GP Emilia Romagna F1/Imola, Toto Wolff: “George Russell nunca deveria ter feito aquela manobra”

Por a 19 Abril 2021 12:45

Toto Wolff apontou o dedo a George Russell no final da corrida em Ímola, afirmando que o jovem piloto tem ainda muito que aprender.

O incidente que levou à desistência de Russell e Valtteri Bottas, levou a uma reação acesa do piloto da Williams que tem contrato com a Mercedes, algo nunca visto no jovem piloto até agora. Russell veio depois admitir que terá exagerado, mas Wolff considera que o britânico não devia ter perdido a perspetiva global:

“Nunca há uma situação na vida em que um é cem por cento culpado e o outro zero”, disse o austríaco. “Toda esta situação nunca deveria ter acontecido. Valtteri teve 30 primeiras voltas más e nunca deveria ter estado nessa posição”, admitiu, “mas George nunca deveria ter-se lançado nesta manobra considerando que a pista estava a secar. Significava correr riscos e o outro carro à sua frente era um Mercedes. Qualquer piloto jovem ou de desenvolvimento nunca deve perder esta perspetiva global”, acrescentou ele. “Ele tem muito a aprender, suponho”.

“É preciso ver que há um Mercedes e que a pista está molhada, por isso há um certo risco e as probabilidades estão contra ele de qualquer forma quando a pista secar.”

No rescaldo do confronto, Russell caminhou até ao carro atropelado do Bottas e voltou a falar com o finlandês. Numa entrevista subsequente, o britânico sugeriu que o piloto da Mercedes poderia ter agido de forma diferente se estivesse a correr com outro piloto.

“Isso é parvoíce”, disse Wolff, ao ser informado do comentário de Russell. “Toda esta situação não é divertida para nós, para ser honesto”.

“O nosso carro não é reparável”, disse Wolff, “e num ambiente de limite orçamental certamente não é o que precisávamos, porque provavelmente vai limitar as atualizações que somos capazes de fazer. Estamos muito sobrecarregados com o limite de custos, e o que sempre receámos foi a destruição total de um carro. Este não ficou completamente destruído, mas quase e isso não é algo que quiséssemos”.

Salientam-se alguns pontos nas declarações de Wolff, Fica no ar a ideia que Russell deveria ter pensado duas vezes antes de fazer uma manobra arriscada a um Mercedes. Russell tem contrato com a equipa e é visto como futuro piloto, mas não é certamente agradável ouvir o seu “chefe” a atribuir-lhe grande parte da culpa. Russell tentou o que qualquer outro piloto tentaria, reagiu a quente, porque quer ser bem sucedido e, como disse Lewis Hamilton, os pilotos são humanos e erram. 

Outro ponto a ter em conta é a influência nas contas de um acidente deste género. Se a Mercedes já começa a fazer contas à vida, significa que no futuro poderemos ver equipas a pedir aos pilotos para não arriscar tanto, pois o orçamento não o permite. Será esta a primeira consequência negativa das medidas implementadas? Ou será apenas que a Mercedes quer tentar recuperar performance para a Red Bull e a construção de um carro novo impede que isso aconteça de forma mais breve?

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
31 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
can-am
can-am
2 anos atrás

Um grande erro do Russell – falta de experiencia, ao tentar aquilo com as condições em que a pista estava.

alexis
alexis
2 anos atrás

A vida não ficou fácil para o miudo, mas espero que este incidente não lhe venha a criar problemas no futuro, pois seria um desperdício perder um talento destes.

no-team
Reply to  alexis
2 anos atrás

Tem uma época praticamente inteira pela frente para demonstrar que este erro não o afecta. A bola está do lado do Russell, resta-lhe provar que o vale, principalmente agora que a Williams tem carro para outros voos.

Lisboa
2 anos atrás

Vai ser a minha 3ª e ultima vez a falar deste assunto, pois já começa a ser maçador para todos, assim como foi o endeusamento do Tsunoda nas ultimas 2 semanas. Começo por dizer que nunca, mas nunca, fui à bola com o Toto Wolff, sempre teve aquela atitude tão característica e histórica presunção austríaca que são os melhores do mundo, mas pronto, aqui, é apenas uma humilde opinião. Agora dividindo o relatado em duas partes; Em relação ao acidente. Começo por perguntar quem é que foi o culpado no toque entre o Nicolas Latifi e o “Mais1Spin”? Quem foi?… Ler mais »

senna-rossi
senna-rossi
Reply to  Lisboa
2 anos atrás

“Mais1Spin” e mesmo bom 🙂 Lol Já me ri bastante

Patucho10
Patucho10
Reply to  senna-rossi
2 anos atrás

Top “Mais1Spin” ahahahahahah

Pity
Pity
Reply to  Lisboa
2 anos atrás

conterrâneo do Hitler” diz tudo sobre o seu comentário.

Lisboa
Reply to  Pity
2 anos atrás

Mas não é? Eu também sou conterrâneo do Ventura, do Sócrates e do Ivo Rosa.
Ofendi? Foi assim uma tamanha ofensa a nossa senhora de Fátima protectora dos fracos e oprimidos?
Quantas e quantas vezes aqui já se escreveu o mesmo do Helmut? Quantas?
Se tivesse dito que ele era conterrâneo do Kafka já era um bom comentário?

Last edited 2 anos atrás by Lisboa
Pity
Pity
Reply to  Lisboa
2 anos atrás

Eu não sou parva nem ingénua, percebi muito bem aonde você quis chegar.

831ABO
831ABO
Reply to  Lisboa
2 anos atrás

Você nunca diria que o Toto Wolff era conterrâneo do Kafka (ou do Haydn, do Bruckner, do Mozart, do Stefan Zweig e do Hugo von Hoffmannstahl) porque a sua intenção era a de ofender, insultar e injuriar uma pessoa em razão da sua nacionalidade. Vamos, pois, começar por aqui. Assimilar austríacos ao Hitler, além de infeliz, revela muita falta de informação e conhecimentos básicos da história do Século XX. Primeiro porque o Hitler se naturalizou alemão; depois porque os austríacos nunca apoiaram Hitler e, provavelmente, nunca teriam votado nele como os alemães fizeram (o que não quer dizer que devamos… Ler mais »

nunofreireandradehotmail-com
nunofreireandradehotmail-com
Reply to  831ABO
2 anos atrás

Tendo na família uma criança que foi adotada pela minha família (e não foi à revelia do Salazar), só me resta pensar que tem o intestino grosso ligado ao cérebro. Daí a sua ignorância.

831ABO
831ABO
Reply to  nunofreireandradehotmail-com
2 anos atrás

Isto aparece aqui cada cromo…

Osmane
Osmane
Reply to  Lisboa
2 anos atrás

Não precisa falar mais!!! Só assisti o Replay, 10,20,30 até 200 vezes se for suficiente!!!😬

garantia4
garantia4
2 anos atrás

“O george não teve em conta que à frente ia um mercedes” Toto Wolff 18.04.21
Nojentas estas declarações – branqueadas pelo grupo motorsport.com e seus satélites -sobre um piloto adversário.. Para quem tinha duvidas sobre esta mafia ….Infelizmente a F1/FIA vivem num mundo à parte, onde vale tudo impunemente. É de uma tal gravidade para o desporto que merece ser recordada até ao infinito.

Last edited 2 anos atrás by jo baue
sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
2 anos atrás

O Toto demorou mas chegou lá!
Agora sim, concordo com ele.

917/30
2 anos atrás

“mas George nunca deveria ter-se lançado nesta manobra considerando que a pista estava a secar. Significava correr riscos e o outro carro à sua frente era um Mercedes.” ou seja, está a dizer que um piloto de um piloto de carro inferior não deve tentar passar um carro mais rápido, e depois que um piloto da Williams que não deve tentar ultrapassar um Mercedes…Da última vez que vi, GR era piloto da Wiliams e sua obrigação é fazer o melhor possível pela sua equipa e isso inclui ultrapassar os Mercedes e qualquer outro carro se tiver oportunidade para tal. O… Ler mais »

garantia4
garantia4
Reply to  917/30
2 anos atrás

Ora nem mais. O tótó armado em virgem, em puro, a queixar-se que o GR se atirou ao Bottas, veja-se a pouca vergonha… Era a mesma coisa que um tipo subir ao ring de boxe e sair de lá a queixar-se que levou porrada…
Tótó, mais vale então levares a tua equipa para o curling, aí já nao te acontece nada.
Ele é uma adversário, toto ! UM ADVERSÁRIO !

Patucho10
Patucho10
2 anos atrás

Pois na minha opinião só faltou obrigar o Russell a um pedido de desculpas publico, este acidente só mostra que ele ainda está verde!

Pitão
Pitão
2 anos atrás

Convém lembrar que foi graças a este acidente que o LH consegui o freepass para recuperar a volta de atraso, que por sua vez, e com pneus novos permitiu-lhe ainda chegar ao 2º lugar, com mérito claro, mas sem isto não me parece que conseguisse recuperar uma volta de atraso…

*RPMS*™
2 anos atrás

Apesar de eu achar que Russell tem mais culpa que Bottas, estas declarações de Toto Wolff merecem o maior repudio porque procura condicionar um piloto que está a correr por outra equipa a disputar posições no futuro contra os Mercedes.
É quase uma ameaça que é feita ao piloto inglês de que “só podes disputar posições com as outras equipas mas não voltes a atacar um Mercedes, porque senão…”

Cumprimentos

bravojohny
bravojohny
Reply to  *RPMS*™
2 anos atrás

ISTO!

norton_folk2021_gmail_com
norton_folk2021_gmail_com
Reply to  *RPMS*™
2 anos atrás

Não poderia concordar mais.

bravojohny
bravojohny
2 anos atrás

Não concordo nada com o Toto Wolff, e é péssimo que venha dizer publicamente que um piloto (com contrato com a sua equipa ou não) não devia executar uma das manobras que mais espectáculo dá à F1. Uma F1 com pilotos serventes, sem vontade de arriscar uma posição na grelha, torna-se monótona e previsível. Os fãs querem ver lutas, manobras disputadas no braço e não comboios. Há riscos e os acidentes acontecem, mas os pilotos sabem disso, desde que sejam zelosos e isso ambos foram. Leiam o que veio já dizer o Ross Brown. Que o Bottas limitou paulatinamente o… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado