GP EUA F1: A mudança de ‘tática’ de Nico Rosberg

Por a 24 Outubro 2016 10:42

Apesar do triunfo de Lewis Hamilton no GP dos EUA de Fórmula 1, Nico Rosberg não ficou demasiado preocupado e deixou perceber que alterou a sua postura, que vinha evidenciando com grande resultados até aqui. O piloto alemão sempre colocou no seu discurso ênfase no facto de olhar para o campeonato corrida a corrida e isso valeu-lhe nove vitórias, várias com prestações que terão surpreendido até o próprio Hamilton.

Mas nesta corrida de Austin, o alemão pareceu adotar uma nova estratégia e já fala do que precisa para chegar ao título. É natural que neste momento deixe de arriscar o mesmo, qualquer piloto faria isso, mas essa postura mais cautelosa também o pode colocar na mira dos Red Bull mais facilmente. Isso viu-se em Austin, quando Daniel Ricciardo estava a interpretar muito bem a sua tática, até que Rosberg teve muita sorte, com o Safety Car Virtual causado pelo abandono de Max Verstappen. Nada garantia que conseguisse suplantar Ricciardo, e se fosse terceiro, perdia duma assentada dez pontos para Hamilton. Assim, nas três corridas que faltam pode ser terceiro numa delas, e tem que ser segundo nas outras duas se Hamilton vencer as três. Só que aqui há um dado muito interessante. No México a competitividade não será muito diferente do que foi em Austin, mas no Brasil e em Abu Dhabi, especialmente nesta última, os Red Bull serão muito competitivos, e nem sequer Hamilton terá nada garantido em termos de triunfos. Portanto há ainda uma boa margem de incerteza quanto ao título, embora, se tivéssemos que dar uma percentagem de favoritismo a Rosberg, diríamos, 75 por cento. Convém lembrar que o que está a fazer toda a diferença nesta luta é a fiabilidade, pois apesar da grande época que todos reconhecem a Rosberg, sem a avaria da Malásia, Hamilton estaria dois pontos na frente do campeonato com três corridas pela frente.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
18 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
aguia25
aguia25
7 anos atrás

“Convém lembrar que o que está a fazer toda a diferença nesta luta é a fiabilidade, pois apesar da grande época que todos reconhecem a Rosberg, sem a avaria da Malásia, Hamilton estaria dois pontos na frente do campeonato com três corridas pela frente” – esta é a realidade.

acpinto
acpinto
Reply to  aguia25
7 anos atrás

Brake by wire austria, problemas na caixa de velocidades silverstone e travões Monaco. Tudo isto foram problemas durante as corridas. A realidade é uma: um vai 26 pontos à frente do outro, tudo o resto são subjectividades.
O Hamilton é mais rápido em qualificação ninguém duvida. Se sem problemas quem ia à frente era ele? Isso, já é outro problema!

js1970
js1970
Reply to  acpinto
7 anos atrás

acpinto sabe qual é o seu problema? é reconhecer que o inglês e melhor que o alemão! e isso custa-lhe muito…

acpinto
acpinto
Reply to  js1970
7 anos atrás

Não meu amigo… Custa 0. Era fã do Mansell, mas reconhecia que o Senna e o Prost eram melhores. Não consigo é aceitar que se faça do Hamilton o azaradinho que nunca tem sorte! Já o Alemão é só sorte. Sorte no Monaco, em Silverstone, na Alemanha, No Canadá, O rosberg este ano só teve sorte!!! Aliás Acho inclusivé com tamanho talento e tanto Azar o Hamilton é bem melhor que o Senna! Para quê apenas reconhecer que ele é apenas melhor que o Rosberg?

acpinto
acpinto
Reply to  acpinto
7 anos atrás

Aliás nunca fui fã por achar que um piloto é melhor que outro, mas sim por me identificar com ele.
NOTA: Não me identifico com o Rosberg, mas com o chorinhas do Hamilton é que não me identifico mesmo!

js1970
js1970
Reply to  acpinto
7 anos atrás

basicamente e resumindo você é um anti-Hamilton! Mais e desculpe o reparo mas o que eu vejo nas suas intervenções é que se não se identifica nem com o inglês nem com o alemão você esta sempre a fazer de “chorinhas” quando o Rosberg é criticado neste forum o que é caricato!

acpinto
acpinto
Reply to  js1970
7 anos atrás

LOL! Não me importo do chorinhas e do anti-hamilton, agora que diga que eu defendo o Rosberg isso é que já não! Confunde-se defender um piloto com o não ir em endeusamentos de outros! Solicito-lhe, então, que me mostre aonde ( em qualquer post que eu tenha postado ) é que eu defendi o Rosberg ( talvez na alemanha porque acho que foi injustamente penalizado – mas fora isso). Sempre falei contra o facto de que, e segundo alguns posts deste forum, quando o Hamilton ganha com 30 segundos de vantagem é uma consequência de uma corrida natural, tudo o… Ler mais »

aguia25
aguia25
Reply to  acpinto
7 anos atrás

Comentário anti-Hamilton primário! Diz você que nunca , mas nunca fez um comentário a defender o Rosberg. Até desafia o JS1970 a encontrar um único post onde isso tenha acontecido…para dar a resposta logo de seguida “talvez na Alemanha…”. Um pouco de coerência precisa-se!

acpinto
acpinto
Reply to  aguia25
7 anos atrás

Meu amigo, sou coerente, apenas disse que o posso ter defendido na alemanha, não que tenha a certeza de o ter feito aqui, porque acho que a penalização foi injusta! não porque o acho o melhor piloto do mundo, pronto, o 2º melhor piloto!

aguia25
aguia25
Reply to  acpinto
7 anos atrás

OK assim está melhor. ☺

aguia25
aguia25
Reply to  acpinto
7 anos atrás

Esses problemas do Rosberg que menciona são música para os ouvidos. Quem dera ao Hamilton ter tido SÓ esses problemas. Iria ser campeão na certa !!!

acpinto
acpinto
Reply to  aguia25
7 anos atrás

Não duvido, mas tem uma vitoria em que não passaria do terceiro lugar não fossem os problemas dos outros… Essa é que foi azar!

aguia25
aguia25
Reply to  acpinto
7 anos atrás

Dessas vitórias tem o Rosberg aos papéis. Austrália, etc, etc, …

acpinto
acpinto
Reply to  aguia25
7 anos atrás

Mas o Hamilton teve sorte este ano em alguma corrida? vou começar a por etc, etc, etc,

aguia25
aguia25
Reply to  acpinto
7 anos atrás

Na Malásia por exemplo!!!

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  acpinto
7 anos atrás

lol os problemas do brake by wire também o impedem de virar o volante… Essa é nova. De resto se usa esses problemas como argumento para defender Rosberg e estar na frente os 26 pontos, então mais razão está a dar a quem defende o Hamilton, afinal foram os problemas de fiabilidade que estão a impedir Hamilton de estar na frente…

ajfalonso
ajfalonso
7 anos atrás

Eu acho uma piada a tudo o que vou lendo. Porque não vejo ninguém falar que o Nico ganha as 3 corridas que faltam e Hamilton não tem chance? O contrário todo mundo fala ! Hamilton ganha todas e Nico se se se fizer 1 terceiro e 2 segundos é. Campeão etc etc etc. Quanto a problemas de fiabilidade basta olhar para épocas anteriores e ver os 3 campeonatos. Também teve sorte neste capítulo. Concluindo: não tem campeão sem sorte. E Nico por toda a sua carreira merece ser campeão. Chega de andar na sombra de Hamilton. Ele também tem… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
7 anos atrás

É fácil estar todo confiante quando se está 26 pontos na frente, em que 15 foram grátis (explosão do motor do hamilton na Malásia) e em que só precisa de acabar em segundo nas corridas (e tem o melhor monolugar para isso).

Basicamente é a mesma confiança que Hamilton tinha em Austin em 2015, quando estava bem sólido na frente do campeonato.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado