GP ESTÍRIA F1: Max Verstappen garante pole position

Por a 26 Junho 2021 15:05

Max Verstappen foi o homem mais rápido da qualificação do GP da Estíria, com um tempo fantástico de 1:03.841s. Lewis Hamilton não conseguiu melhor que o terceiro posto, mas como Valtteri Bottas ficou com o segundo tempo mais rápido, o britânico sobe ao segundo posto, enquanto o companheiro de equipa fica no 5º posto.

Lando Norris foi o quarto mais rápido (+0. ) e Sergio Perez foi o quinto. Ambos os pilotos sobem uma posição com a penalização de 3 lugares na grelha de Bottas.

Yuki Tsunoda está sob investigação devido a uma manobra na Q3.

Pierre Gasly terminou a qualificação com o 6º melhor tempo, seguido de Charles Leclerc, Yuki Tsunoda, Fernando Alonso e Lance Stroll fechou os 10 primeiros.

Lewis Hamilton foi o primeiro piloto a marcar tempo, mais lento do que Sergio Perez com o mesmo composto de pneus fez na Q2, 1:04.205s. 

Na primeira tentativa para garantir a pole position para a corrida de amanhã, Max Verstappen foi o mais rápido e o único a entrar no segundo 03, com o tempo de 1:03.841s. Hamilton manteve-se como o segundo mais rápido e Lando Norris surgia como o terceiro homem mais rápido, com mais 0.403s que o neerlandês. Bottas e Perez fechavam o top 5. 

Surpresa: Vettel, Sainz e Ricciardo de fora

Sergio Perez saiu para a Q2 com um jogo de pneus macios novos, ao contrário do seu colega de equipa, Max Verstappen e os dois pilotos da Mercedes. 

Max Verstappen fez duas voltas rápidas consecutivas, enquanto Lewis Hamilton apenas na segunda volta rápida conseguiu um bom tempo. Na primeira volta ao traçado, o britânico falhou o ponto de travagem na curva 3 e perdeu tempo. 

Pierre Gasly surpreendeu, ao colocar-se como o homem mais rápido antes da última tentativa de melhorar os tempos, com a volta a ser concluída em 1:04.429s, com Verstappen atrás a apenas 0.004s. 

Os 15 pilotos cabiam todos em menos de 1 segundo de diferença. Todos com pouca vantagem quando saíam para a última volta rápida da Q2. 

Na última volta, Sebastian Vettel e Carlos Sainz viram as suas voltas apagadas e ficaram pela Q2, com Russell a ficar a apenas 0.008s de conseguir subir à Q3. Ficaram de fora Russell, Sainz, Vettel, o decepcionante Daniel Ricciardo e Antonio Giovinazzi. 

George Russell mais rápido que Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo

Na Q1, Max Verstappen começou bem, mas o Nicholas Latifi garantiu uma boa volta, antes da última tentativa para todos os pilotos (1:05.175s), com alguns pit walls em alerta geral depois do tempo conseguido pelo canadiano. 

Sergio Perez estava muito atrás do colega de equipa, cerca de 0.7s a mais que o neerlandês. 

Na derradeira tentativa da Q1, George Russell garantiu um tempo mais rápido que o colega de equipa, com o canadiano a não conseguir melhorar o seu tempo e a ficar a 0.053s do tempo de Daniel Ricciardo, que foi apenas o 15º mais rápido.

Esteban Ocon também ficou pelo caminho na Q1, juntamente com Kimi Raikkonen, Mick Schumacher e Nikita Mazepin. 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
23 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
GuiMoreiraMclaren
GuiMoreiraMclaren
2 anos atrás

Excelente quali, mais uma, Versttapen a cravar mais uma pole position desta vez em casa Red Bull, no Red Bull Ring em Spielberg, a colocar enorme pressão para a corrida de amanhã na Mercedes e em Lewis Hamilton, Bottas grande volta mesmo a conseguir até melhor tempo que Hamilton a provar que este circuito lhe assenta como uma luva mas infelizmente vai sofrer 3 lugares de penalização, o que dificilmente vai lutar pela vitória que já não consegue à muito muito tempo e ainda vai partir atrás de Perez o que lhe trará mais pressão! A Mercedes mais rápida e… Ler mais »

cyberr
cyberr
2 anos atrás

O carro 44 afinal já não anda assim tanto, quando a coisa nivela é como os outros….. cumprimentos.

Charutus GT
Charutus GT
Reply to  cyberr
2 anos atrás

Milagres nao há, mas em pouco tempo regressará, o Toto ja esta tratar disso junto da FIA.

rudicaraciola
rudicaraciola
Reply to  Charutus GT
2 anos atrás

No fundo os comentadores da Eleven sabem que este campeonato já está entregue à Red Bull. O carro e a organização estão a funcionar claramente melhor. Não admira o seu pouco entusiasmo…

jacinto-18
jacinto-18
2 anos atrás

A alegria demonstrada por alguns comentadores da Eleven, é preocupante parecia um funeral

cyberr
cyberr
Reply to  jacinto-18
2 anos atrás

Pois parecia, é difícil despir a camisola 44 e Mercedes, o Sérgio Veiga ainda vai sendo neutro, já os outros 2….. se bem que a meu ver o Óscar Góis é o mais tendencioso. Cumprimentos

Pity
Pity
2 anos atrás

Uma Q1 com 18 carros em menos de um segundo e um Q2 em pouco mais de 0,7, não admira que “nomes sonantes” tenham ficado pelo caminho. Russell falhou o Q3 por oito milésimos! Max continua a dominar, mas parece-me que a vantagem está a diminuir. Bottas muito bem. Esperava um pouco mais de Hamilton, mas amanhã é que conta, veremos como será a largada. Norris a brilhar cada vez mais. Tsunoda não bateu, nem provocou nenhuma bandeira amarela e, com isso, fez uma boa qualificação. Os restantes do Q3 estiveram ao seu nível. Não percebi como Ricciardo acabou tão… Ler mais »

Scb2
Scb2
Reply to  Pity
2 anos atrás

Uma volta no RB Ring é muito rápida (64s) pelo que as diferenças são sempre mais pequenas que noutros traçados. A Mercedes também não estará parada e as asas provavelmente fletem menos hoje em dia.

skbarca
skbarca
Reply to  Pity
2 anos atrás

Oh pity custa tanto admitir que o puto tem um talento fora do normal, uma raça diferente de todos os outros etc etc e que está a por o hamilton a soar? Eu sei que custa admitir mas é a realidade. O Ham nunca se viu noutra assim, tirando com o rosberg mas aí eram os mesmos carros por isso…

Last edited 2 anos atrás by Rui Pereira
Pity
Pity
Reply to  skbarca
2 anos atrás

O “puto” é o Max, certo? Eu não desvalorizei o Max, afirmei apenas que a vantagem dele parece estar a diminuir, só não acrescentei que ele tem de aproveitar essa vantagem, enquanto dura. Acredite que eu estou a gostar desta luta. Quanto a fazer o Hamilton “soar”, não me parece, porque ainda não ouvi nenhum som especial da parte do Hamilton 🙂 🙂 (soar= emitir som)
PS: não leve a mal, percebi muito bem que queria escrever “suar”, mas não resisti.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  Pity
2 anos atrás

O Max é o escolhido. 😾

can-am
can-am
2 anos atrás

O Red Bull tem melhor chassis que o Mercedes embora o motor ainda não chegue aos cavalos do outro, acho eu.
Mas há finalmente e ainda bem um equilíbrio.
Agora o que se pede,mas que de certeza não vai acontecer,é que a FIA fique quietinha, e não continue a inclinar habilidosamente, com medidas a meio do jogo ( como aliás é seu hábito há tantos anos). Tantos volumes de leis e nunca houve tanto poder descricionário da FIA. Curioso. Porque quem rege a F1 que deve ser isento.Pois é.Deve!

Last edited 2 anos atrás by Speedway
bemvindo
bemvindo
Reply to  can-am
2 anos atrás

Melhor chassi?..tem o melhor carro.um carro que facilmente consegue se adaptar a qualquer circuito.e o Max como bom piloto que é,so tem que aproveitar.assim como faz o Lewis,quando tem o melhor carro.

tnfsfcpgmail-com
tnfsfcpgmail-com
2 anos atrás

Pois é, a verdade é mesmo como o azeite…

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  tnfsfcpgmail-com
2 anos atrás

É emigrante?

*RPMS*™
2 anos atrás

Grande Max! Grande pole, no braço!
Basta ver onde ficou Perez e onde ficaram os dois Mercedes para perceber quem é que fez a diferença.

Hamilton abaixo das expectativas. Até o próprio companheiro de equipa conseguiu fazer melhor.

O algodão não engana com Norris, Gasly, Leclerc e Alonso. Quatro dos melhores do pelotão, sendo que Alonso é o único destes que só chegou este ano á equipa.

Uma palavra para Stroll a salvar a honra da Aston Martin…

Cumprimentos

alexname
alexname
Reply to  *RPMS*™
2 anos atrás

O que isso ‘no braço’? Gíria da Fórmula 1?

*RPMS*™
Reply to  alexname
2 anos atrás

Incomoda-o? A gíria, ou o comentário?

Cumprimentos

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
2 anos atrás

E o Bottas nunca quis colocar o Hamilton sob pressão! Já não me lembro de tantos erros do Hamilton. No início do campeonato ainda tive algumas dúvidas se Max, perante a experiência de Hamilton, tinha hipótese. Tem e muitas. Grande Mazepin! Pouco mais de um décimo? O Shumi light que se cuide pois o russo até o come ao som de hardbass. Mais uma péssima prestação de Alonso! Bem tinha razão o Frenando Afondo! Que miséria de piloto! Nem deixa o colega terminar à frente dele. Gesto muito feio mesmo. Desilusão total! O Grosjean é que é bom! Tsunoda a… Ler mais »

*RPMS*™
Reply to  sr-dr-hhister
2 anos atrás

Caríssimo, esse comentário tem que ganhar um: Muitíssimo bem escrito!

Cumprimentos

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  *RPMS*™
2 anos atrás

Obrigado. 😳

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Aconteceu o que era normal, o melhor carro na pista preferida da RB, pole position. Hamilton logo a seguir, tamb]em o normal. A grande diferen;a foi Norris, ganda volta e que diferença para Ricciardo. A outra grande diferença foi Gasly, nota-se bem como o motor Honda é melhor que o Mercedes, numa pista que é tudo power e aderencia em curva, os carros da Honda voam.

Abaixo destes nada de especial.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Sem dúvida que a RB é superior neste momento. Já no motor tenho algumas dúvidas. O setup do Hamilton foi dirigido ao terceiro sector, colocando mais carga aerodinâmica. Só não percebo qual é o objetivo de tal opção. Acredito que possa ser vantajoso em termos de gestão de pneus. O Norris está com motor Mercedes e conseguiu muito bom tempo. Ricciardo também foi muito rápido no primeiro sector mas perdia no segundo e terceiro. É óbvio que a Toro Rosso está a ter muitas vantagens em ter um motor Honda mas não estou certo de que seja o melhor motor.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado