GP Emilia Romagna F1/Imola, Toto Wolff: “George Russell nunca deveria ter feito aquela manobra”

Por a 19 Abril 2021 12:45

Toto Wolff apontou o dedo a George Russell no final da corrida em Ímola, afirmando que o jovem piloto tem ainda muito que aprender.

O incidente que levou à desistência de Russell e Valtteri Bottas, levou a uma reação acesa do piloto da Williams que tem contrato com a Mercedes, algo nunca visto no jovem piloto até agora. Russell veio depois admitir que terá exagerado, mas Wolff considera que o britânico não devia ter perdido a perspetiva global:

“Nunca há uma situação na vida em que um é cem por cento culpado e o outro zero”, disse o austríaco. “Toda esta situação nunca deveria ter acontecido. Valtteri teve 30 primeiras voltas más e nunca deveria ter estado nessa posição”, admitiu, “mas George nunca deveria ter-se lançado nesta manobra considerando que a pista estava a secar. Significava correr riscos e o outro carro à sua frente era um Mercedes. Qualquer piloto jovem ou de desenvolvimento nunca deve perder esta perspetiva global”, acrescentou ele. “Ele tem muito a aprender, suponho”.

“É preciso ver que há um Mercedes e que a pista está molhada, por isso há um certo risco e as probabilidades estão contra ele de qualquer forma quando a pista secar.”

No rescaldo do confronto, Russell caminhou até ao carro atropelado do Bottas e voltou a falar com o finlandês. Numa entrevista subsequente, o britânico sugeriu que o piloto da Mercedes poderia ter agido de forma diferente se estivesse a correr com outro piloto.

“Isso é parvoíce”, disse Wolff, ao ser informado do comentário de Russell. “Toda esta situação não é divertida para nós, para ser honesto”.

“O nosso carro não é reparável”, disse Wolff, “e num ambiente de limite orçamental certamente não é o que precisávamos, porque provavelmente vai limitar as atualizações que somos capazes de fazer. Estamos muito sobrecarregados com o limite de custos, e o que sempre receámos foi a destruição total de um carro. Este não ficou completamente destruído, mas quase e isso não é algo que quiséssemos”.

Salientam-se alguns pontos nas declarações de Wolff, Fica no ar a ideia que Russell deveria ter pensado duas vezes antes de fazer uma manobra arriscada a um Mercedes. Russell tem contrato com a equipa e é visto como futuro piloto, mas não é certamente agradável ouvir o seu “chefe” a atribuir-lhe grande parte da culpa. Russell tentou o que qualquer outro piloto tentaria, reagiu a quente, porque quer ser bem sucedido e, como disse Lewis Hamilton, os pilotos são humanos e erram. 

Outro ponto a ter em conta é a influência nas contas de um acidente deste género. Se a Mercedes já começa a fazer contas à vida, significa que no futuro poderemos ver equipas a pedir aos pilotos para não arriscar tanto, pois o orçamento não o permite. Será esta a primeira consequência negativa das medidas implementadas? Ou será apenas que a Mercedes quer tentar recuperar performance para a Red Bull e a construção de um carro novo impede que isso aconteça de forma mais breve?

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
31 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Cágado1
3 anos atrás

De todas as declarações sobre este incidente, esta é a mais infeliz até agora. O Russell pilota para a Williams, não para a Mercedes; nos tempos que correm, um Williams tentar ultrapassar um Mercedes é uma coisa rara; o Russell tinha mais era que tentar. Infelizmente correu mal, cá para mim num mero acidente de corrida, mas o Wolff tinha mais era que estar calado. Curiosa a reflexão sobre o impacto da construção de um novo carro no tecto orçamental. Acho que o tecto orçamental é feito para limitar disparidade de meios no desenvolvimento. Quando a reconstrução de um carro… Ler mais »

F1_4ever
3 anos atrás

O que não dizem aqui neste artigo é uma declaração que oToto Wolf fez ao comentar o acidente e que li noutro site: O chefe da Mercedes, Toto Wolff, comentou sobre a colisão entre Valteri Bottas e George Russell e disparou contra o britânico: “Está mais perto da Copa Renault Clio”, afastando a possibilidade do piloto da Williams ser o substituto de finlandês no futuro.

@00@
@00@
3 anos atrás

Claro Toto Wolff, um piloto da tua alçada com a insensatez de ir ultrapassar um Mercedes, isso não se faz. Devia mesmo ser punido pela FIA.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Pode fazer à vontade, o que não pode é andar a acusar a pessoa com quem se estampou de ser culpado sem ver a repetição, tinha mais que espaço e fez um erro garrafal que destruiu a corrida de Bottas e fez a Mercedes perder pontos importantes. E isso sem falar na forma como fez Hamilton ter que ir pelo molhado numa dobragem e com isso lixou ainda mais a vida à Mercedes. O curioso é que não vejo nenhum dos iluminados aqui do fórum perguntar “qUaNtO é QuE a Rb LhE pAgOu?” como fazem quando envolve algum acidente com… Ler mais »

Last edited 3 anos atrás by Frenando_Afondo™
norton_folk2021_gmail_com
norton_folk2021_gmail_com
Reply to  Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Hahahahaha, a culpa do Hamilton ter ido às couves é do Russell. Frenando_Graganta_Fonda no seu melhor. Priceless!

917/30
Reply to  Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Ui, que teorias fabulosas, antes demais, a corrida do Bottas estava mais que destruída pelo…próprio! lol. Os “pontos importantes” que a Mercedes perdeu com a desistência de VB, looooooool, no entanto esquece-se da volta de atraso que LH recuperou por causa da paragem da corrida, do juntar do pelotão, e dos “pontos importantes” que LH teve mais facilidade em recuperar…Sobre a culpa do GR no despiste do LH…hilariante, no mínimo!

Last edited 3 anos atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
*RPMS*™
Reply to  917/30
3 anos atrás

Muitíssimo bem escrito!

Cumprimentos

jo02101713
jo02101713
3 anos atrás

Este gajo é mesmo estúpido!!! Tótó…

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado