GP Emilia Romagna F1/Imola/Q3: 99ª Pole-position para Lewis Hamilton
Lewis Hamilton assegura a pole em Imola, com Sergio Perez a bater o seu companheiro de equipa da Red Bull, Max Verstappen, assegurando a primeira linha da grelha pela primeira vez na sua carreira. Valtteri Bottas foi apenas oitavo, depois de ter sido o mais rápido no Q1. Lando Norris foi o mais rápido no Q2, mas os limites de pista ‘tramaram-no’ na Q3. Yuki Tsunoda bateu forte na Q1 com o seu AlphaTauri. Carlos Sainz, Sebastian Vettel e Fernando Alonso ‘caíram’ na Q2.
Lewis Hamilton (Mercedes F1 W12) conquistou mais uma pole-position, batendo Sergio Pérez (Red Bull Racing-Honda RB16B) por 0.035, que por sua vez, ficou, surpreendentemente na frente de Max Verstappen (Red Bull Racing-Honda RB16B) 3º por escassos 0.087s. Muito bom para o mexicano.
Charles Leclerc (Ferrari SF21) foi quarto na frente de Pierre Gasly (AlphaTauri-Honda AT02), com Daniel Ricciardo (McLaren-Mercedes MCL35M) logo a seguir, terminando na frente do seu colega de equipa, Lando Norris (McLaren-Mercedes MCL35M) que fez um tempo que lhe daria o segundo lugar, mas ficou sem ele devido aos limites da pista.
Valtteri Bottas (Mercedes F1 W12) foi apenas oitavo, muito mau para quem tem um Mercedes. A fechar o top 10, Esteban Ocon (Alpine-Renault A521) e Lance Stroll (Aston Martin-Mercedes AMR21) 10º
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Estranhamente só a Mercedes consegue achar uma surpresa estar na pole
Isso é tudo ironia, mas só quem não acompanha a Mercedes e a personalidade de Hamilton, pode achar uma surpresa! Tudo não passa de mind games para provocar a Red Bull e a restante concorência!
Talvez também só o meu caro acredite, que caso os Redbull não tivessem cometido erros nas suas melhores voltas lançadas, a primeira linha não era deles.
E como no seu comentário subentende-se que a Mercedes tem o melhor carro. Ou seja, Checo Perez, com um carro bem inferior aos Mercedes e com erros à mistura, conseguiu ficar a 87 milésimas do Hamilton. Isto só pode querer dizer uma coisa. O mexicano é muito melhor piloto que Hamilton. Em carros iguais, trucidava completamente o heptacampeão.
Eu percebo tudo menos o porquê do RB ser inferior ao Mercedes, e a dificuldade das pessoas em admitirem que este ano existe um grande equilíbrio de carros. Alguém acredita que Bottas chegue ao Pódio? Eu não, a não ser que a Mercedes tire um coelho da cartola das estratégias.
Hajam boas corridas.
Os coitadinhos do circo, que têm como chefe o “tótó”!… tenho muita pena deles… é só blufs… mais do mesmo.
Um erro do verstapen custou a pole
O Pérez também errou na última curva, segundo ele.
Mas o erro de Verstappen bem maior, perdeu prai 3 decimas, senão mais
Provavelmente todos têm erros durante as suas voltas. Se errou foi culpa dele.
Excelente qualificação, arrisco a dizer a melhor desde 2012 com 4 carros de marcas diferentes a disputar a pole (Mercedes, Mclaren, Red Bull e Ferrari), com uma pole position expectável visto os TL de sexta feira, Hamilton a conseguir extrair tudo do W12 e a conseguir a sua 99ª pole da carreira chegando à 100ª em Portimão! Piloto do dia foi Lando Norris no Mclaren Mercedes, a conseguir uma volta perfeita com 2 primeiros setores a purple apesar de um fraco último setor que dava mesmo assim a primeira linha, pena aqueles limites da curva 9, penso que o tempo… Ler mais »
Vettel a levar no pêlo de Stroll outra vez! Ah ah, o que eu me rio. Mas precisa de tempo não é? Até 2030 ainda falta muito.
Alonso a desiludir e a ser batido pelo Occon.
Grande Pérez, a mostrar mais uma vez toda a sua classe.
Hamilton a fazer o que sabe.
Pena a Williams não ter passado à Q3 porque parecia ter ritmo para isso.
E o Norris esteve fantástico, não fosse a volta ilegal. Cuidado com os McLaren amanhã.
E o mal era da Ferrari e sua equipa técnica! claro, hoje o mal é do carro!
Pérez à frente de Verstappen e 0,035seg de Hamilton logo na 2ª corrida na Red Bull. Havia muito quem dissesse que ele seria batido em treinos o ano todo, não foi preciso esperar nada. Vettel de novo de fora na Q2, a mostrar à Aston Martin a ‘excelente’ troca de pilotos que fez. Norris absolutamente fantástico, pena aqueles milímetros a mais. Leclerc a espremer o Ferrari até à última gota. Os 2 Williams na Q2. Sou só eu que estou a achar este início de temporada muito animado e prometedor?… 😉 Que pena não podermos ir a Portimão.
Para quem ainda tem dúvidas que a cada fim de semana tem o privilégio de ver conduzir o melhor piloto de todos os tempos…
Verstappen mostrará este este ano que tipo de piloto é afinal. Ser-se muito rápido é uma coisa mas ter que ser o primeiro acarreta uma pressão que até agora nunca teve. Espero que este erro não seja mais que isso.
Posto isto, espero que a corrida não seja uma procissão.
Calem-se com essa treta do “melhor de todos os tempos”. Parecem uma cambada de garotos!
E sim, tenho dúvidas, até porque não os vi correr a todos e alguns morreram muito cedo. Nem sequer é certo que seja o melhor deste plantel, quanto mais de todos os tempos!
Esta é daquelas discussões estúpidas que não levam a lado nenhum, normalmente tidas por fanáticos ignorantes. É impossível comparar pilotos de épocas diferentes, em carros diferentes, com adversários diferentes!
Santa paciência para aturar esta canalha…
Oh chefe, só você é que está a discutir…
E é claro que se podem comparar pilotos de diferentes épocas, comparando a sua supremacia em relação aos seus contemporâneos.
Se o melhor não corresponde ao seu preferido pode ficar a discutir sozinho, mas agora que ele é o melhor de sempre, é.
Bem haja!
Se fosse seu chefe você era mais um desempregado. Supremacia em relação aos seus contemporâneos? Lol! E como é que você compara a qualidade dos contemporâneos? Ou a rapidez das equipas em que corriam? Mais não faz que demonstrar a sua ignorância. Se tivesse que escolher o melhor de todos os tempos, pela versatilidade, rapidez, génio e partindo das opiniões de quem o viu correr, teria que ser Jim Clark. Uma opinião completamente subjetiva que nunca irei impingir a ninguém. Aliás, tendo em conta a versatilidade, Hamilton nunca pode entrar na discussão de melhor piloto de todos os tempos. Só… Ler mais »
Isso, garotos… putos!
Então agora já não é o Ayrton o maior de todos os tempos?… Ok só quando o Schumacher lá estava é que estavam com a azia toda, agora apareceu este, “é já o maior” (não sei em “q” – mérito, pouquíssimas vezes o teve), mas é o que é, divirtam-se com isso…
Esperava uma qualificação emocionante, e não me enganei. Um Q2 com os 15 carros em menos de um segundo, foi espectacular, contudo, essa proximidade causou algumas surpresas, como Sainz, por exemplo. Fiquei feliz com a pole do Hamilton, mas mais feliz ainda com o 2º lugar de Pérez. A Williams está a melhorar bastante, a ponto de Russell bater Vettel e Latifi fazer o mesmo tempo de Alonso! Bottas foi a nota dissonante desta qualificação, ao ser o último dos que tinha carro para lutar pela pole. Falemos agora de limites de pista. Sou completamente a favor de limites de… Ler mais »
Tenho que discordar. Eu acho que foram exactamente os limites da pista que tornaram a qualificação tão renhida. A pressão para não se cometerem erros é muito maior e acho que isso faz vir ao de cima os pilotos de mais qualidade.
Contudo, penso que a solução mais indicada é pavimentar a zona logo a seguir à linha com um material menos aderente de modo a fazer perder tempo ao piloto, em vez de se anular por completo a volta.
Não foram os limites a tornarem a qualificação renhida, mas se me disser que alguns pilotos se “cortaram” para evitar exceder os limites, concordo. Essa do material menos aderente, não sei se resultaria.
Pity que tal um material mais aderente? Muros. Aí os carros aderiam a eles á brava se excedessem os limites da pista. Mas fora de brincadeiras ainda no outro dia o Filipe Albuquerque disse isso mesmo acerca das pistas americanas em que esse limite é muitas vezes o muro e os erros ou excessos pagam-se caros.
Mas nós não queremos que os pilotos destruam muros, pois não? 🙂 Não há uma solução ideal, tem é que haver uniformidade na aplicação das regras, o que aconteceu hoje, a diferença é que um dos prevaricadores falhou por poucos centímetros, não tirando qualquer vantagem.
Limites são limites. Passaram, fim de discussão. Já estou farto de zonas cinzentas na F1. As coisas têm que ser claras e não há nada mais claro que uma linha branca delimitando o circuito.
Só faria uma pequena alteração à regra; para mim faz todo o sentido os correctores fazerem parte da pista. Sempre os vi como uma extensão da mesma.
Limites, são limites, concordo, mas há situações em que o piloto não ganha vantagem. Norris, por exemplo, saiu tão pouco, que não ganhou vantagem.
Eu entendo mas você já devia saber que a corrupção se aproveita das excepções. Passou a linha, volta anulada. É mais que justo e é igual para todos.
Todas as pistas deviam ter correctores como os do Red Bull Ring na última curva do circuito que lhes destroi as suspensões se os pilotos abusam, e aí eles pensariam duas vezes antes de os pisar.
Rumo às 100 💪
Assim é bem fácil!… não alterem é as regras a 1/2 da prova! Que palhaçada! É isto o desporto máximo motorizado!
🤦♂️🤦♂️🤦♂️
Só espero que o Sergio não tenha pena…
Boa prestação do Hamilton, algo a que já estamos habituados. Excelente prestação do Checo a bater o seu colega de equipa. Vamos ver que tipo de corrida consegue fazer amanhã. Sabendo que o Mexicano é sempre mais forte em corrida do que em qualificação, amanhã promete ser uma boa prova. Excelente prestação do Leclerc, do Gasly e dos 2 McLaren. Estes 4 pilotos estão apenas a cerca de 3 a 4 décimos do Hamilton, o que é muito bom. Adivinha-se uma boa corrida, com boas lutas pela vitória entre Hamilton e os 2 Red Bull, mas também boa luta pelo… Ler mais »