

12 Daniil Kvyat Toro Rosso Ferrari 1 volta

13 Jolyon Palmer Renault Renault 1 volta

14 Marcus Ericsson Sauber Ferrari 1 volta

15 Felipe Nasr Sauber Ferrari 1 volta

16 Valtteri Bottas Williams Mercedes 1 volta

17 Pascal Wehrlein Manor Mercedes 1 volta

18 Esteban Ocon Manor Mercedes 2 voltas

Kimi Raikkonen Ferrari Ferrari

Max Verstappen Red Bull TAG

Esteban Gutierrez Haas Ferrari

Nico Hulkenberg Force India Mercedes

sem-titulo-1

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
15 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
7 anos atrás

Piloto do dia, para mim, Button. Ganhou dez lugares.
Excelente corrida. Mercedes perfeita. Ferrari nem comento. McLaren a voltar aos pontos, com belas corridas dos dois pilotos. Sainz muito bem. Muito bem a Haas, a pontuar em casa. Max com azar.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
7 anos atrás

Lamentável o que a Ferrari faz ao Kimi… só assim para o Vettel terminar à frente dele na classificação.

mpedro
mpedro
7 anos atrás

“Caso a Ferrari tem reagido da mesma forma que a Mercedes ao Safety Car Virtual causado pelo abandono de Max Verstappen, com problemas na caixa de velocidades do seu Red Bull, poderia ter lutado pelo pódio, mas não foi assim que aconteceu.”
Sério??? voces não viram o GP ou não percebem nada disto? então se eles tinham ido com os dois carros à box antes do Safety Car… como podiam ter reagido da mesma forma da mercedes??? só adivinhando o futuro.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
7 anos atrás

Hamilton imperial, Rosberg dentro daquilo que se esperava, Ricciardo muito bem, mais uma a bater o profeta das pistas, Max com azar, Ferrari de cabeça perdida (para ajudar à festa), Alonso pode ultrapassar estilo carrinhos de choque “que no pasa nada”. Sainz parecia uma bailarina no seu primeiro ano de patinagem no gelo, tal era a dança naquela traseira no final da corrida. Massa teve de se contentar com mais um chega para lá do Alonso permitido pela FIA (alguém viu o Bottas?), Haas cumpriu que era pontuar na terra do fast food para vender mais algumas coisas de marketing.

V8_scars
V8_scars
7 anos atrás

Corrida com alguns pontos de interesse, mas mais monótona do que estava a espera. Inicio interessante com a estratégia mais conservadora da Mercedes para os pneus a manter tanto a Red Bull como a Ferrari perto da frente, mas mesmo assim eram suficientemente rápidos para poderem rodar ao nível das outras. Boas partidas para Ricciardo e Raikkonen ao contrario de Verstappen e Rosberg. Hamilton a dominar a corrida com algum à vontade – diria que até deu para poupar o carro – e Rosberg a levar a agua ao seu moinho minimizando as perdas. Raikkonen a voltar aos azares do… Ler mais »

noteam
noteam
7 anos atrás

Uma corrida bizarra, um inicio muito prometedor, com Mercedes, Red Bull e Ferrari bastante próximas e acabamos por ter uma corrida sem lutas reais nos lugares da frente. Como já tinha dito, é muito cedo para apagar um tri campeão mundial da luta, sem problemas ao longo do fim de semana e finalmente com um bom arranque, cravou uma vitória justa e coloca pressão no Rosberg. Rosberg muito á defesa, demasiado na minha opinião e isso pode custar-lhe caro já que o Hamilton vai andar no limite até ao fim. Mais um pódio justo para o Ricciardo, prejudicado pelo Max… Ler mais »

mdcc220
mdcc220
7 anos atrás

Esta corrida valeu pelos outros….porque na frente tudo ficou decidido cedo. O Hamilton fez o que tinha de fazer e o Rosberg geriu como tinha de gerir. A RB pareceu dar sinais no início que podia lutar pela vitória mas quando a Mercedes dá aquela meia volta no parafuso, todos os outros ficam a anos luz. A Ferrari foi o habitual: erros atrás de erros que até já parecem propositados. Grande corrida do Sainz, do Button e do Alonso! Foi bom ver a minha Mclaren passar um pano por cima de Suzuka. Mêmes do dia: depois da RB mandar entrar… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  mdcc220
7 anos atrás

A parte final do seu comentário está cinco estrelas.

mdcc220
mdcc220
Reply to  Pity
7 anos atrás

Desconfio que há por aqui quem não concorde consigo. Mas que foi divertido de ver, isso foi.

aguia25
aguia25
7 anos atrás

Hamilton sem problemas mecânicos ou erros na largada é imbatível!

rc
rc
Reply to  aguia25
7 anos atrás

La Palisse até diria melhor: se um piloto parte à frente e continua à frente até ao fim da corrida acaba por ser vencedor.

aguia25
aguia25
Reply to  rc
7 anos atrás

Exceto se lhe partir o motor!!!

js1970
js1970
Reply to  aguia25
7 anos atrás

e não só!

js1970
js1970
Reply to  aguia25
7 anos atrás

Não diga isso, olhe que o acpinto pode discordar…. 🙂

*RPMS*™
7 anos atrás

Boa vitória de Hamilton. Rosberg, o melhor piloto alemão da actualidade, a fazer o que lhe compete. Ricciardo mais rápido que Verstappen durante todo o fim de semana. Raikkonen mais rápido que Vettel durante todo o fim de semana até ao abandono. Alonso imperial! Faltam apenas 3 corridas para quem não quiser passar a época em branco conseguir vencer… Cumprimentos

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado